Poemas para Fita de fim de Curso
"O oceano nunca deixou de ser grande porque pessoas não souberam nadar nele, então não deixe de ser você mesmo só porque alguém não soube te amar".
O verdadeiro educador não se ver como colaborador de uma gestão escolar, mas como professor de uma escola que pensa o seu projeto político pedagógico com o foco no aluno e não nos interesses políticos de um sistema que mantém a rede de ensino, a qual pertence.
Quando o professor usa de sua práxis pedagógica para educar para a sociedade, contribui para a transformação da escola, quanto instituição responsável pela construção de uma equidade social, em um aparelho ideológico do Estado, sendo assim ele não educa, mas molda seus alunos aos intereses sociais que o controla.
A educação verdadeiramente efetiva é aquela que transforma, não para a sociedade, mas para a humanidade, pois o ser social pode atender aos interesses da sociedade que o formou, mas isso não assegura que o mesmo seja socialmente humano.
Quando procuramos uma solução para os nossos problemas, fugindo do real motivo que os ocasionam, não só não conseguimos resolver o que queremos, como podemos ser conduzidos a um mar de demônios inavegável.
Enquanto a escola não desconectar com o passado que a estrutura, não irá conseguir transformar a realidade de ineficiência que a mesma adquiriu ao longo da história.
O exaustivo discurso que ouvi, quanto educador, durante toda a pandemia foi que "temos que nos reinventar". Na verdade, acredito que a educação nunca saiu do passado porque estamos apenas nos reinventando e mantendo a práxis distorcida da fala.
Perdemos mais tempo querendo entender o que não conseguimos compreender do que vivendo para usufruir do que nos já conhecido.
Infelizmente só conseguimos enxergar, na maioria das vezes, o quão estamos errados sobre o que verdadeiramente importa para nossas vidas, quando temos gasto muito tempo dela procurando o que nos faz sentido na vida. Tudo na vida tem a sua particularidade motivacional e isso que a torna dinâmica.
Não vejo sentido passarmos pela vida sem deixar marcas, então, o importante é procurarmos saber de que forma pretenderemos marcar as nossas vidas.
Na busca por respostas que inexistem, as que procuro pelo sentido da vida são as que mais me incomodam. Não por saber que nunca as terei, mas pela certeza de que as mesmas me mostrariam que eu não encontraria sentido no que busco.
Como educar para a humanização, se o sistema não é humanitário? Logo, os problemas educacionais de nosso país é estrutural.
Quando penso em um paradigma humano contemporâneo, concentro-me no narcisismo egocêntrico em busca do poder, que irracionalmente o conduz a autodestruíção no sentido macro da espécie humana.
Um grande erro é supervalorizarmos momentos de nossas vidas, pois os mesmos são apenas parte de um todo que nos compõem ao longo dos anos, logo, cada um tem a sua importância devida, não havendo maiores ou melhores, sendo assim, ao atribuirmos atenção demasiada para um determinado evento, podemos estar desmerecendo outros quão importantes eles possam ser para nós.
Se abrirmos os olhos para além dos movimentos das pálpebras, enxergaremos que a verdade das coisas pode estar desfocada pela fonte de luz que a emite.
Não há nada melhor do que esoerar a confirmação de que a tempestade tenha passado, para sabermos se ela foi realmente devastosa, do contrário é aumentar o sofrimento.
A saúde é a mestra de todos os sentidos, sem ela a vida resume-se à insignificância dos seus possíveis desejos anteriores.
- Relacionados
- Poemas para formatura que motivam reflexão e gratidão
- Poemas para finalistas da Universidade que inspiram novos caminhos
- Dedicatórias para finalistas do secundário e do 4º Ano: frases que marcam uma nova fase
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de impacto que inspiram, motivam e transformam
- Frases para Conquistar
