Poemas para Fita de fim de Curso
Estou cativo.
Vivem a minha vida,
não a vivo eu.
Deambulo num mundo de títeres.
Linhas quase visíveis manipulam
o meu devir.
Sinto prazeres que não são meus,
tenho vontades artificiais
inoculadas nos meus sentidos.
Meu pouco por cento de lucidez juvenil
se esvai com o vento inexorável dos anos.
Neves de outono prateiam meus cabelos
enquanto o bridão do destino
já não incomoda tanto minhas gengivas.
Fui um deus
com minha ousadia,
com meus sonhos,
com a minha liberdade.
Sou agora
apenas um pobre diabo.
Busque a perfeição apenas pela evolução
Quem busca a perfeição não admite erros
Quem busca a perfeição não está acostumado a errar
Se o erro vem de encontro aos perfeccionistas
A destruição é quase certa
Só se salva quem consegue entender
Que um erro superado e compreendido
É um passo mais próximo de alcançar a perfeição
Apesar de inalcançável
" O tempo "
É, o tempo não poupa ninguém!
Basta olharmos por aí, para o espelho.
O tempo não é cruel, só as vezes.
Devastador e impiedoso, com quem
quer que seja.
Mas o tempo é amigo, mesmo se comportando
como um inimigo, é companheiro e
inseparável. Seja em bons ou maus
momentos. O tempo sempre esta presente,
dono absoluto dos segundos, dos minutos e
das horas! Senhor de todos o momentos!
As vezes chegamos a pensar que temos
pouco tempo, quando na realidade temos
todo o tempo que precisamos. As vezes
curto as vezes longo. Que tempo eu
ainda tenho? Quanto tempo eu desperdicei?
Mas com o tempo aprendi a dar valor para
cada segundo.
Tempo, só preciso de tempo, para aproveitar
melhor o meu tempo...
Autor: Gilson de Paula Pires
Nas agruras de viver solito
vagando sem eira nem beira
se perdendo na capoeira
escutando o próprio grito
guardo comigo só o que é bonito
o resto, vira poeira...
É com vc q estou falando
Há um sorriso lindo em seus lábios vivendo no anonimato,há uma vida,um sonho,um desejo de viver e de conquistar q foram entregues ao vento ...
Há um brilho tão forte em teu olhar,q vc não consegue ver ,pois,deixou q marcas do passado cicatrizasse ,e como raízes q crescem continuamente, vc permitiu q fosse apagado o estrelato da sua vida !
Sua história,seus dias,tornaram-se invernais . Seus sonhos foram frustrados,dilacerados,e abduzidos ao nada .
Ei ,vc vai aceitar isso em sua vida , vai cruzar os braços diante dos problemas q vc acha serem insolúveis ? Quer dizer então , q bastou o vento balançar,pra vc dizer q tudo está perdido ?
Que pena,conheço alguém q pode ajudá-lo(a),alguém q é muito maior do q qualquer problema q vc possa conhecer ,este alguém,não quer e nem vai aceitar,ou permitir q o seu barco venha naufragar ,o seu caso tem Solução ... Tem resposta : " Jesus Cristo " ,ele é o seu ajudador,convide-o para entrar em sua casa ,abra a porta do teu coração ,pq ele já se faz presente !! —
A paixão do meu olhar
Olhares que não se cruzam mais
pensamentos que doem imaginar.
Queria eu,conseguir te ignorar,
porém meus olhos não mudam jamais.
Seus lábios não podem ser normais
são obras que não canso de olhar,
loucura minha disto gostar ?
Alterar minha natureza ? Incapaz.
Embora seja muito criticado,
continuo sendo um sonhador
ou simplesmente um bobo apaixonado.
Admito não conhecer o amor,
mas contigo tudo era acalmado,
porém não acalmaria tal calor
Ó vida por que nisto insiste ?
Porque sem ela nada existe.
Não encontro palavras, canto: " não adianta nem tentar me esquecer..." trocando: te esquecer !
Vou abafar meus sentimentos, calar desejos...já não faz sentido viver se dando, se jogando...mendigando amor, sorrisos...deixa está. Um dia talvez, quem sabe: outros olhos, outra boca...falem aos meus ouvidos o que sempre sonhei e quis de você. Levo, por um tempo, até não sei que tempo...lembranças. Vou deixa-las guardadas, trancadas...esquecidas nos porões de mim.
E quando canções me falarem de você, taparei ouvidos, fecharei olhos e deixarei que se percam no vento...que meu coração me perdoe, me entenda.
Uma parte da tua meta está refletida na tua reza;
No hustle você está, diariamente és Dream Chaser;
A saga continua, és filho desta rua;
Muitos querem te crucificar mas você não recua;
A noite, ahh a noite...
Tempo que decorre entre o por e nascer do sol...
para uns brilho,
para outros solidão,
para uns outros só escuridão,
e outros mais, apenas alucinação provocada.
Para uns descanso, sono, sonho,
para outros produtividade, criatividade, insônia.
Fim do dia que é noite.
E começo de mais um dia que terá fim...
Indefinido, até não estarmos mais aqui.
Azul, ágata céu
É a luz que rompe meus segredos
Na penumbra da alma que te chama
És meu sol! Acorda, acende, inflama
Ilumina meu intimo, afasta os medos
Brilhante como uma pedra preciosa
Assim é o olhar da minha imaginação
Clareia os sonhos e minha inspiração
Em noites quentes de lua graciosa
Este azul infinito é como um vulcão
Que cheio de calor vem morar em mim
Trazendo seus beijos em boca carmim
Acelera as batidas do meu coração
Um menino levado e sorriso bonito
És mesmo, como o sol no meu jardim
Em ti vejo o que há de melhor em mim
É amor de sonho, irreal... imperfeito.
Abat-Jour
A lâmpada acesa
(Outrem a acendeu)
Baixa uma beleza
Sobre o chão que é meu.
No quarto deserto
Salvo o meu sonhar,
Faz no chão incerto
Um círculo a ondear.
E entre a sombra e a luz
Que oscila no chão
Meu sonho conduz
Minha inatenção.
Bem sei... Era dia
E longe de aqui...
Quanto me sorria
O que nunca vi!
E no quarto silente
Com a luz a ondear
Deixei vagamente
Até de sonhar...
(Extraído de Cancioneiro – PDF Ciberfil Literatura Digital - Página 7)
é ridiculamente perceptível o andar de um apaixonado
Seus olhos murchos, com leves olheiras da noite mal dormida pensando em sua amada
Sua face tão escura quanto o dia (que por mais que seja sol, a sombra lhe acompanha)
o sorriso frouxo em certas horas do dia, como quando encontra algo de sua amada, o cheiro dela, que anda pela rua, a música que ela tanto gosta, o livro que ela leu
o andar sempre devagar, trombando em pessoas, pedras e quaisquer outros elementos em sua frente
dentes levemente amarelados pelo excesso de cigarro e gim
pergunta-se a ele como tem passado
e ele sempre dirá
"ah,estou bem..."
cambaleando como bêbado em meio fio, com nenhuma propriedade em seu dizer
o ser apaixonado anda sempre avoado
perdido por aí
começa a se tornar sozinho, caminha sozinho, bebe sozinho, só não sonha sozinho, pois sonha com a mulher amada.
há de dizer sempre que a vida é uma eterna tristeza, embora a ame com tanto ardor
o ser apaixonado pode ser encontrado em meio a milhares de pessoa, mesmo cercado de alegria e euforia, achará um cabisbaixo que estará sempre com seu copo cheio de álcool e sofrimento, tomando pequenas doses e se lamentando pelos cantos da festa.
se ir de encontro a um ser apaixonado, o conforte, pague a ele um drinque, não diga nunca que ficará tudo bem, pois ele sabe que não ficará
o ser apaixonado, mesmo quando não apaixonado, anda como quem ama, pois ele sempre ama, e veja, amar não está só na felicidade, amor não é hobby para brincar aos fins de semana, amar é densidade, intensidade.
é ridiculamente perceptível
a escrita de um apaixonado.
Existe uma diferença enorme entre inteligência e sabedoria.
Conheço muitas pessoas inteligentes que não sabem aproveitar seu grande potencial e focam sempre no caminho errado,
não definem objetivos, reclamam da vida e da má sorte, mas não sabem traçar metas. Alguns ainda acreditam que batalhar pelos seus desejos é perda de tempo, que a vida é imprevisível e que pelo fato de não saberem se estarão vivos daqui a minutos ou décadas preferem não ousar e arriscar-se a realizar seus sonhos.
Não é porque o futuro é incerto que devemos nos acomodar e viver como se ele não fosse existir.
LEVANTE A CABEÇA...
E você fica ai sofrendo a toa por alguém que não está nem ai pra você. Fica chorando as lagrimas do passado, isso não vai resolver, mas vai aliviar um pouco, você vai se sentir mais leve, mais aliviado.
Depois que essas lagrimas caírem, enxugue o rosto, levante a cabeça e siga em frente. Quem te merece não vai te fazer chorar de raiva e sim chorar de alegria, emoção, saudades.
Tome cuidado com os seus sentimentos, com as coisas que você pensa e com as atitudes que você toma sem pensar.
Você é melhor do que parece e mais forte do que imagina, mas se você ficar se lamentando, nunca vai saber como é dar a volta por cima e sentir orgulhosa de si mesma.
Ame, mas ame mais a você do que os outros, dê valor, mas se valorize mais do que tudo, sorria e mostre para os outros que você não é fraca e pode levantar mais forte do que caiu.
Não se considere uma derrotada, só pelo fato de você levantar novamente e tentar mais uma vez te torna uma vencedora.
“Onde está a minha esperança? Numa multidão de indivíduos, independentemente do seu lugar social ou econômico, que vivem possuídos pelo sonho da vida, da beleza e da bondade. A esperança de Camus estava no mesmo lugar que a minha”.
(Extraído do livro "Pimentas" - de Rubem Alves. Página 136 - Editora Planeta, São Paulo, 2014.)
"(...)O vento vem vindo de longe,/a noite se curva de frio;/debaixo da água vai morrendo/meu sonho, dentro de um navio... (...)".
(do poema "canção", do livro 'Obra poética' - Pág 18, - J. Aguilar, 1958.)
Ontem sorrisos, olhares, atenção...hoje, nem aí.
Pra nós não dá mesmo. Vejo que é mais um dos meus devaneios loucos. Quando acho que vamos buscar a saída, você bate uma vez mais a porta na minha cara, fecha todos os caminhos, as estradas...parece bipolado ! Cansa, sabia ? Tou por um tris. Não é fácil viver anos após anos se entregando, se dando, se mostrando...amando só !
É aquela história; quem sonha sempre alcança. Só que no nosso caso, melhor dizendo, no meu caso: quanto mais sonho mais distante fica, mais complica. Já me repeti tanto, já me joguei tanto...em versos, em músicas, em canções. Nem sei se ainda há frases para serem ditas, letras para serem faladas, cantadas...me sinto em uma corda bamba, por um fio.
Perguntando aos meus botões se ainda vale a pena lutar, continuar...sonhando em viver meus sonhos,
será ?
Que hoje você sorria para a vida.
Que tudo que você queria para você seja um simples abraço.
Que seus pensamentos te levem bem longe, mas que seja ao lado de quem você ama.
Que seus pés corram ao encontro de seus sonhos.
Que suas mãos tenham a firmeza para concretizar suas ideias.
Mas sempre estando consciente que temos um Deus por nós!
Me vejo em um abismo
Ele nao tem fim
Me guardo no escuro
Que se guarda dentro de mim
Me fecho pelo medo
Mas nao de cair
Medo da felicidade
Que tiram de mim
Perco a juventude
Pela vida ganhar
Quando mais se ganha
Mais guardado vou estar
Olham para mim
Nao sei oque vêem
Um ser humano escravo
Ou ferramentas talvez
Me sinto esquecido
Não lembro muito bem
De como é uma conversa
Sem ter um, o que você fez?
Minha vida estou devendo?
Por tanta cobrança ter
Posso ser jovem
Uma vez no mês
Querem gratidão eterna?
Pode até ser talvez
Esperam ajoelhar?
Quando mandam, que é toda vez
Minha vida, meus pensamentos
Minha tristeza é frescura
Intolerância a felicidade
Estão me levando a loucura
Socorro! Estou gritando por dentro
Mas a pressão, não deixa a voz sair
Calo- me então.
Para a vida seguir
Neste abismo de liberdade
Tenho medo de cair
Ser feliz nesta idade
Depois dela sair
Se tento me jogar
Pessoas me puxam e repreende
Fala que isso não presta
Que é para vagabundo e pouca gente.
Todos somos diferentes
Poucas pessoas são iguais
Procuram a igualdade
Em traços irreais.
- Relacionados
- Poemas para formatura que motivam reflexão e gratidão
- Poemas para finalistas da Universidade que inspiram novos caminhos
- Frases para discurso de formatura que inspiram as palavras certas
- Discurso de formatura (textos prontos e inspirações)
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de impacto que inspiram, motivam e transformam
- Frases para Conquistar
