Poemas que Falam de Armas
O mundo sem guerras e sem armas é uma idéia utópica, mas deve-se fazer de tudo para atingir esse ideal. Será possível engendrar a paz sem armas? Duvido muito.
As armas da derrota se constitui no desânimo, no descrédito e as pessoas que se incomodam com o sucesso dos outros.
Os latino-americanos e caribenhos gastaram USS 25 bilhões em compra de armas nos ultimos cinco anos e pensam destinar USS 35 bilhos mais na próxima meia década, quando com esta ultima quantia se poderia tirar 50 milhões da pobraza"
"Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso."
"Todas as armas deveriam ser trocadas por câmeras fotográficas, mais foco, menos mira. Mais cliques, menos gatilho. Mais objetivas, menos canos. Mais fotógrafos, menos manos."
Aquele que semeia a guerra desconhece a paz. Aquele que planta a paz, possui as armas necessárias para pacificar o mundo.
Os reis deixam aqui suas coroas e cetros, os heróis abandonam suas armas, […] mas os grandes gênios que estiveram submetidos a eles, que orgulhosamente apenas contemplaram com um olhar casual, os grandes pensadores que não se importavam com as coisas externas, levaram consigo sua grandeza para o além, foram eles que levaram consigo tudo o que tinham.
O insensato mata a alma com as suas próprias armas. Suas palavras são como balas ricocheteadas que atingem o seu coração.
Sobre os troféus... São as cicatrizes de suas batalhas vencidas. Sobre armas... Espadas afiadas para travar outras lutas, mas sempre que pode ela vem desarmada, pois sabe entender as voltas e chances que o destino dá. Sobre os rancores... Ela tem o costume de não guardar desafetos no peito. Pelo contrário, joga todos eles aos ventos para esvaziar-se de tudo que é capaz de tirar-lhe o sossego, para então, servir-se de novos sabores. Sobre metades e pressas... Quadros mal pintados não preenchem as paredes de suas memórias, nem objetos descuidados, sem cores ou pouco interessantes enfeitam os espaços vazios. Sobre seguir em frente... Sempre planeja os passos seguintes, porque ela é do tipo que anda por caminhos sinuosos e arriscados, mas tendo a certeza de onde não deve pisar. Sobre precaução... Ela evita levar para dentro o que for dito por pessoas que destroem os sonhos e não deixa de ser quem realmente é para contentar quem não lhe contenta. Sobre intensidade... Sempre consegue viver o que rende histórias intensas e boas em tempos escassos e que, no entanto, valem por uma vida inteira. Sobre dúvidas... Ela não ignora que sabe pouco – e nem o pouco que sabe –, mas leva fé na convicção do que ela não quer. E sobre pertencimento a lugares ou pessoas, só há uma coisa a dizer: ela é toda dela.
Os homens se gloriam das suas conquistas pela força das armas, mas Jesus, venceu pela submissão à vontade de Deus; foi morto por homens fracos, mas ressuscitou pelo poder de um grande e único Deus.
Os militares brasileiros parecem se atrapalhar com as armas sem guerras para combater. Assim, no tédio das casernas, sonham com poderes políticos.
Certos equipamentos deveriam ser adquiridos mediante prova de sanidade e equilíbrio, tal qual armas, automóveis e explosivos. Acrescentaria à lista: as caixas de som, altofalantes em geral e amplificadores.
No inferno, penso, eles existem em profusão!
Ser de esquerda, um progressista, é lutar o bom combate, tendo como armas a coragem, argumentos, sinceridade, sonhos e o respeito a pluralidade na busca de novos paradigmas. É viver de acordo com nossas expectativas de civilidade, sem trair nossos ideais de humanidade, conhecimento, bem estar e amor ao próximo. Nunca desistir deles, mesmo que muitas das vezes não se realizem em nosso tempo de vida. Nunca abaixar a cabeça e se intimidar diante das adversidades e fracassos momentâneos. É acreditar sempre e seguir de cabeça erguida
Medo e pânico não fazem parte de Ti. A Sua graça e a Sua luz é que são as Suas armas. E só o Seu amor é capaz de curar qualquer enfermidade.
