Poemas para uma pessoa que te feriu
na intenção de que desse certo
pelo menos uma única vez, deu
tudo errado!
você me traiu, me machucou, me
magoou de todas as formas possíveis,
e mesmo assim eu tentei ficar contigo.
foi um erro? sim! me arrependo? não!
porque independente de qualquer coisa
eu sei que se fosse pra ser, seria.
e nada nem ninguém poderia inferir.
então agora se cuide, e seja feliz!
Não é sobre o que dói..
É como aprender a se comportar diante da dor e ser imune ao que te feriu.
Adriana C.Benedito
@drica_poetizando
A metáfora do humano animal ferido
O animal quando assutado, acoado e ferido, foge loucamente em busca de um lugar seguro para se proteger.
Foge da maneira que pode. Se arrasta, manca, manca, manca, manca...
Se desloca até o mais longe e isolado possível, lá chegando, se encolhe em um canto e lambe a ferida com a finalidade de estancar o sangramento e lá aguenta suas dores. Resmunga, chora, grunhe, lamenta sua má sorte. Após isso, se encolhe em uma bola de pelos e lá permanece. Após alguns dias sem comer ou beber água, esboça os primeiros passos de um recomeço. Anda com dificuldade atrás do que comer e beber. Magro e fraco, sobrevive como pode. Assim se reergue, até que surja novamente outro "humano" que o maltrate novamente e torne esse processo um ciclo.
A questão é que isso não é só com com os animais. Nós humanos também somos assim. Lambemos nossas feridas, aguentamos nossas dores, nós isolamos e choramos, emagrecendo e recomeçamos, até que permitamos que outros venham e nos maltratem novamente até aprendermos a saber qual o nosso valor, nosso território, nosso lugar. O humano também tem sua semelhança animal. Estamos todos aprendendo a viver na selva urbana.
A franqueza em excesso magoa os corações sensíveis gerando discórdias e sofrimentos, pois existem verdades que, se proferidas sem critérios, causam danos emocionais irreversíveis.
Porém, o mesmo também se aplica à mentira, porque esta, ainda que seja empregada por misericórdia, é uma verdadeira falta de respeito à inteligência humana.
E o desrespeito também fere os sentimentos.
"As dores, mágoas, decepções, traumas nos mantém ligados energeticamente à algo ou alguém, mesmo quando já não fazem mais parte de nossas vidas.
O perdão nos ajuda a desfazer e liberar os vínculos energéticos estabelecidos com pessoas, lugares, situações e experiências que drenam a nossa energia e o nosso poder no momento presente, e acabam retardando nosso crescimento espiritual e a manifestação do nosso propósito de vida em sua inteireza."
- Flávia Filgueiras
Para os que vivenciam
a Educação de forma plena,
as Escolas jamais tiram férias
de seus corações...
A parte mais difícil dentro do evangelho de Jesus Cristo, falo por mim, é você ser traído e atacado por aqueles que parecem estar no mesmo caminho que você.
E quando os frutos do Espírito começam a ser gerados em sua vida, para ajudar e alimentar àqueles a quem realmente precisam; é onde temos a proporção exata do que Deus requer de nós; pelos ataques que sofremos.
Assusta e muito, porque acreditamos e seguimos a palavra com fé, somente com Deus em certos trechos no caminho, muitas das vezes você realmente se vê sozinho, com a mente aberta e focada em fazer a vontade de Deus, mesmo sendo apedrejado, debaixo de julgamentos e até condenações, daqueles que dizem servir ao mesmo Jesus Cristo que você; na prática, não vemos este amor e verdade.
Magoar uma pessoa é fácil, o difícil é que, quando sentimos falta dela e, ela já não está mais em nossas vidas.
Cuidado!
Algumas coisas levam tempo, outras, o tempo leva.
Tia Elisa
Lembra quando eu tava pasando as ferias ai , e vc me contou sobre o Tio toquinho ? Aquele papo fez eu ir bem na escola por um mês e que eu nunca esqueci. A tia mais esperta da familia , e que tem uma familia que é complicada um pouquinho. Mas que é sempre recebida com carinho nessa chacara gigante que vcs moram , e olha que eu cacei manga ai hem hahaha. Tia , me desculpa por não ser o melhor na escola , eu tinha muita preguiça e isso refletiu em mim até hoje. Sei que tinha muitas coisas para resolver. Mas eu estava mal. Muito mal , e sei la , fiquei feliz nos meus ultimos momento. Mas triste de como isso vai ser um baque para vocês. Por favor , cuidem da minha mãe
Te amo Tia , muito
O mofo da minha alma
lapida meu coração
A ferida mau amada
Estanca qualquer emoção
O lodo de sua alma
Caminha em vão
Por toda minha camada
Em busca de inspiração
Canção Fraterna
Irmão negro de voz quente
o olhar magoado,
diz‑me:
Que séculos de escravidão
geraram tua voz dolente?
Quem pôs o mistério e a dor
em cada palavra tua?
E a humilde resignação
na tua triste canção?
Foi ávida? o desespero? o medo?
Diz‑me aqui, em segredo,
irmão negro.
Porque a tua canção é sofrimento
e a tua voz sentimento
e magia.
Há nela a nostalgia
da liberdade perdida,
a morte das emoções proibidas,
e a saudade de tudo que foi teu
e já não é.
Diz‑me, irmão negro,
Quem fez a vida assim…
Foi a vida? o desespero? o medo?
Mas mesmo encadeado, irmão,
que estranho feitiço o teu!
A tua voz dolente chorou
de dor e saudade,
gritou de escravidão e veio murmurar à minha em alma ferida
que a tua triste canção dorida
não é só tua, irmão de voz de veludo
e olhos de luar.
Veio, de manso murmurar
que a tua canção é minha
Cuide e acolha a criança que vive em você.
Trate-a com amor, procure compreender suas feridas emocionais.
Tudo o que uma criança vivencia de bom ou de mau tem consequências na vida adulta, moldando seu comportamento.
Muitas vezes, traz traumas da infância que reflete na vida adulta.
Se não forem olhados e curados, estes traumas podem influenciar a vida e os relacionamentos.
O autoconhecimento e reconhecer o que aconteceu olhando para as feridas é o primeiro passo para a cura.
Isso não significa esquecer o que aconteceu, mas aprender a ressignificar e encontrar maneiras de lidar com os traumas e sombras, não deixando que eles tomem conta de sua vida.
"Para quem quiser julgar meu caminho,
Empresto os meus sapatos, feridos de espinho."
Cada calo, cicatriz, história no chão,
Na sola marcada, a força da superação.
SOBRE O AJUDAR
Ajude com respeito.
Cuide para não ferir o Livre Arbítrio e ir contra a vontade da pessoa.
O fato de alguém estar passando por uma situação desfavorável não significa que ela seja inferior.
O respeito e o bom senso devem ser preponderantes.
Nao faça imposições.
O direito de escolha deve ser preservado.
O Livre Arbítrio não pode ser ferido.
A pessoa tem o direito de dizer não.
Lembre-se que ela não está sob o seu domínio e não é submissa.
Ser ajudado não significa estar em inferioridade mas em uma situação de anormalidade contingêncial.
Ajude com critérios cuide para não Machucar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp