Poemas Realidade da Vida
Triagem Social
Ao longo da vida todos nós, estabelecemos relações sociais em diferentes esferas. Seja dentro da família, na escola, com colegas de trabalho no café, na NET, ou até mesmo com aqueles com que tivemos relações sentimentais que se encerraram sem rancores. São muitas as pessoas com quem cruzamos na nossa vida onde partilhamos assuntos épocas ou momentos, mas que nem por isso irão nos acompanhar para sempre. Muitas são relações que já não contribuem com nada para a nossa vida ou, pior ainda, porque se tornaram tóxicas, E acontece também que, vivemos como se padecêssemos de uma espécie de síndrome de absentismo social em relação á Humanidade. Muitas dessas relações não interessam e não nos trazem nada de novo á nossa essência, A todas essas pessoas e na qual se incluem os necessários imbecis sociais, chamados ( cabeça de abóbora ) que gravitam ao nosso redor, por várias razões tornam-se bastante difíceis de nos desligarmos delas é preciso parar de acumular amigos (seja na internet ou na vida real). E compulsivamente começar a valorizar as relações com aqueles com quem realmente vale a pena passar o nosso tempo.
Frase:
A vida é um teatro — não se sente na frente.
Reflexão:
No teatro da vida, os holofotes nem sempre iluminam a verdade. Sentar-se na frente pode parecer privilégio, mas é ali que o espetáculo é mais encenado, mais performático, mais distante da essência.
Às vezes, quem observa de longe vê mais claro. Não por estar afastado, mas por escapar da ilusão. Na primeira fila, a visão é limitada, o olhar é direcionado, e o encantamento pode cegar.
A vida exige presença, não protagonismo. E entender isso é libertador: nem sempre estar na frente é estar mais perto da verdade.
Frase:
“O bom da vida é saber que haverá dias ruins — e que, mesmo assim, eu vou atravessá-los.”
Reflexão:
A vida não é feita apenas de alegrias, e aceitar isso é libertador. Saber que os dias ruins virão não é pessimismo — é maturidade. O sofrimento não escolhe hora, mas a forma como o enfrentamos diz muito sobre quem somos.
No cotidiano, os problemas surgem no trânsito, nas contas, nas relações... mas cada obstáculo vencido reforça uma verdade simples: ainda estamos aqui. E estar aqui, apesar de tudo, é sinal de força.
A beleza da vida não está em evitar as quedas, mas em continuar andando com as marcas delas. Quem entende isso aprende a viver com mais leveza, mesmo quando o peso aperta.
"Quando eu sair e fechar a porta, você vai falar e olhar para as janelas da vida. Pois o espaço e o tempo fez a diferença, e preencheu com a ocupação que você sempre sonhou."
Minha ausência!!!!
Juramento do Aprendiz
Juro que sempre serei um aprendiz para a vida,
Utilizarei meu trabalho para me autorrealizar,
e para promover a felicidade humana.
Prometo que vou respeitar e compreender a todos.
Serei honesto, ético e sempre trabalharei com paixão.
Amarei toda a natureza,
até mesmo sua forma mais simples,
assim como respeito o meu conhecimento.
Aprenderei com o passado,
Viverei o presente,
Planejarei um bom futuro para todos,
E sempre sentirei Deus no meu coração,
Para que todos possamos viver juntos num mundo bem melhor.
Os 6 Não para uma vida Plena
1. Não reclame , agradeça
2. Não faça críticas destrutivas
3. Não tenha medo de correr riscos
4. Não julgue
5. Não fique preso aos erros do passado
6. Não deixe de acreditar em si mesmo
As dificuldades fazem parte da vida
e um erro não te torna pior do que ninguém .
Levante a cabeça , siga em frente , não tenha medo, Jesus Cristo está com você
Aprenda a se adaptar às diferentes situações da vida
Quantas vezes já ouvimos as pessoas falarem sobre ser resiliente, sobre nos refazermos em meio as crises e o quanto devemos enxergar oportunidades quando os problemas aparecem. Sempre quando nos submetemos a uma mudança de país, de casa, de relacionamento ou de vida, acabamos por viver coisas novas, desafios jamais experienciados e situações inesperadas.
Existe algo que devemos lembrar e jamais esquecer, sempre quando saímos da nossa caixa e nos aventuramos no mundo, precisamos acolher o novo que se apresenta, seja um idioma, uma cultura, as pessoas, o clima e acima de tudo, a perspectiva existencial daquele lugar. Por vezes esperamos que todo o mundo se adapte as nossas expectativas e se comportem da maneira como achamos adequado, mas a parte que não entendemos é que quando chegamos a casa do outro, precisamos respeitar seu funcionamento e sua forma de ser no mundo, o que exige de mim flexibilidade, sensibilidade e muito bom senso.
O que me ajuda a lidar com qualquer tipo de mudança é a palavra planejamento! Isso fará uma incrível diferença na permanência e sustentação da sua decisão. Fazer um plano nos exige fazermos uma previsão do que vamos encontrar, ensaiar possíveis situações as quais precisamos estar prontos e certamente permitirá que estejamos mais seguros quanto ao nosso processo decisório.
Uma outra dica é estarmos cientes do que nos motiva a tomar tal decisão, você só entenderá o quanto isso é importante quando já estamos vivendo longe do que nos trazia conforto. Essa lista possui um poder gigante na manutenção do nosso processo motivacional e de resiliência no tocante ao que escolhemos fazer das nossas vidas.
Ela também serve para nossos momentos de crise existencial “por que escolhi viver isso? Por que estou passando por isso? Por que estou me submetendo a isso?”.
Alexsandro Lucas
Se eu não puder construir travessias,
que eu ilumine margens.
Que minha vida seja sinal seguro,
chama firme, luz constante,
lembrando ao mundo
que mesmo da distância
é possível ajudar alguém a chegar.
O caráter de uma pessoa deve definir o lugar que ela ocupa na sua vida.
Não é o amor que você sente por alguém que determina esse lugar, e sim o caráter dessa pessoa.
Pessoas de bom caráter somam; pessoas de mau caráter sugam.
Por isso, quando você identificar alguém com bons valores, cuide, valorize, cultive essa relação, porque muitas vezes só percebemos o quanto ela era importante depois que perdemos.
Já quando perceber que a outra pessoa não presta, tire-a da sua vida antes que isso lhe custe caro demais.
O caráter de uma pessoa deve definir o lugar que ela ocupa na sua vida.
Não é o amor que você sente por alguém que determina esse lugar, e sim o caráter dessa pessoa.
Pessoas de bom caráter somam; pessoas de mau caráter sugam.
" Ouviram os livros cantarem
e o gosto da vida atiçou
uma sede de justiça
outras páginas formarão novas rimas
para fardados munidos de canetas
celebrarem o novo mundo
cantarão vitórias
mas antes,
precisarão de muitas borrachas
para apagarem do futuro
o insano e inesquecível passado...
" O bom da vida é essa coisa da possibilidade,
do amanhecer, do novo dia,
em tudo há uma semente pronta para renascer...
" Poetas, seres imprevisíveis
que andam por ai jogando pétalas
na vida
e como se não bastasse
ainda chamam a ironia
de poesia
poetas que seria o mundo
sem as flores que vocês plantam
sem os risos que arrancam
sem a dor que dela debocham
poetas por favor insistam
coloquem magia nas vidas
criem fantasias
não desistam...
" Fecha comigo
um beijo, um passeio,
um dia, uma vida
um para sempre talvez
mas nem tanto
que não possa ser desfeito
nem tão pouco que pareça faltar alguma coisa...
" É preciso partir
deixar para trás sonhos de uma vida
amores não correspondidos
horizontes conquistados
ir sem olhar para trás
muitos podem dizer
é insensível
mas o coração ferido dirá, vá
mesmo sem o que antes sustentava, vá
é preferível arriscar e ser o autor dos maiores erros
que coadjuvante de qualquer outra história...
" Preciso descobrir que há vida depois de você e muito mais que isso, preciso aprender a reaprender a viver mesmo que isso me custe, bem mais do que pretendia pagar.
Preciso encontrar os sorrisos depois de você
talvez, depois de você eu encontre até algum amor e isso direi que foi sorte, muita sorte
preciso entender que há vida depois de você e mesmo depois daquela Bela Linha do Horizonte que você era ainda existe um mar onde eu posso mergulhar e lavar minha alma de toda dor, de todo sentimento ruim. Preciso entender que existe vida depois de você e isso é tudo...
" Você faz a minha vida ter graça
alegra o coração e dá sentido a tudo
você tão gigante na bondade
tão certa nas decisões
eu a amo e tudo que quero é ver sua felicidade...
" Jamais me permitiria ser na vida de alguém,
apenas uma decisão,
o jogo do desejo
a permissão
a ínfima vontade,
sem fogo, ou paixão
amores pequenos,
que Deus me perdoe
prefiro a solidão...
" Prometo que transformarei tua vida num oceano
lindo, grandioso
às vezes calmo, em outras revolto,
um tanto salgado,
mas adoçado pelo encanto da minha chegada
e sou rio,
que fecundo tuas entranhas
não tão estranhas assim
e se descuidares
transforma-lo-ei num mar de rosas
de todas as cores, de tantos amores
e da vontade que tenho de mergulhar em ti
e ser teu,
para sempre....
