Poemas Lindos
Um dia
.
Se a felicidade fosse um lugar
Nele eu ficaria só pra me refugiar,
Nesse lugar do tudo eu posso
À incerteza do nada tenho,
Eu me poria a caminhar.
.
Nos dias tristes eu me alegro
Por saber que vai passar,
Nos dias bons eu me deleito
Até que volte a caminhar...
.
E na balança do equilíbrio,
A tristeza já perece
No mesmo intenso que me dói
Fazendo a alma se alegrar.
.
Se nada sou, eu tudo tenho
O quanto eu vivo pra sonhar,
Se tudo sou, eu nada tenho
Se não encontro o meu lugar.
.
Serei eu feliz por mais um dia
Estando nele à caminhar,
E a tristeza que me veio
Não teima agora em ficar.
.
Edney Valentim Araújo
Por quê
Por que brilhas de felicidade
Só de ver a minha amada?
Ó olhos meus!...
Por que pulsas acelerado
Em meu peito a palpitar?
Ó meu coração!...
Por que flutuas leve e solto
Lá nas nuvens a sonhar?
Ó pensamentos meus!...
Vá de encontro a ela...
Ficarei a só por um instante.
Vá se encher do seu amor e esbaldar-se de alegria.
Está tão perto a minha amada
Que sinto até o teu calor.
Saiba dela o que pensas e se aqui me viu passar.
Edney Valentim Araújo
Somos criados ouvindo que não devemos ser ambiciosos, que dinheiro não traz felicidade e as vezes até que rico não presta. Mas ninguém explica o que é ambição e o que é ganância, acaba que todos confundimos com ganância.
Ambição é bom, é o desejo de alcançar objetivos maiores sempre. É algo que te deixa focado, te mantém no caminho certo e te orienta nas decisões, a fim de te fazer escolher sempre aquilo que te deixa mais próximo do objetivo. Não está atrelado a coisas ruins como inveja ou falta de escrúpulos, o que está atrelada à isso é a ganância.
Ganância, é o sentimento torpe de querer sempre mais, independente do caminho que se tenha que tomar pra isso. É sentimento muitas vezes movido pela inveja e cobiça do que é alheio. Também pode ser movido por complexos de inferioridade, raiva e outras coisas.
Então o que fazer?
Tenha ambição. Agora que você já sabe que essa é boa e vai te manter focado nos objetivos da vida. Sonhe alto e vá atrás daquilo que quer. E não se importe se não der certo de primeira. Tente até conseguir, seja em formação académica, concursos ou negócios.
O êxito vem pela determinação!
Decidi buscar a minha felicidade, a minha paz, o meu refúgio.
Muitas vezes nos acomodamos e deixamos de lado nossos desejos, outras apenas despercebemos que o temos. Guardamos nas gavetas nossos sonhos e esquecemos de abri-las. Sim nem sempre é fácil, nem sempre vai ser possível. Mas e se você não tentar? Se você deixar de buscar ? Se você se perder no meio do teu caminho? Já imaginou o que pode está além do horizonte? As vezes na vida encontramos situações que nos tiram o chão, mas isso não nos deve fazer desistir. A raiz nem é vista, mas é ela que sustenta toda árvore. Um dia a vida te surpreende e te encanta, te faz renascer , te faz voar . Mas você precisa ter coragem! Você precisa ter fé e acreditar. Você precisa confiar em você. Tenha determinação e repita:
O que estiver ao meu alcance farei. Não deixarei que o medo me impeça de tentar. A fé será o impulso para voar em meus sonhos.
____ Lene Dantas.
O poeta Vicente de Carvalho, em 1917, afirma sobre a felicidade:
" Existe, sim : mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos"
Nenhum poeta moderno ousou afirmar que a tal felicidade é processo, é caminhada, é a simplicidade da ingênua busca, é o esperar pela festa e não o evento em si, é o ritual de acordar todos os dias correndo atrás de uma força invisível que está exatamente ali, dentro de cada um.
Vamos viver sem medo do amanhã, somando conquistas, conhecer novos amores e almejar a felicidade?
A única chance de não dá certo, é se não tentarmos.
A vida....Se puder amar, ame.
Se puder sofrer, sofra.
Se tiver que construir a felicidade, que seja feliz.
Quando tiver que chorar, chore.
Mas sorria também.
Nunca deixe de viver.
Nunca deixe de sonhar.
Nunca deixe de ser você mesmo.
Viva o presente como se fosse o seu último dia.
Seja e faça, todos ao seu redor serem especiais.
Morrer.... Acabou.
Não chora, não sorri, não se entristece, não sofre,.
Enfim...Sem definição. Sem sentido, só lembranças de quem ficou.
Vida é a definição de quem está vivo.
DORME MINH'ALMA
Que felicidade, que maldita sorte!
Conseguir que a minha durma!
Mesmo sem ser já na morte
Nem nas vésperas da soturna!
Dorme, minha alma, dorme
Em teus lençóis, tão tranquila
Enquanto descansa a fome,
Da minha miséria sibila.
Ó, forças da natureza,
Deixai minh'alma dormir
Em silêncio e singeleza,
Na incerteza do que há de vir...
Lá, pelas encostas da vida,
Naquelas montanhas de calma,
Eu peço, eu rogo à gente dormida,
Que deixem dormir a minh'alma!
(Carlos De Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 02-08-2022)
Sai de casa
em busca da felicidade
depois de rodar o mundo descobri quedeveria voltar
para reencontrá-la
Meu amor
está na felicidade de todos
os dias estar ao seu ladoe poder dividir cada minuto
de nossas vidas
Me chame
Me chame de amor
e te darei a felicidade
Me chame de vida
e te darei a cumplicidade
Me chame de bem
e te darei a fidelidade
Me chame de querido
e te darei a companhia
Me chame pelo nome
e saberás que és única
ORAÇÃO PARA A SEMANA
Senhor, peço-lhe que esta semana seja repleta de felicidade, saúde e paz, no lar, no trabalho, no estudo ou em qualquer outro lugar em que eu possa estar; que me cubra com seu manto de proteção para que nenhum mal me atinja; que o amor, o perdão, a bondade e a caridade estejam sempre presentes; que guie meus passos para que eu não cometa nenhuma maldade; que eu tenha perseverança para cumprir as metas que estabeleci e nunca delas desista. Rogo-lhe, Senhor, que esteja sempre comigo, renovando minhas forças a cada amanhecer, para que possa prosseguir e continuar evoluindo no belo ciclo da vida. Amém.
"Segue teu rumo
A felicidade está ao seu alcance
segue teu caminho
A vida tem pressa
Vai ser Feliz!"
Será que algum dia conseguirei explicar,
Como a felicidade alheia pode me alegrar?
Parece besteira, eu sei, não lhe julgo
Mas um simples sorriso muda meu mundo
FELICIDADE POR LINHAS TORTAS
Minha carruagem quebrou, meu cavalo branco morreu. Pra onde foi nosso amor, que da escuridão não padeceu? Nem fada madrinha dá jeito quando a gente vacila no amor. O ódio toma conta do pensamento e do coração toma conta o rancor.
É sangue nos olhos de quem é enganado. A faca nos dentes pela traição. É pura cólera. É uma fúria de titãs. O desejo de vingança quebra o último fio de esperança de reatar o laço.
Devemos pensar bem antes de ferir um sentimento. Colocar-se no lugar do outro antes de agir por impulso. Compaixão e empatia. Um vaso quando quebrado, nós podemos até colar, mas não como o imaginado, igual nunca ficará.
A raiva do outro é aceitável e se redimir começa com a desculpa, um real arrependimento para que viva de novo um amor sem impedimento.
Se o perdão de seu amor fora concedido, comece de novo, construa uma nova carruagem e desta vez deixe que o amor guie seu caminho.
Talvez esse erro faça o romance amadurecer, crescer e dar um novo passo para o futuro que, juntos, criarão um elo forte, uma aliança compacta, um amor que mesmo complexo, com altitudes onde já foi difícil de respirar, deu a volta por cima em prol de amar.
Às vezes a felicidade vem por linhas tortas, demora a chegar, faz o caminho mais difícil, passa por vários testes, mas ela sempre vem e não importa pra quem. Pense antes de fazer o errado. Você pode não ter duas chances.
Em Tempo à Tempo
É tempo de tudo aquilo que não é eterno, felicidade anda na primeira classe e o devaneio no seu assento.
O universo é uma zona infinita, capitalismo é a consolidação do desejo como motor e tudo o que percebo no mundo, percebo em mim. Isto nada mais é do que o meu corpo afetado pelo mundo,gênio é alguém que rearticula de maneira mais criativa que os outros, uma polifonia discursiva à disposição. Por isso, é melhor que os dois tenham razão, para que o amor seja rico e possamos amar na falta, alegrando-nos com o que já se encontra à nossa disposição.
Ocorrência Eventual
Felicidade é uma vibração intensa, momento pelo qual, sinto a vida em plenitude dentro de mim e, quero que isso se eternize.
A felicidade não é um estado contínuo, é uma ocorrência eventual,só sentimos felicidade, porquê não é contínua.
