Poemas que Falam de Natureza
Cheiro de terra molhada, por onde passou a cigarra prevenida que a chuva anunciou. Gota por gota, a tocar o tapete da vida, mais parece uma sinfonia para o deleite do que as nossas almas estão a escutar. E como lágrimas do céu, a substituir as nossas, vem riscando os mais lindos quadros pintados pela natureza que, gentilmente, agradece retribuindo com o renascer de novas paisagens, perceptíveis até para os que anseiam por uma breve partida dessa água tão divina.
"Ouvir a voz de Deus é mais simples do que imaginas, esteja atento a sua palavra e dê valor a natureza."
Piciana é a exuberância dos setes mares, uma mulher que precisa viver momentos de falta de ar para que sua vida tenha sentido. Filha legitima da iemanja, irmã mais velha da compressão. É dela querer que o tempo siga conforme as estações, embora muitas das vezes, ela mesmo busque sair dos trilhos. Piscianas são palavras velejadas pelas atitudes, portanto, se os seus atos não condizem com que foi dito, serás sempre um naufrágio. Ela é o encontro dos abraços profundos com o seu sincero riso cristalino de beira, e é lá que as pessoas costumam afogar as suas mágoas quando se sentem vazias. Pisciana é mergulho sem volta nas aventuras, onde conta até três e vai, desde que não seja vista como um vão. Ela são olhos de maresia, sempre tão claros, bem expressivos como a lua cheia. Essa é pisciana, deusa da natureza, uma arte ancorada na perseverança, a moça que se diz amante da noite, mesmo sendo noiva do sol.
Independente dos nossos privilégios, de quem somos, o mundo não se preocupa pelo que somos, há motivo demais para se desesperar e querer desistir, mas os motivos para continuar são maiores, é só nossa maneira de enxergar que não.
Uma pessoa deve ser inteligente demais para ser justa. E burra demais para ser incoerente. A natureza é organizada ao extremo, comportando qualquer idiota que te corrige.
Nas palmeiras da terra de Gonçalves Dias canta o sabiá; as aves que temos por aqui em Cabixi (Rondônia), gorjeiam e encantam com certeza, como as de lá.
"Sendo eu mesmo me torno misterioso aos olhos vulgares. Sou estranho para as pessoas que querem acreditar nas quimeras mais fantásticas e que se fascinam ao ponto de viverem ilusões. E das ilusões alheias não faço parte. Sou real, sem cor, sem sabor. Sou o melhor de mim mesmo pra mim mesmo. Não sou reconhecido, me percebem como uma representação criada e estranha à minha natureza."
Apesar dos dias nublados, que hajam cores em nossa alma.
Vamos ver com olhos de boa observação tudo que nos rodeia. Vamos aprender com a natureza, ela não desiste !
A deficiência não lhe tirou o talento. Pois o Dom vem de Deus sejamos fisicamente incapaz ou não, Deus age na alma não no corpo físico.
O homem é um animal como qualquer outro, entretanto, é um animal que se auto domesticou. Inventou nome e significado às coisas, assim mascarando a sua real natureza. Grande responsável por isso é a filosofia, que atua como uma corrente, não deixando que o selvagem irradie sobre o racional.
"Uma folha tem mais inteligência do que qualquer parafernália tecnológica criada pelas mãos humanas."
O meu gato olha para mim do mesmo jeito quando estou completamente vestida, com ou sem maquiagem, sorrindo ou chorando. Ele é inabalável, e isso deve ser o que mais amo nele.
Se a religião e a filosofia, e todas as outras certezas do mundo nada fazem senão me distanciar de minha própria natureza, fico com a poesia,
Que faz de mim o próprio barro confuso que sou.
Quero ir para um lugar onde o barulho seja apenas do vento e do mar...onde haja além de mim somente a presença divina da natureza "contaminando" a paisagem...e que lá reine os bons pensamentos e os sentimentos mais simples, entre eles a gratidão!
Um dia a gente entende e aceita que por mais que o sol seja grande e seus raios recaia sobre todos, o brilho que ele tem a ofertar é para poucos.
De tanto que me preocupo com o ser humano me preocupo mais ainda com o meio ambiente, pois é do meio ambiente que o ser humano subtrai quase 24 horas por dia dos recursos naturais e na maioria das vezes retorna apenas o lixo.
O voo desconcertado de uma borboleta entre flores amarelas enobrecidas por raios de sol desvela a beleza harmoniosa na existência dos seres e das coisas.
É assim, nas voluntariedades do mundo que a natureza desfila como desfilam as palavras em festival de poesia
Ao vê o céu azul, as nuvens branquinhas e as árvores dançando ao som do vento, fecho os meus olhos e deixo a beleza da vida me abraçar, sinto os raios da luz do sol ultrapassar a folhas das árvores a mim invadir, trazendo vivacidade, alegria, paz, e a bela sensação que coisas boas virão. Abro os meus olhos e indago: Como não amar a vida, como não agradecer por ela. Torno fechar os olhos e agradeço á Deus pelo milagre da vida.
Tampar uma concha do mar [desativada] com as próprias mãos, é escolher viver no vazio do que antes a natureza habitou. Abras as mãos e encha-se de vida!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp