Poemas Realidade da Vida
Tudo na vida se torna secundário quando refletimos a cruz em nosso viver diário. A cruz de Jesus de Nazaré é a realidade da morte do nosso ego.
A experiência da oração nos leva a experimentar tanto os momentos de deserto como do jardim na vida.
Precisamos voltar a nossa vida para a crucificação em Cristo e trazer a centralidade da cruz para a nossa caminhada todos os dias da vida.
A vida santa é vida vivida em plenitude e união com o Deus vivo quando temos consciência de que somos pecadores e precisamos andar em santidade diante do Eterno Deus que é totalmente santo e puro.
Todo dia aprendo que a vida é uma dádiva de Deus e o mais importante nela é ter um relacionamento relevante com Deus e amá-lo em todo tempo.
"No meio das lutas e tempestades da vida nos sentimos fracos, desanimados e aflitos. Nessa hora, precisamos pedir que Deus venha ao nosso encontro como um Oásis no deserto e seja o nosso alento e proteção nas lutas. A nossa atitude no meio da nossa crise e tribulação, deve ser a de nos lembrar sempre que Deus está assentado no seu trono. Deus é aquele que nunca pode perecer. Ele reina e ainda olha para a nossa dor e tribulação. Ele se levanta e tem piedade de nós e vem nos ajudar" (Poesia e Oração, Volume 3).
Tanto o casamento como os relacionamentos se baseiam na amizade. Temos de pensar em construir a vida na compreensão, no compartilhar as memórias, no envelhecer lado a lado e de ser honesto um com o outro em todo tempo. Isso ajuda no desenvolvimento da vida (Livro Relacionamentos a dois).
Se a vida é uma dança divina, então você precisa entrar nela. Foi para isso que você foi criado. Você foi feito para entrar na dança divina com a Trindade.
O melhor de Deus na nossa história ainda está para vir. Ele tem planos profundos para nossa vida. E nós nem imaginamos o que Deus tem preparado na construção da nossa história.
Tanto o casamento como os relacionamentos se baseiam na amizade. Temos de pensar em construir a vida na compreensão, no compartilhar as memórias, no envelhecer lado a lado e de ser honesto um com o outro em todo tempo (Relacionamento a dois - Um jeito dócil de andar com seu cônjuge).
Uma das metáforas da vida espiritual é a da jornada de caminhar com o Eterno dentro de nós. Só que encontrar-se com ele é mais do que ir de um lugar para outro. Precisamos de uma agenda de coração, precisamos de um tempo a sós com ele. Como diz Henri Nouwen, precisamos sentir as batidas do coração do Pai quando cultivamos a presença dele em nós. Pensemos sobres isso!
A vida comunitária é o lugar onde se descobre a fraqueza humana do ser e se aprende a assumi-la. Essa prática só é fato numa comunidade por causa desse elemento chamado: amor
Escute aqueles que Deus colocou em sua vida. Aqueles que são termômetros espirituais para o seu coração. Valorize os mentores na caminhada.
A Cruz é o tribunal de Deus e o infrator da lei tem que morrer juntamente com Cristo para que a vida de Cristo seja a alternativa (O crime da letra).
A vida com Deus é plena, não repetitiva. E na caminhada O Eterno Deus quer que tenhamos frutos e que marcam a nossa jornada para sempre.
Somos amados por este Deus de propósito. A nossa vida não é um achado. Estamos na agenda eterna de Deus por amor. Nossos pais podem nos esquecer, os professores podem nos negligenciar, os filhos podem ter vergonha de nós. Mas, no alcance das orações está aquele que criou os oceanos: Deus! Ele se importa conosco. Deus se importa!
Uma só carne na vida de um casal é o reflexo da Trindade. Assim como a Trindade é uma e cada pessoa dela vive para a unidade, o casal vive também para a unidade. Sem essa percepção não dá para um rapaz tirar a moça da sua casa e dizer que quer se casar com ela e viver até que a morte os separe. Porque nós como seres humanos refletimos a Trindade no casamento do homem com sua mulher.
