Poemas Realidade da Vida
Às vezes, um pouco de cuidado pode evitar grandes tristezas. Não fale da sua vida, dos seus problemas, da sua intimidade para qualquer um, algumas pessoas realmente querem ajudar, mas a maioria delas são apenas curiosos da vida alheia. O que pra você hoje são só orelhas, amanhã podem ser línguas afiadas chicoteando as suas costas.
Minha estante de memórias está clamando por mais peso. Mais uma vez a submissão da vida pressiona meu âmago com seu peso divino. Pego uma caneta e uma carta e anoto o instante que se passou desde minha última anotação. Ao terminar de escrever está na hora de preencher minha estante de memórias. Pego um isqueiro e incendeio a carta. Minha estante de memórias está sendo preenchida com mais cinzas e brasas. No momento em que coloco fogo ouço a ponte se quebrar mais uma vez. Volto a caminhar ainda com a carta em chamas. Não há nada mais gratificante do que ter o futuro iluminado pelas chamas do passado.
A arte da vida e de viver, essa dádiva poucos tem. Bendito seja a pessoa de sorte para tal ato. A ideia é que de fato todos morrem, mas poucos vivem. O fardo das minhas consequências pesa muito. Minhas atitudes inconsequentes me lavaram para muito longe, mas me deixaram só. Plantei falsas mentiras, estou colhendo a verdadeira solidão. Se meu vizinho que elogia minhas linhas e verdes mudas soubesse o que fiz para tê-las, ele se mudaria daqui. Eu forjei minha vida em uma corda bamba. Eu plantei sementes que agora as raízes não param de crescer. No final da colheita, a conta sempre chega para todos, comigo não seria diferente. Isso é tão certo quanto ao sol ardente que está atrás das nuvens em um dia nublado.
Existem pessoas que entram em nossa vida como um trator e transformam tudo em deserto. A gente chega a pensar que nunca mais vai brotar, até que uma outra pessoa chega e cuida da gente com tanto zelo, rega as nossas sementes com tanto cuidado, que quando menos esperamos estamos florindo de novo.
A esperança é aquela voz que nos momentos mais difíceis da vida, sussurra ao nosso ouvido que não é hora de desistir.
Chique mesmo é desfilar na passarela da vida, de cabeça erguida, segura de que o amor-próprio que te veste foi feito sob medida pra você.
São tantos eus que carrego comigo ao longo da vida que acabei ficando com os passos lentos, com o olhar cansado e com essa alma nostálgica de quem esqueceu os sonhos em algum canto da memória.
Se a vida é um treinamento para nos tornarmos pessoas melhores, a lição não está na linha que delimita a chegada, está no aprendizado que adquirimos durante toda a caminhada.
Se deu certo bem, se não deu vida que segue. Com tantas voltas que o mundo dá, em algum lugar do planeta tem alguém que foi feito sob medida pra você, esperando pra te encontrar.
Nem tudo na vida tem lógica, principalmente quando se trata de sentimentos: a minha parte razão quer que você vá embora, mas a parte coração implora para que você fique, mostrando-se absurdamente paradoxal e incoerente.
A vida tem um jeito lindo de nos mostrar que por mais que a gente viva, ninguém nunca sabe nada. Quando a maturidade chega e a gente acha que aprendeu tudo, logo em seguida chega a velhice, fazendo com que a gente esqueça tudo.
A minha mãe sempre diz que a gente se acostuma com tudo nessa vida e ela tem toda razão. Quando a ausência vira um hábito, a gente também se habitua a não fazer mais questão da companhia de quem não está nem aí pra nossa.
Somos barcos navegando nesse grande oceano que a vida e a nossa fé são as velas que mesmo com os ventos contra, jamais nos deixa à deriva.
A vida não é mãe, é madrasta. Se fosse mãe ensinava com amor como a sua e não dando porrada como ela faz. Se você não aprende com uma, vai ter que aprender com a outra, a escolha é sua.
A vida realmente é surpreendente e são essas pequenas surpresas que encontramos pelo caminho que nos sopram um punhado de purpurina na cara e deixa a vida assim: com jeito de festa!
Que esse fio de luz que nos prende à vida seja mais colorido para que possamos tecer os dias com alegria e leveza.
Ninguém sabe e nem vai saber tudo nessa vida, isso é fato, mas é sábio aquele que sabe o suficiente para saber pelo menos isso.
Não questione os desígnios de Deus, quando Ele tira certas pessoas da nossa vida, não é pra nos castigar é para nos mostrar que ficamos melhor sem elas.
