Poemas em Homenagem a Mulher

Cerca de 24043 poemas em Homenagem a Mulher

⁠Março chegou!

Vamos celebrar nossas conquistas!

Direitos iguais;
sem distinções sexuais.
Salários iguais;
lideranças femininas, normais!
Significados plurais;
liberdades totais,
nada demais!

Vamos comemorar nossas conquistas!

Em meu corpo ninguém mexe!
E os estupros só crescem;
A polícia não debanda,
mas as leis ainda são brandas.
Relacionamentos arruinados,
culminando com a morte.
Porquê os “garotos mimados”
diante de um NÃO, perdem o norte!
E no campo ou na cidade
mulheres são eliminadas
e cresce a impunidade
com milhares, assassinadas!

Inserida por LuizaCastro22

⁠Intensa

Clarice, quem foi que disse
que nasceste pra solidão?
Embora o vazio existisse,
havia em ti, turbilhão!

Dona de um espírito inquieto,
de névoa e melancolia,
brotavam de seu cérebro, frenético
versos de pura ousadia.

Seus poemas eram tristezas
transbordando seu sentimento;
neles havia beleza,
nunca contentamento.

Era composta por urgências;
tinha pressa de viver!
Tristezas e alegrias intensas
ninguém a conseguia entender.

De seus princípios convicta,
muito à frente do seu tempo!
Uma mulher decidida,
que recusava fragmentos!

(Poesia publicada no livro "100 anos de Clarice" - pág.45
(Editora: Selo Editorial Independente- 2020)

Inserida por LuizaCastro22

⁠Como pode um ser tão complicado e tão simples ao mesmo tempo?
Um mar tempestuoso, mas basta uma pitada de carinho e esse mesmo mar se torna calmaria,
Tão forte, porém tão sensível, o que a define?
A necessidade,
Como pode características tão distintas descreverem uma só pessoa;
És o que és; única, decidida, amorosa... Entre tantas outras coisas boas,
Bem assim, uma Mulher!

Inserida por Marioolavo

⁠Corre...
Corre contra o vento
Corre contra o tempo e com seu jeito peculiar, por favor continue a escrever a história de tudo que você tem a nos ensinar.
Não, não é um simples ato de devoção, acredito que a palavra certa seja admirar.

Admiro então a sutileza, a leveza, a força que te faz criar, que te faz correr, que te faz buscar e como mágica faz nascer do asfalto flores para cultivar.
Não sei quem inventou que o homem estava a sua frente e sua função é a de servir, obedecer e procriar. No mínimo foi um macho destes frustrados que tem medo de se colocar no seu devido lugar,

Ah, seres divinos quisera eu ter a capacidade de mil coisas fazer e ao mesmo tempo cuidar,
Quisera eu descobrir a mágica de ser leve como o vento e de ter a força de um furacão que se encontra com o por do sol no mar

Quisera eu descobrir como se mistura o tempo, o vento, a liderança e a sutileza do olhar.
Coisa que vocês fazem muito bem e se a vida fosse uma competição, tenho certeza que estariam sempre em primeiro lugar.

Com vocês aprendi que não é com rispidez que se ganha, ganha quem tem sapiência, dosa força e leveza para tudo isso misturar
Com vocês aprendi como pedir com voz mansa pra mais rápido conseguir o que naquela hora eu precisar
Com vocês eu aprendi como resolver mil coisas aqui, ali em todo lugar, e ao mesmo tempo aprendi a alquimia da mistura dos verbos lutar e amar.

Feliz dia das mulheres, feliz 8 de março, um dia entre tantos que são teus.

Inserida por JRRPEREIRA

⁠Porque o TEU dia, é, foram, são e serão todos os desta Terra existentes, enquanto na humanidade houver nascer!!! A TI, LINDO SER, a que chamamos MULHER, com o CARINHO DO AMOR; dedico esta humilde balada:

A TI MULHER:

Ó LINDA MÃE, LINDA MULHER;
Ó TAL PRA TODA A ETERNIDADE;
TENS TUDO O QUE A GENTE EM TI QUER;
POR SERES MÃE DA HUMANIDADE.

És LINDA MÃE, P'RA A ETERNIDADE;
Pois ÉS AMOR, que JAMAIS finda;
Por TEUS AMARES, de irmandade;
ÉS desta vida, A MUSA LINDA!
O TEU AMAR, tem a tal vontade;
Tão FORTE, que fica em saudade;
Pois NASCESTE, pra na VERDADE:
Seres a MÃE da humanidade.

De todas as CAUSAS criadas;
Na nossa Linda natureza;
TU TENS a beleza das fadas;
Que as lindas flores, embeleza!
Tens da Ternura O BOM sabor;
Que TE faz MÃE, mas de VERDADE;
Pra tão recheada de AMOR;
Seres a MÃE da humanidade.

Bem-hajas; Ó LINDA MULHER;
Por teres em TI, o bom saber;
Que todo nosso viver quer;
Para se transformar num SER.
BENDITA SEJAS; por TAL SERES!...
E BENDITA seja A VONTADE;
Que em Ti se deu; PRA MERECERES:
Seres a MÃE da humanidade.

Bendita sejas por tão teres;
Em ti, tal tamanha beldade;
Que nada mais é que um tão seres:
A Mãe de toda a humanidade!

Com o Carinho do AMOR, a TODAS vós MULHERES; dedico
este pensar.

Inserida por manuel_santos_1

Ela é como as estações do ano, quente e as vezes fria
linda e cheia de charme
Mas em cada uma tem sua beleza para aquele que tem bons olhos 🖤

Inserida por larson_campos_wylde

Entre as nuvens...
Vejo o que não via,
talvez porque alguém abriu meus olhos,
Um alguém que não conhecia,
Uma mulher perdida no tempo,
Tem alguém que me ajudaria?

Inserida por Regilane

Apocalipse

O dragão vermelho saiu para destruir as nações da terra lançando a sua praga em todos os continentes. Como ele quer o domínio de todas as consciências, tem por objetivo maior, destruir a mulher mais poderosa do planeta, que está sempre gritando por liberdade com a sua tocha flamejante em punho e que tem seus pés fincados numa rocha. Essa mãe gentil luta pelos seus filhos e vai derrotar esse dragão vermelho com suas moléstias e lançá_lo no fogo do inferno, que foi de onde veio.
Viva a mulher virtuosa
Que tem Deus como um pai
E protetor
Viva a nossa liberdade
A nossa felicidade
A nossa paz
E o amor fraterno
Que temos
Uns pelos outros.
A vida é bela
E vale a pena,
Viver.

Inserida por PeregrinoCorrea

De seu ventre se faz vida, em teu colo proteção.
Sua presença traz certeza. Na distância, solidão.
Na mulher se tem a cura, de quem cruza seu caminho,
Será sempre inspiração.

⁠"Tu és sonho, sardas e arrogância... teu ascendente desconheço, áries é fogo;
Exala medo e discordância, discordando da minha ânsia pelo estar lúcida...
Não sou seu porto, sou folha solta, não desejo seu amor eterno mais, ou já não tenho... Mas quero o desejo que me cura, que faz meu corpo exalar liberdade, o que me torna mulher, não sua, mas nua, mulher, ainda desejo teu eu!"

Ane Ferreira
Libélua (O diário)

Inserida por AnneFerr

⁠Esse olhar lindo e cortês,
Essa pela clara com sua maciez,
Essa boca vermelha e apetitosa ,
Esse charme, elegância e sensatez...

Esse sorriso que salva o meu dia;
E alegra o meu mundo...
Que me faz pensar em vc a cada instante,
Pois não te esqueço nem por um segundo.

Vc é uma mulher que me identifica,
Tão charmosa, íntegra e bonita;
Tu és o meu prazer sem fim.

Vc é o meu presente enviado do Céu
Com a mais pura e suave essência
Valorosa pra mim é a tua existência.
Tu és a mulher perfeita pra mim.

Inserida por William_Cavalcante

⁠Nada foi fácil na minha vida, cada caminho aberto, foi com as minhas próprias mãos. Tive ajuda de muitas pessoas maravilhosas que facilitaram e adiantaram a minha caminhada, e sou muito grata por isso, mas sou eu quem dá cada passo.
Em 2020 eu estava destruída por dentro, não só fui agredida fisicamente, foi aberta uma ferida interna muito profunda. Mas desistir nunca foi uma opção para mim, embora já tenha passado pela minha cabeça várias vezes.
Segui em frente, firme no meu principal propósito: construir a vida que eu sempre sonhei.
Ao longo do caminho, fui soltando alguns pesos e ainda tenho muitos a soltar, mais uma vez tive ajuda, mas quem percorreu o caminho, quem sentiu todas as dores desse processo, fui eu.
Eu cheguei a desacreditar de mim e, sair do fundo do poço, requer muito amadurecimento e força de vontade.
Existem dores que doem tanto, que achamos que vamos morrer, mas se não nos apegarmos a elas e focarmos no aprendizado, renascemos.
Eu sou grata a todos os “algozes” que tive que enfrentar na minha vida, pois saí fortalecida de todas as situações que me machucaram profundamente.
Às vezes sinto que as músicas da Pink foram feitas pra mim, mas me traz a consciência de que muitas de nós mulheres vivemos e continuamos vivendo situações muito parecidas.
Nada mais me intimida. Aquela Bartíria que tinha medo de se posicionar, não existe mais e eu sei as dores e as delícias de ser como sou.
E aos homens:
Acostumem-se com mulheres se posicionando, não confundam posicionamento com agressividade. Trata-se de limite!

Inserida por bartiriarocha

⁠A semiótica, em sua produção de sentidos, de significados, e da criação de uma imagem, que se configura através da análise do observador e do que é observado, nos mostra o quanto a fotografia é uma ferramenta poderosa para a auto percepção do ser humano. Com poderes absurdamente terapêuticos. Enquanto fotógrafos, ajudamos o outro a se descobrir através do nosso olhar. É terapêutico, é sinergético e tem o poder de curar. Se uma imagem se produz no seu cérebro após ver algo, é tudo explicado pela semiótica, esta ciência de todas as formas incríveis da linguagem. Por isso para cada ser humano, o significado de uma imagem produz diferentes percepções. A interpretação de um texto também. Ao fotografar uma mulher que se dedicou uma vida inteira a cuidar do outro, ela me disse, que tinha, certeza, de que não estavam ficando boas as fotos. Era uma externa. Ao pôr do sol. Parei por um instante, mostrei no visor o que eu estava vendo, uma captura que havia acabado de fazer dela. Ela se espantou. Chorou. Me disse, essa sou eu? E nesse momento, nesse exato momento, ela se vendo, ali, crua, sem edição, somente ela ao sol, foi ali, bem ali, que algo mudou, que uma chave virou, para sempre. Ela se ressignificou. Pois se permitiu. A imagem que ela havia formado de si ao longo dos anos, não vinha do olhar dela, e, sim, da falta do olhar do outro que a legitimasse como bela. Como seres sociais que somos, precisamos sim, além do espelho, daquele olhar que acolhe, daquele olhar que não julga, e nos devolve à nossa essência. E ali ela se viu. Solta e bela. Coberta pelo sol e pelo amor.
Adriana Adam
RP 3694

Inserida por Adrianacarvalhoadam

⁠ESPERAR VOCÊ
Minha vida se resume em esperar você.
Desde os dias com outros homens, esperei por você.
Desde as humilhações sexuais para agradar outros homens, esperava por você.
Quando estava frio, esperava você para cobrir meus pés.
Quando estava calor, esperava você para assoprar meu rosto.
Esperei você mesmo sem saber quem era você.
Só sei que esperei.
Esperei você.
Todos dias esperei e espero por você.
Espero você ir na academia.
Espero você chegar em casa.
Espero você ir tomar banho.
Espero você se arrumar para que depois de toda essa espera, eu espere você me ligar, para esperarmos juntos o sono chegar.
Esperei você viajar,
esperei até mesmo você voltar.
Esperei você chegar em minha casa e me abraçar.
Foi assim, esperando, que eu consegui tudo que eu queria: esperar até que um dia morássemos juntos, para esperar você chegar do trabalho e te encher de beijos, para esperar que você me pedisse em casamento, para esperar que você criasse filhos junto comigo.
Até esperar que você acorde com saudade de mim.
E esperar que você venha até mim, dizer que me ama, mesmo depois de esperar que você se desculpasse por gritar comigo.
Esperar você me desculpar enquanto você mesmo espera meu pedido de desculpas.
A vida é esperar por você.
E é esperando que eu aprendi o que é viver.
Espero que sua vida também espere a minha.

Inserida por mcsapia

⁠Ela é tenaz
como Afrodite.
É reincidente em ilicitude,
imponência e vicissitude.
É o plexo que irradia.
Tem a intensa inquietude.
É total, portanto desmedida,
linhas escritas e subentendidas.
Pisa sobre os extremos,
possui a inconstância lunar,
tem a ressonância solar,
mas é do fundo do mar
que emergem suas emoções.
Há pragmatismo em sua íris,
é a filha da Deusa Ísis.

Inserida por TatianaGraneti

Eulália Engracia Mandlate

⁠A vida é uma brevidade única e não pode ser diferente . Assin és tu minha alma. Em todos os momentos me coloco no seu colo pra fortificar o espírito e renascer a vida dando luz ao Amor puro de seus olhos radiantes.

Inserida por DelcioLuis

⁠Pra quem esta ferido
todo afeto é correspondência,
qualquer palavra bonita
preenche a carência.
O amor próprio é senão à rebeldia,
a insegurança só atrai gente vazia.
Se auto admirar inibi mentes
que buscam manipulação.
Olhar pra si mesmo com paixão,
anulando a falsa necessidade de ser forte,
porque nem você se suporta sobre pressão.
Fazer as pazes com sua consciência,
frear os medos e as urgências,
trarão mais respostas as dúvidas do coração.

Inserida por TatianaGraneti

Júlia Botelho. Estrela Incandescente

20 de abril de 2023.
Explosão de amor no mundo
Uma estrela que reluz
Luz incandescente
MULHER forte, guerreira
Meu mundo perfeito
Sabedoria do espelhamento
Fonte plena de sabedoria
Aquece a imaginação
Do Menino do Mucuri
Explosão de inspiração poética
Comburente que oxigena
Força energética da minha
Semântica axiológica
Fio condutor do poeta do Vale
Mulher cheia de amor
Me ensinou o valor da vida
Me deu bons ensinamentos
Respeito, princípios e valores
Eticidade e amor ao próximo
Me ensinou o caminho do dever
Me conduziu pelas veredas da retidão
Profusão de superação
Eterna professora da vida
Fonte das minhas conquistas
Que Deus lhe dê muita saúde e vida longa.
Feliz aniversário!
Por Ti meu coração jorra o sangue
Do amor verdadeiro e surreal.
JÚLIA BOTELHO
TE AMO ETERNAMENTE.⁠

Inserida por JBP2023

⁠Amor fraterno

Tempo de luar
Rasgando o firmamento
Com suas centelhas
A iluminar a fértil imaginação
Gente que brilha sob
Os estilhaços de luzes
Da dona Ângela Dantas
Exemplo de Mulher
Guerreira e pujante
Tudo isso somado
Ao aquecimento da fogueira
Ao balançar das folhas
Das árvores no alto
Sob o sacudir das bandeirolas
Dos acordes da ária revelando
Nuvens, estrelas, luzes
Amor, paz e alegria
Gente que constrói
Um mundo melhor
Para se viver
Amor fraterno

Inserida por JBP2023

⁠Apaixone por si... Pois encontrará o mais verdadeiro amor e também o mais gratificante.
Qdo percebemos que valorizar -se, admirar-se, agradar-se e presentear-se pode tornar seu Eu interno mais forte, entendemos que a única pessoa responsável pela nossa felicidade somos nós!
Sem ilusão, sem cobrança, sem expectativas e sem vitimismo.
Amar a si é determinar quem pode entrar em sua vida e intimidade, mas ainda delimitando o espaço que não lhe compete.
Apaixonar-se por VC mesma e realmente libertador ❣️"

Inserida por cris_mendes_1