Poemas Realidade da Vida
Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.
Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança.
O sapato que se ajusta a um homem aperta o outro; não há nada para a vida que funcione em todos os casos.
Vive com os homens como se Deus te estivesse a ver; fala com Deus como se os homens te estivessem a ouvir.
Acidentes são inesperados e indesejados, mas fazem parte da vida. No momento em que você se senta num carro de corrida e está competindo para vencer, o segundo ou o terceiro lugar não satisfazem. Ou você se compromete com o objetivo da vitória ou não. Isso que dizer: ou você corre ou não.
Todo mundo é um cientista maluco e a vida é o Laboratório. A gente está sempre experimentando, tentando achar um jeito de viver, de resolver os problemas, de se livrar da loucura do caos.
Vivo a minha vida em círculos cada vez maiores / que se estendem sobre as coisas. / Talvez não possa acabar o último, / mas quero tentar.
Sentimos que, mesmo depois de serem respondidas todas as questões científicas possíveis, os problemas da vida permanecem completamente intactos.
Na vida de um homem não há dois momentos de prazer parecidos, tal como não há duas folhas na mesma árvore exatamente iguais.
A vida do homem divide-se em cinco períodos: infância, adolescência, mocidade, virilidade e velhice. No primeiro período o homem ama a mulher como mãe; no segundo, como irmã; no terceiro, como amante; no quarto, como esposa; no quinto, como filha.
A vida é em geral alegre. O que nos torna injustos em relação a ela é que a alegria não é recordada. Ao contrário, a inquietude, essa, permanece.
Há duas coisas a que temos de nos habituar, sob pena de acharmos a vida insuportável: são as injúrias do tempo e as injustiças dos homens.
A arte, um dos grandes valores da vida, deve ensinar aos homens: humildade, tolerância, sabedoria e magnanimidade.
É difícil entender as surpresas da vida
Mai isso vai passar e aqui vai estar
A liberdade vai cantar, é só acreditar
Ah, só de lembrar de um tempo atrás,
Onde aqui você estava, agora não esta mais
Você faz muita falta, eu nem sabia disso
Um dia estava ao seu lado e não aproveitei tudo isso
SOLIDÃO
Assim é a vida...
A pior solidão é aquela sentida em meio à multidão.
Multidões de obrigações, multidões de stress, multidões de ausência.
Resumo: antes sentir-se só estando só realmente.
Indago: Dividir a vida? essa divisão muitas vezes é só matemática barata. Com tantos erros, que no balanço final; aquele feito pelo resta um, cujo o resultado a calculadora financeira não computa o déficit sentimental.
Divide-se tudo, subtrai atenção, subtrai carinho, subtrai alegrias. Enfim morte Súbita e trai-se tudo.
Os Princípios básicos do relacionamento é traído pela mesmice hipócrita que só ofusca a visão do futuro.
Tira o brilho, apaga as cores, de uma vida que "ANTES” mesmo que solitária, poderia ter mais sabores.
E assim é!
A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade. Suponho que me entender não é uma questão de inteligência, e sim de sentir. Por que há tanta dificuldade em encontrar alguém que fale e se exponha nessa linguagem? Não quero dialogar com livros, nem com letras de música, quero alguém real cujo a conversa me cative e me agregue mais sentido na observação interior. (... .., ...)
O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro. Já cantava alguém esse verso “É a verdade o que assombra, o descaso o que condena, a estupidez o que destrói. Eu vejo tudo que se foi E o que não existe mais” De outra forma concluo que o amor nasce pelo acaso e se acaba pelo descaso. Não é um jogo de palavra sem sentido, mas o próprio sentido em jogo.
Quando do meu sorriso não ser mais consequência da sua alegria, será então, da minha tristeza consequência do seu descaso
Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo.
Namorado é a mais difícil das conquistas.
Difícil porque namorado de verdade é muito raro.
Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia.
Nota: Trecho de um texto de Artur da Távola.
