Poemas Espirituais
Será talvez afirmado que a falta de sentido do Imutável ou de apreciação de valores ou funções estáticas evidencia uma falta correspondente de inteligência metafísica; isto é verdade para a maioria – de uma forma que é necessariamente relativa – mas não exclui de forma alguma a presença da metafísica e da contemplatividade, de modo que seria um erro concluir que o Ocidente não possui nada a este respeito e tem tudo a aprender com o Oriente. É verdade que seria do maior interesse da elite ocidental inspirar-se na doutrina vedântica e assimilar completamente a noção-chave de Māyā in divinis, embora esta noção possa ser encontrada em alguém como Meister Eckhart e, sem dúvida, também em outros de forma mais ou menos incidental; mas, em última análise, a intelectualidade não depende inteiramente desta noção, como é provado pelo Tomismo e pelo Vedānta Vishnuita. Grosso modo, o Ocidente possui tudo o que é essencial, mas não quer ouvir falar disso, e nisso consiste o seu drama e o seu absurdo.
Durante toda a minha vida, busquei compreender as nuances e encontrar respostas para os fenômenos da espiritualidade, mesmo sabendo que talvez jamais as alcançasse. Agora percebo que, mais valioso do que qualquer resposta que pudesse obter, foi o próprio caminho que trilhei até aqui, o qual já me trouxe plena satisfação.
Um equívoco muito frequente entre novos adeptos é o de se julgarem mestres após alguns meses de estudo. O Espiritismo é uma Ciência imensa, como bem sabeis, e experiência em sua prática não se adquire senão com o tempo, aliás como em todas as coisas. Essa pretensão de não mais necessitar de conselhos, e de se julgar acima de todos, é uma prova de insuficiência, pois foge a um dos primeiros preceitos da doutrina: a modéstia e a humildade.
Pode-se ver que as instruções dadas na América sobre a caridade e a fraternidade não cedem em nada às que são dadas na Europa. É o elo que unirá os habitantes dos dois mundos.
Tão certo é que, levantando contra si os interesses e os preconceitos que elas ferem, as grandes verdades novas não se podem firmar sem luta e sem fazer mártires.
A este respeito já se opera uma notável mudança, de algum tempo para cá. Já se fala mais abertamente; já se arriscam, e isto faz com que se abram os olhos dos próprios antagonistas, que perguntam se é prudente, no interesse de sua própria reputação, atacar uma crença que, queiram ou não queiram, por toda parte se infiltra e encontra apoio nas altas camadas sociais. Assim, o epíteto de louco, tão prodigalizado aos adeptos, começa a tornar-se ridículo. É um lugar-comum que se torna trivial, porque em breve os loucos serão mais numerosos que os sensatos e mais de um crítico já se colocou do seu lado. Aliás, é o cumprimento daquilo que foi anunciado pelos Espíritos, quando diziam: Os maiores adversários do Espiritismo tornar-se-ão os seus mais ardentes partidários e propagandistas.
Como, em tudo, os fatos são mais concludentes que as teorias, e são eles, em última análise, que confirmam ou destroem as últimas.
“Ainda são tantos os necessitados neste mundo e, com certeza, não poderemos alcançar a todos. Mas, quando depender de nós, que nosso coração esteja aberto com o mesmo amor que Deus nos dispensa. E que, além do pão material, possamos assistir às carências afetivas, emocionais e, principalmente, espirituais dos que estão à nossa volta” (Zelene Reis).
Fonte: Presente Diário, nº 27, 2024 (RTM)
"Se você está procurando ajuda no seu deserto, acredite que, quando olhar para trás, os rastros serão de Deus."
" Ernesto Bozzano cita,no entanto,casos em que de maneira alguma se poderia invocar a possibilidade de haver um médium armazenado no subconsciente certos conhecimentos revelados inesperadamente."
Deolindo Amorim escreve no prefácio da obra: Literatura de Além-túmulo de Ernesto Bozzano.
Estou cumprindo a promessa de honrar a minha mãe e a Deus, por ser algo importante para mim. (...) Essa é uma guerra espiritual. Por isso, eu não estou olhando para esse lugar de forma terrena. Se você não tiver uma âncora espiritual, será facilmente levado pelo vento e conduzido a uma depressão.
BATALHA PERDIDA.
" Contra fatos não há argumentos.Partindo dessa lei não é suficiente mesmo que seja uma única crítica mas sim provar que tal não é um fato. "
Não há qualquer afiliação, qualquer solidariedade material. A única palavra de ordem é a que deve ligar todos os homens: caridade e amor ao próximo, palavra de ordem pacífica e que não levanta suspeitas.
" Pessoas abastadas ou não intelectualmente vivem da quimera no poço escuro e fundo do abismo no orgulho torcendo para que os fatos não passem de invencionismos. "
"Restaurar a essência é entender que nossas falhas não nos definem, mas nos tornam mais completos e mais autênticos."
"Cada cicatriz que carregamos é uma linha de ouro que revela nossa essência mais verdadeira e resiliente."
Diante de qualquer tempestade da vida, Deus é o Único Farol de Luz a guiar o coração ao porto seguro do meu espírito!
O diabo nada mais é do que um nome feio que inventaram para designar as consequências dos próprios atos maus de pessoas de caráter falho, mas para eles se sentirem coitadinhos e vítimas é preciso colocar a culpa num ser mitológico inventado pela igreja pra colocar medo nas pessoas que tem preguiça de pensarem por si próprias e aceitarem as consequências de seus próprios atos!
