Poemas Nao quero dizer Adeus
AUSÊNCIA.
Estamos distantes um do outro, nossas agendas não coincidem. Eu sempre estou ao seu lado nos melhores e piores momentos, mas você só aparece quando estou bem. Você sabe que naquele dia, quando disse que não queria ver ninguém na minha frente, eu não te coloquei como ninguém. Eu só queria que você entendesse que para mim você nunca será ninguém, você sempre será tudo para mim. E naquele dia, você se fez de ninguém, porque nem você apareceu.
PERSONAGEM.
Não em todas as ocasiões em que fui eu queria ir, nem em todas as vezes que eu fiquei eu queria ficar.
Chorei quando deveria sorrir, sorri quando deveria chorar.
Tive muita vontade de ser forte quando estava fraquejando, senti vontade de fraquejar quando estava sendo forte.
Nos dias exaustivos, eu queria estar calmo mas fui me moldando, fui me lapidando. Com o tempo, fui aprendendo.
Hoje, nada mais me apavora, é que no final da história, ninguém se importa com os autores, só querem saber como terminou o personagem.
CONSTELAÇÃO.
Você está vendo o brilho daquela estrela! Elas estão distantes, não é?
Sabia que era assim que eu te via, mas de tanto te observar, você foi se aproximando devagarinho, como se não quisesse nada.
Aos poucos, foi chegando mais perto, me deixando sem jeito e conquistando meu mundo, minha confiança.
Com o passar dos dias, fui me acostumando com você, fui me entregando e sentindo prazer em estar ao seu lado.
Nas noites em que você não aparecia parecia que as noites não passavam, as estrelas já não brilhavam.
Você foi tão importante na minha vida que, nas minhas noites escuras, era você quem mais brilhava quando chegava.
Para mim, nada mais faltava. Na minha constelação, você era a única estrela que se encaixava.
SINTOMAS QUE NÃO SE CURAM.
Para alguns, o mundo é uma ferida, para outros, uma cicatriz que está prestes a sarar, mas há pessoas para as quais o mundo é uma imensa saudade. As feridas se curam, as cicatrizes desaparecem, mas a saudade sempre permanecerá.
A VERDADEIRA MULHER.
A verdadeira mulher não se importa com quanto você ganha, ela não está interessada no seu salário.
A verdadeira mulher concorda em sair com você para qualquer lugar sem esperar nada em troca, ela sai com você sem pensar em ser bancada.
A verdadeira mulher não está interessada em pedir pix para pagar isso ou aquilo, ou em trocar fotos íntimas.
A verdadeira mulher nunca espera ser sustentada por ninguém, por que ela é dona do seu próprio dinheiro, ela é dona da sua própria vontade, é ela quem manda nos seus próprios desejos.
Ela é dona das suas próprias vaidades, em troca de tudo o que ela tem, a verdadeira mulher não abre mão da sua liberdade para ser mandada por ninguém.
O FRACASSADO.
O fracasso do homem não condiz com o que ele diz, mais com o que ele faz. Se ele for bom no que faz, ele será feliz naquilo que aprendeu a fazer. Mas se ele for bom no que faz, e fala sem perceber o que tá falando, certamente será infeliz naquilo
que fala.
VIVA INTENSAMENTE.
A vida não pode ser contida em um abraço, mas o que seria da vida sem abraços?
A vida não pode ser contida em um sorriso, mas o que seria da vida se as pessoas não sorrissem?
A vida não pode ser contida em um olhar, mas o que seria da vida se todos fossem cegos?
A vida não pode ser contida no pensamento, mas seria impossível viver sem pensar.
A vida não pode ser contida na palma da mão, mas seria sem graça viver sem ter a mão para abrir.
A vida é muito maior do que tudo o que possuímos, sem ela não seríamos nada.
Viva abraçando, sorrindo, veja com mais amor, abra a mão para receber as pessoas que vêm ao seu encontro.
A vida se torna mais bela quando apreciamos as pessoas ao nosso redor.
APRENDA SE CURAR SOZINHO.
Ainda não encontraram uma solução para a saudade porque nenhum médico emitiu um atestado de óbito dizendo que a causa da morte foi a ausência, e aos poucos essa ausência se transformou em saudades.
Nunca encontraram a cura para o amor, nunca ouvi falar de alguém enlouquecendo por amar, nunca vi uma pessoa sendo internada em um hospício por amor.
São coisas que não podemos ver, apenas sentir, às vezes elas nos consomem por dentro, e no fundo, ninguém quer saber das suas dores, ninguém quer saber dos seus amores.
Esteja preparado para curar suas próprias feridas.
MEDO DE AMA.
Algumas mulheres têm medo de se envolver em um relacionamentos, é por que ainda não encontraram um homem que as faça sentir amadas.
Talvez a primeira experiência tenha sido tão marcante na sua vida que muitas delas acabam desperdiçandonovas oportunidades de encontrar um novo amor.
Por causa de pessoas que não souberam valorizar-se.
Não permita que as sequelas deixada por uma pessoa ruim destrua seu futuro.
Viva, ame como se nunca tivesse amado finja que é asua primeira vez, diga quer você não perdeu nada afinal quem saiu perdendo foi quem não soubete valorizar.
O MUNDO NÃO GIRA, ELE CAPOTA.
Enquanto eu mostrava meu amor por você, você experimentava outros beijos, enquanto eu abria aquela porta, você fechava os olhos para não ver o que estava fazendo comigo, foi como levar um tiro pelas costas, maldita hora em que abri a porta, eu deveria tê-la fechado, ter ido embora, mas meus pés ficaram presos no chão, meu coração parou de bater, fiquei chocado ao ver você nos braços de outra pessoa que não sou eu, triste por nós dois, triste pelo nosso amor, você tirou minha voz, meu chão e o mundo que construímos juntos, tudo desabou diante de mim, acabou, não há mais volta, considero você como morta, nunca mais abrirei a porta para você, egoísta idiota, o mundo não gira, ele capota.
METODOS.
Não há um método perfeito para alcançar o sucesso, é necessário experimentar diferentes métodos todos os dias para ter sucesso naquilo que você faz.
MÃES NÃO TIRA FÉRIAS.
A mãe sempre está certa, somos nós que somos teimosos. Vocês já pararam para pensar que quando chegamos na casa da mãe, ela se torna a nossa casa?
Mas quando a mãe está na nossa casa, parece que ela está na casa de um amigo.
Quando estamos na casa da nossa mãe, deitamos no sofá, na cama. Mas quando ela vem para nossa casa, ela cochila na cadeira e não quer dormir na cama, nem no sofá.
Quando vamos passar férias na casa da mãe, ela se torna nossa cozinheira favorita. Com o passar do tempo, ela nos visita e ficamos muito felizes. Pedimos logo para ela fazer aquela carne, aquele feijão.
Na casa da mãe, nós controlamos a televisão, enquanto ela toma conta do fogão. Mudamos de canal o tempo todo, mas a mãe parece que não muda de tempero, sempre tem aquele sabor especial.
Quando vamos para a casa da mãe, ela gosta de lavar nossas roupas. Acho que é para ver se ainda temos aquele cheiro que é o melhor perfume para ela.
Mas quando ela vem para nossa casa, é ela quem lava nossas roupas também. Ela costura aquela calça rasgada. Mãe nunca tira férias, sempre tem algo para fazer.
A verdade é que as mães fazem tanto pelos filhos que o filho nunca poderá retribuir tudo o que a mãe fez por ele.
DESVIO DE ROTA.
Quando pego no meu celular e não vejo mensagem sua, sinto-me do mesmo jeito que quando chego em casa e não te encontro, ainda mas sabendo que ontem a noite a gente descutiu.
Já hoje quando acordo vejo somente uma mensagem sua desejando-me bom dia, mas como posso ter um bom dia, se ontem a noite a gente acabou brigando.
Apesar de hoje a gente já ter se falado. Mesmo assim eu não estou bem. Você sabe que a gente nunca tinha brigado.
Para terminar ontem a noite foi um pesadelo não conseguir pegar no sono, já tava quase dormindo quando o carro da empresa chegou buzinando, tiver que sair as presas, o trabalho estava me esperando.
No trabalho ninguém que saber se dormir bem. Eles querem e que faço o que vir fazer.
Poxa de vida, o trabalho só ver isso, será que não olharam meus olhos saindo lágrimas, hoje infelizmente não vou produzir nada, eu não estou bem, já são meio dia, hora do almoço, e a única coisa que fiz foi pensar em você.
Daqui umas horas o carro volta para mim levar para sua casa, e você sabe quanto eu que a gente precisa conversar, não tô nem ai para quem reclamar dizendo que tô fazendo desvio de rota.
Podem falarem o que quiser de mim, só não vou da o gosto de ninguém destruir nosso amor. Eles podem me dizer que a obrigação da empresa seria me leva pra casa.
Só que o desvio de rota para mim seria deixar o nosso amor chegar ao fim, por isso eu vir saber. Por que você desistiu tão fácil de mim.
NA ZONA DE CONFORTO NADA ACONTECE.
A vida é como uma flauta; ela não emite sempre o mesmo som. O flautista está constantemente se esforçando para atingir o volume máximo e, assim, alcançar seus objetivos. Quanto mais força ele aplica, mais alto o som da flauta se torna.
Da mesma forma, acontece com o cavalo. Quando ele começa a correr, o barulho de suas patas é quase inaudível. À medida que aumenta a velocidade, o som das patas ao tocar o chão se torna mais intenso, permitindo que ele chegue mais rápido aos seus objetivos.
Na vida, não é diferente. Quando ninguém te ouvir, aumente o volume do seu grito; quando perceber que não conseguirá alcançar seus objetivos, corra.
Não se acomode na zona de conforto, pois nada acontece lá.
Para ter sucesso na vida, toque como um flautista. Ou corra como um cavalo, sempre buscando a velocidade ideal para alcançar seus objetivos.
Na vida tudo passa só não passa essa saudade e esse amor imenso que eu sinto por você.
E é essa saudade e esse amor que me faz lembrar de você a cada segundo que respiro.
Acho que só vou conseguir te esquecer quando um pintor transferir para uma tela o barulho de uma pétala caindo, molhada de orvalho que corre sob minhas faces como lágrimas suplicando sua presença que me faz tanta falta.
Constantemente pensamos no que queremos.
E o que queremos vem.
A princípio a ficha não cai.
E então,
O universo dá choques para a ficha cair.
Se a ficha cai rápido o choque é curto.
Se a ficha demora cair o choque é longo...
Se você me fizer um mal
Independente do tamanho
Eu não vou conseguir dormir.
Vou ter dor de cabeça
E dor de estômago.
Vou acúmular frases
E vomitar para alertar
A quem possa interessar.
Fiz uma análise introspetiva sobre mim e concluí que não existem refeições gratuitas. Há sempre uma causa-efeito, uma consequência. Ninguém dá nada a ninguém a troco de nada.
O segredo está no alcance, no retorno material ou imaterial e nas expectativas altas ou baixas do mesmo.
Passo a explicar-me.
A verdadeira caridade não é dar o que temos a mais, ou que já não gostamos, ou quando não utilizamos ou melhor, o que não nos faz falta...a verdadeira caridade é partilhar um osso com um cão quando temos a mesma fome ou mais que o pobre cão.
Não há caridade sem amor já sabiamente escrevia São Paulo aos Coríntios. O verdadeiro amor envolve sacrifício, entrega total e nunca parcial.
Contam-se, hoje, pelos dedos os verdadeiros beneficentes...
A porta da Igreja De São Gonçalo está fechada.
Não poderei adorar o Meu Jesus tão cedo. Lá terei de esperar e desesperar.
Toca o sino. São 12h30.
Há silêncio no adro da Igreja.
Onde estão as crianças?
Vejo um cão a chafurdar na terra. Mais ninguém.
Alguns carros apressados cujos condutores conversam amenamente.
É Domingo. O dia do Senhor – 17 de Julho de 2022 – Festa do Santíssimo Sacramento na Igreja de São Gonçalo, no Funchal.
Por detrás de mim, mulheres chorosas com coroas-de-Henrique visitam os seus entes queridos que dormem em paz na “Quinta dos Calados”, a quinta que ninguém gosta de lá pernoitar e os que lá habitam jamais poderão sair com o seu próprio pé.
À minha frente, contemplo o azul do mar no horizonte.
Escrevo a lápis com apoio de uma capa de elásticos semidura que contém os meus currículos. Levo-os sempre comigo na esperança de obter um emprego anunciado numa simples vitrine.
Nunca obtive qualquer resposta dos mesmos…certamente, irão para o recetáculo de lixo mais próximo…quem diria?! Depositado numa vasilha onde se reúnem coisas provenientes de diferentes origens. Ali, estou eu, sepultada, profissionalmente e academicamente.
Mais uma badalada. São 13h.
Silêncio sepulcral.
Despeço-me do tempo com um até breve.
“E o dinheiro e o Ego bloquearam a mente dos já ignorantes, para que esses não percebam a realidade mesmo que com evidências”
Hermenêutica:
2º Coríntios 4:4
