Poemas Rubens Alves Escolas Gaiolas
A ganância é o maior pecado que o homem comete com ele mesmo, no meio da fartura ele se torna um miserável.
No início da pandemia eu achava que quarentena fosse quarenta dias e que lockdown fosse louquidão. Mas pensando bem não tem muita diferença, não.
Você só percebe que era amor, depois que tudo acaba e você olha para trás, e não sabe a onde você estava com a sua cabeça.
"Alguns me chamaram de louca e sou um tanto louca, mais ou menos, conforme as circunstâncias, só que de um tipo diferente: dos que, por trás das suas máscaras, ocultam a própria loucura."
"A verdade é que nós, brasileiros, sempre estaremos confiantes e corajosos para esperarmos alegremente por um novo ano, mesmo que ele venha duvidoso, pois somos suficientemente talentosos, suficientemente criativos e suficientemente bons para transformarmos os nossos erros em lições, as nossas incertezas em caminhos e as nossas perdas em vitórias!"
"No Natal passado me dei de presente uma lata de salsicha, ainda estou pagando, a décima segunda prestação será paga no final do mês."
“Aqui não há negros nem brancos, nem héteros, nem homos ou bis, e também não há religiosos nem céticos, nem espiritualistas, nem ateus ou quaisquer outros. Há apenas pessoas que buscam a mesma coisa: serem felizes.”
"Já não consigo mais crer num Deus que se regozija com templos e ritos suntuosos, enquanto muitas de suas criaturas murcham e sucumbem, sacrificadas nos altares da iniquidade e do egoismo humanos."
"Se você for capaz de controlar suas emoções, você também poderá ser capaz de vencer qualquer barreira."
"'Não façam filhos como coelhos', disse Papa Francisco. Eu concordo com isso, pois amar é também não encher a casa de filhos."
"A caridade de qualquer pessoa deve começar, primeiramente, pelos pobres que a rodeiam, sejam eles família, amigos, conhecidos ou vizinhos; caso contrário não será caridade e sim jogo de interesses ou exibicionismo."
"Essa história de que o dinheiro não traz felicidade não passa de uma ilusão, sádica e cruel, criada para servir de 'consolo' para os pobres e aflitos; o dinheiro pode até não ser a única base da felicidade, mas que, no mundo capitalista de hoje, existe um montão de coisinhas simplesmente deliciooosas e felizes que só ele pode nos dá, ah, isso sim, existe, sem dúvida alguma."
"Então, se o dinheiro não traz felicidade, traz outra coisa, de fundamental importância, para o pobre: a sobrevivência digna."
"Quando os véus da ignorância caem, costumamos sentir muita vergonha do serzinho insignificante que éramos."
"E não nos esqueçamos do grande mandamento: "Amarás a Deus sobre todas as coisas". E eu acredito. Apesar de não seguir nenhuma religião, tenho respeito por elas e por todas as coisas que, de alguma maneira, possam despertar a riqueza da fé, pois “não há fé sem milagres” (Malinowski), e, pra mim, não importa de onde nos vem a fé, seja ela, produto religioso, filosófico, científico..., independentemente de sua origem, a fé nos faz viver. Como dizia Ebeling: "a fé é movimento e acontecimento, é vida, vida plena". Miguel Unamuno, pronunciava a seguinte frase: “A fé não é crer no que não vimos, mas é criar o que não vemos". E o autor da "Lei do Triunfo" falava mais uma coisa: "Através dos milagres Deus nos mostra a força que tem a fé." E, mudando algumas palavras, eu, uma comum mortal, digo a mesma coisa : "Da força da fé Deus nos concede os milagres". E, embora eu não raciocine religiosamente, é claro que acredito que devemos amar a Deus, mas como seria bom se conseguíssemos demonstrar o nosso amor a Deus através da benevolência, compaixão e tolerância às suas criaturas, da convivência harmoniosa com toda a sua criação. Demonstrar nosso amor a Ele por meio de ações humanitárias, não apenas de rituais e preces ."
