Poemas que Falam de Homem
Cabeça à Prêmio e Ereções
O peixe morre pela boca. O Homem é o que come. A História não se repete!
A Democracia é o menos mal dos governos. O Fascismo é o espectro que ronda o mundo.
A votação até o meio dia transcorria normal, malgrado a pistoleira, o segurança que mata em Paraisópolis e o arsenal e tiroteio do abençoado do padre de quadrilha.
Todo tiranete não acredita na própria sombra, pois sabe da sua fraqueza, daí tira um a um dos que o levaram a ocupar o poder que conseguiu às custas de uma facada e quer retomar na bala perdida dos último dias.
A política só se entende com um partido forte e a militância consciente sem alienados e fanáticos.
Por isso, no Helloween, em vez de cassar as bruxas, elas estão soltas por aí.
Sete vezes, qual praga, havia mudado de partido e mudou para ganhar, pela insatisfação vigente e de novo mudou ao novo, para se juntar com quem atrapalhou todos os governos da Nova República, o Centrão.
Antes, não teve dinheiro nem debates. Agora, sobra dinheiro pelos ralos, FakeNews e debates vazios.
Na cabeça dura não cabe nem capacete, por isso infringe a Lei fazendo motociata com a cabeça à prêmio.
Vai continuar falando ao vento, que mudou e sopra liberdade em mar calmo, com fartura de peixe.
30\10\2022 Eleições Brasileira\Segundo turno
Pierre-Joseph Proudhon
O Homem se fez e se faz no trabalho como disse Marx, não o Luther King Jr.
O Homem se fez e se faz no trabalho e, quando ele não detém o fruto do seu trabalho, este é furtado ou transferido ao outro e aí o gerador da riqueza se aliena. Igual padeiro que não tem pão em casa, o pedreiro que é sem teto, o boia-fria que é um sem terra, que não é de deus nem do diabo que não existem, mas do Homem, porém planta, colhe e passa fome.
Na sequência do raciocínio lógico, o dinheiro não dá em árvore, sempre alguém tomou de alguém e quem tem uma casa sobrando e vive da renda dela por aluguel, na realidade está roubando a renda do outro.
Foi Pierre-Joseph Proudhon que consagrou o chiste: "a propriedade privada é um roubo". E, foi que Karl Marx quem melhorou: "proletários do Mundo, uni-vos! Vós não tem nada a perder exceto os seus grilhões".
O Homem se fez e se faz no trabalho, desde quando um aleijão mudou para o lado o artelho, e conseguiu a pegada na pedra, alavanca, martelo, machado, faca e o pincel para fazer a casa, plantio ou colheita, e a pintura e escultura na arte, e tirar o som das notas músicas nos instrumentos de percussão, sopro e corda.
O Homem de Gelo
Incansável
Explorador
Do
Conhecimento
Do bem
Absoluto
Das verdades
Eternas
Experimentos
De
Pensamentos
Submissão
A musas
Grande
Êxtase
No virtual
Seu real
Metáforas
Compartilhadas
Hidropônicos
Emocionais...
Turbulência
Existencial
O avesso das águas
Guardam o segredo da vida
Segundo
Darwin
O homem
Descende
Do macaco
Pelo visto
Humanos
São macacos
Que deram
Errado
Lágrimas do português
Natural de Portugal, na mesa de um restaurante
Está o velho homem apreciando o vinho do Porto
Enquanto no fundo se sente um tanto morto
Ao fitar os olhos de sua sedutora amante
Filhos e esposa em casa, dura lembrança
Mais um sentimento que ele jogou fora
Não restando nem mesmo alguma esperança
De consertar o que é o seu presente agora
As lágrimas que o português então derrama
Todas tão frias, desaparecem ao anoitecer
Sua vida é o seu próprio pesadelo, veja
O sujeito não dorme, mal consegue comer
Apenas mais uma dose e outras tantas
Que amenizam a sua vergonha moral
Vendeu sua alma por um preço medíocre
Foi presenteado com o prazer infernal
As lágrimas do português, de crocodilo
Não comovem mais os seus semelhantes
Longe de casa, dos amigos e de si mesmo
Encontra fôlego na companhia da amante.
Sob o véu da noite sombria,
um homem caminha em solidão,
carregando o peso do mundo em seus ombros,
enquanto o brilho de seu jaleco enfrenta o inexorável destino.
A chuva, como uma dança melancólica,
derrama suas gotas como confissões silenciosas,
lavando não apenas o asfalto encharcado,
mas a alma cansada e sobrecarregada.
Luzes tímidas iluminam seu trajeto,
como faróis de uma esperança distante e tênue.
O chão úmido reflete sua solitude,
enquanto seus passos ecoam em um ritmo pausado e incerto.
Aqui se revela o retrato de um herói anônimo,
cabisbaixo, mas inquebrantável.
Ele carrega a vida e as dores de muitos,
mas quem, afinal, se encarrega de carregar as suas?
Emanuel Bruno
Lisboa
Reflexão
Estar presente é ser um homem consciente.
Viver no agir com conhecimento,e atitude.
Prevalece o desejo de ascender e enaltecer o nosso ser.
Com verdades que nos que nos façam crescer.
e nos façam desenvolver, nosso potencial nosso caráter e aquilo que queremos parecer ser, porque demonstrar no fazer, acaba por ser apresentado exposto.
O amor o brio o equilíbrio e a força que colocamos em cada ação é o valor que ela tem, nosso empenho tende agilizar -se com a prática na continuidade da prática e nosso desempenho ,apesar de haver obstáculos e contra tempos, prevalece demonstrar a vontade continuar, tendo autodomínio sobre si, e seus pensamentos.
Refletir é filtrar é fazer escolhas é deduzir é concluir é seguir por um caminho que nos conduza a maior felicidade, tendo esse discernimento segundo um padrão.
Por: Emanuel Bruno Andrade
Lisboa 2024
É sem o burburinho das multidões
E sem os olhares deslustrados da plateia,
Que o homem se descobre em solidão
Se reconstrói, se reinventa e se revela.
Óbvio que não sou o homem mais paciente, mas não quer dizer que não me esforce para ter o mínimo de paciência necessário, alguns momentos são mais difíceis do que outros, o desafio árduo para conter a insatisfação que sinto, as palavras mal influenciadas que se liberadas, não voltarão, é quando sacrifico o deleite de ter ou de achar que tenho razão.
Sempre haverá uma determinada situação, na qual será muito preferível o silêncio do que se desgastar em vão, causando talvez o próprio sofrimento, trazendo angústia ao coração, usando inapropriadamente o tempo, sentindo uma ingrata sensação, podendo ainda romper um vínculo precioso que não voltará a ser mesmo por falta de ponderação, um irrefutável proferir danoso.
Porém, algo é primordial, o que foi contido não pode se alimentado, caso contrário, a contenção perderá seu sentido e um dano maior poderá em breve ser liberado e voltarem com ele insensatos conflitos, um erro bastante desagradável, não é à toa que se busca constantemente por equilíbrio, pois cada fragmento deste é indispensável, logo, a paciência é imprescindível.
CÁRCERE
Agora
Depois do... depois de...
O homem volta a ser.
Um ser sagrado
Tudo será perdoado.
Não foi nenhuma
Passagem fenomenal.
Não era nem carnaval.
Apenas natal.
Do indulto ficamos mudos.
Saímos pro mundo.
Pensamos, mas não voltamos.
A dor da gente.
É a dor que sente
A minha mãe.
A minha mina.
Pobre mãe.
Pobre meu pai.
Descanse em paz.
Minha mãe, também foi uma menina.
Por favor, entendam.
Meus amigos parentes e vizinhos.
A minha expressão.
Não está na proporção.
Do meu coração.
TEMOR DA MORTE.
" O homem, seja qual for o grau da escala social a que pertença, a partir do estado de selvageria, tem o sentimento inato do futuro. Diz-lhe a intuição que a morte não é a última palavra da existência e que aqueles que lamentamos não estão perdidos para sempre. "
Allan Kardec.
"Demais, pode fazer-se desaparecer um homem, mas não se faz desaparecerem massas; podem-se queimar livros, mas não se podem queimar Espíritos. Ora, queimem-se todos os livros, e a fonte da doutrina não se menos inesgotável, porque não se encontra na terra, surge de toda parte e cada um pode captá-la."
Allan Kardec.
Seja e Faça a Diferença
Não importa se você é rico ou pobre, homem ou mulher: somos todos cidadãos e cidadãs brasileiros, iguais em dignidade e direitos.
Pessoas anônimas ou famosas, trabalhadores da cidade ou do campo, empresários, parlamentares, líderes políticos e sociais, cidadãos de todas as profissões, idades, raças e credos, todos nós somos guardiões dos valores que fazem do Brasil uma grande Nação.
Mas infelizmente, ainda existem pessoas que pensam apenas em si mesmas, esquecendo dos que dependem delas. É triste testemunhar tanto descaso com a sociedade: idosos sem remédios, crianças doentes, famílias desabrigadas, pessoas famintas, filas intermináveis por um atendimento, um transplante ou uma simples consulta médica.
Essas atitudes egoístas alimentam desigualdades e deixam milhões desamparados. Por causa dessas pessoas, muitos de nós somos injustamente generalizados, como se fôssemos todos iguais a quem erra e se aproveita do poder. Mas estão enganados: há quem lute com honestidade por um ideal e por um futuro melhor.
Precisamos abrir os olhos e enxergar que só seremos livres quando aprendermos a andar com as próprias pernas, sem depender de quem só busca o próprio benefício. Temos livre-arbítrio, mas é preciso amadurecer, assumir responsabilidades e pensar no futuro de nossos filhos, de nossas famílias.
Chega de sermos alimentados por falsas promessas. É hora de lutar por uma renovação, de construir uma política que verdadeiramente cuide do povo e valorize cada eleitor. Porque a política é feita por nós, e juntos podemos fazer diferente.
Plante hoje as sementes do amanhã que você quer colher. Pois os frutos, bons ou maus, dependerão apenas de suas escolhas.
Seja a diferença. Faça a diferença. E seja a chave para um futuro melhor.
NÃO HÁ CURA PARA A MORTE
(Bartolomeu Assis Souza)
Somente duas datas definem o homem.
Sua chegada ao mundo: nascimento.
Sua partida desse mundo: morte.
O que é a vida então?
Somente a jornada, a caminhada...
Esse é o nosso tempo: agora.
Não há cura para a morte...
Apenas o caminhar da estrada
de cada dia...
Viva a vida!
Viva a morte!
AD IDIOTICE
O homem caminha na sua ignorância, buscando superá-la...
São mil passos errados e alguns acertos...
Quando ele começa a acertar, seu tempo está vencendo ou ele é vencido no combate do sopro da vida...
Cadáver adiado é o homem...
Sabe que vai perder...
Viceja, mas não chega a florescer...
MASSA FALIDA
O que é o homem:
uma massa falida.
Microrganismos que comunicam-se
Uma massa pré-programada de finitude.
Excremento, côcô, fossa, lixo universal.
A escuridão com lampejos de luz...
Um nada que é nada, é acha que é algo.
Um ser falível, perfectível que acha que é deus.
Minha garota. Ei garota!!
Eu sou tudo o que você queria em um homem?
Você sabe que eu te dei o mundo?
Você me tem na palma da sua mão.
Então, por que seu amor foi embora?
Eu simplesmente não consigo entender.
Pensei que era eu e você, um no outro.
Eu e você até o fim ate a morte.
Mas eu acho que não estava errado.
Não quero pensar sobre isso.
Não quero falar sobre isso.
Estou tão doente sobre tudo.
Eu não posso acreditar que está assim.
Basta esta tão confuso.
Eu apenas não posso fazer sem você.
Diga-me isso é justo.
E este o caminho que realmente está acontecendo, trilhando.
É assim que dizemos um para outro.
Deveria ter conhecido melhor quando você apareceu.
Que você iria me fazer chorar, hoje?
Agora está quebrando meu coração para ver você correr ao redor
Porque eu sei que você está vivendo uma mentira verdadeira.
Mas tudo bem, porque com o tempo você vai encontrar.
❝...Um homem, sábio e cavalheiro
guarda dentro de si um Lobo
dócil e paciente...❞
-------------------------Eliana Angel Wolf
