Poemas para Pensar
O povo não sabe o que falar, o que fazer e o que pensar acerca da pandemia, porque não quer ouvir e conhecer a sabedoria de Deus.
O dia em que se pensar em não querer tudo para se desejar apenas o necessário, ninguém mais se achará ser nada para poder viver a vida em toda a sua plenitude!
Não existe uma única pessoa que seja exatamente igual a outra na sua forma de ser, pensar ou se expressar. Contrariando essa realidade, é imenso o número das que se veem num todo de “iguais” que lhes confere o direito de julgar as que são “mais iguais” ou “mais diferentes” que as outras para condenar tudo o que não alcançam ou escolheram não entender.
Diferentemente do que possa parecer, o papel mais importante do Pensador não é pensar - pois que isso é uma função inerente à sua natureza - mas em desencadear a revolução interna em todos os outros para que também o façam.
O grande equívoco da humanidade é insistir em adicionar um complemento ao verbo pensar, quando todas as soluções de que precisa surgem apenas pela colocação de um ponto.
O maior desejo? Nunca parar de pensar. E bem mais do que isso, partir do pensamento para a ação, perceber que continua errando e não desistir de tentar, sair da filosofia para a concretude da vida. Por mais que enxerguemos as coisas da forma correta, o pensamento ainda não é o bastante para levar o bem às pessoas, nem tornar o mundo minimamente melhor caso não se converta em atitudes e passos firmes na direção certa.
Quando penso em desistir lembro que não posso pensar como indivíduo, mas como espécie... E como espécie o que menos importa é o que faço, mas seu significado.
Se uma pessoa disser: "Não gosto disso!". e eu apenas pensar no que senti sem nada fazer, não existe consciência. No mínimo preciso repensar minha contribuição para aquilo que ouvi e adotar alguma postura a respeito.
Opinião é um jeito de pensar. Inteligência também. Só que uma é escolha. A outra é inata: ou a temos, ou não a temos, o que divide o mundo em dois: o dos que pensam, e o dos que pensam que pensam, mas somente replicam. Ambos têm acesso à informação, mas o primeiro a torna útil.
Ao contrário do que afirma a tradição, pensar pode doer sim, daí porque muitos sequer questionam as versões que lhes foram passadas, mesmo que manter a farsa por conta de seus medos não lhes garanta o paraíso.
Ao contrário do que alguns possam pensar, não é contra as religiões que luto, mas contra quantos as usem para impor sua visão de mundo a outrem, subvertendo-lhes o direito às próprias escolhas. Religiões são benfazejas enquanto instrumentos de aprimoramento da alma humana, mas só se mostram legítimas quando ocorrem de dentro pra fora, nunca de fora pra dentro. Pregações e doutrinamento nunca serão uma condição necessária (e muito menos obrigatória) para se buscar a Deus, mas apenas tentativas arbitrárias de “padronizar” essa busca, que deveria ser íntima e silenciosa. Em se havendo um Deus que nos ampara, não dependerá de “arautos” para se revelar, atuando por si mesmo a exemplo da mudança operada em Saulo.
Tomar um grande pensador como referência para moldar a sua maneira de pensar é extremamente inspirador. Mas descobrir que em sua época ele já pensava do mesmo modo que você, é trocar a simples inspiração por um tipo de validação interna que dispensa qualquer outra.
Num primeiro momento, ao me comparar com esse mundo louco a que assistimos, cheguei a pensar: "Será que algum papa, diante do que se vê, ficaria inclinado após minha morte a me consagrar como santo?" Mas logo em seguida a realidade se impõe: "Oh, nossa! Se o fizesse estaria reduzindo as escolhas de Deus a níveis absolutamente inaceitáveis!"
Imaginar, sonhar, sentir e pensar são características próprias do ser humano. Um sábio não trata 'DEUS' como se ele tivesse tais características. Veja bem, o 'AMOR' precisa ser manifestado em você através do teu autoconhecimento.
❤
Julgar por pensar diferente, não pesquisar, não entender que se pode evoluir ou se achar mais civilizada do que qualquer pessoa revelam que a barbárie está em toda a Humanidade.
Não dá para "forçar" ninguém a pensar como você, e sim dá para se afastar de gente que não pensa como você.
Pensar diferente é um Direito Humano. Condenar ou constranger quem pensa diferente é um prelúdio para a escalada de violações de Direitos Humanos.
