Poemas para Alguem que Morreu
"Amar alguém que só ama a si mesmo é como gritar num poço: quanto mais você tenta ser ouvido, mais o eco devolve o vazio."
Amar alguém é difícil, como caminhar em uma trilha de espinhos. Cada lugar que olhamos têm desafios difentes, mais o final sempre é o mesmo.
Santo Deus, há tanto o que dizer, mas são palavras vazias e muitas vezes insensatas de alguém que enxerga a autodepreciação do tempo. Eu não consigo expressar a artificialidade que eles querem, e tenho enxergado a vida de uma maneira dolorida. E a quem acredita que eu veja de maneira distorcida, mas eles vivem na distorção e acreditam que o fato de que vivem é o certo e ignoram o que é indiferente ao que pensam. Eu penso em findar tudo, mas o único poder que tenho é de dobrar os joelhos e confiar na sua vontade, ó Pai: viver um dia de cada vez, mesmo enquanto não vivo. Não sei há quanto tempo deixei de ser eu e de suportar coisas que eu não deveria. Minha indignação, o meu tempo e o meu falar não têm muito valor num mundo onde se rotula “resultado” o fruto de tudo — fruto enganoso que leva à indecência e faz a gente perdidamente esquecer do que de fato importa, que é carregar a sua cruz por cada canto deste mundo que criaste com tanto amor. Pai, não deixa o meu ser se corromper para esse mundo, mas faz esse mundo se corromper pelo meu ser — não porque eu sou bom, mas porque tu, ó Pai, és bom —, e que o caminho que eu percorra desmorone, e que meus olhos possam voltar ao seu propósito.
Quando o coração se anula para manter alguém por perto, o amor deixa de ser abrigo e se torna prisão.
“Quem se apaixona precisa entender: amar alguém é lidar com as marcas que o tempo deixou — não com o passado que você idealizou.”
Situações de desespero revelam um outro eu que vive dentro de nós, alguém capaz muitas vezes de fazer coisas não muito admiráveis.
A busca de encontrar alguém para viver em comum cessa quando você se encontra, porque, como ter alguém certo para conviver, se você não sabe certo quem você é.
Não dá pra descrever a dor e o estrago, que é ver alguém que já foi tudo em sua vida, escolhendo ser só mais uma na vida de outro.
Se podes ajudar alguém, faça-o. Ser procurado para auxiliar alguém é um sinal de que és alguém capacitado para tanto. E se és capaz de tirar dúvidas, esclarecer, guiar pessoas perdidas (lato sensu), é porque trazes Luz dentro de ti. É porque és feito(a) de Luz.
"As pessoas dão aquilo que são, então quando te alertão sobre alguém, acredite, a pessoa é exatamente tudo o que falam"
“Quando alguém trai quem o ama por quem só o usa, descobre no fim que o castigo do engano é acordar só no próprio vazio.”
Quando ferimos o orgulho de alguém, não se tenta resolver com palavrões, se tenta irremediavelmente usar a humildade acompanhada de profundo respeito, isso não se humilhar, mas sim um fala silenciosa de uma pessoa digna que reconheceu que errou.
O facto de alguém o considerar seu inimigo não implica que essa pessoa seja, de facto, sua inimiga, tal como o facto de o considerar seu inimigo não significa que sejam, de facto, inimigos.
Não há relado que o Diabo carregou alguém para o inferno, todos que lá estão foram por suas próprias ações.
Cada vez que alguém escolhe amar em vez de odiar, perdoar em vez de vingar, acolher em vez de excluir - está interrompendo, ainda que em pequena escala, o ciclo de guerra que vive no âmago do coração humano.
