Poemas Espirituais
A naturalização do sofrimento e da miséria humana é a confirmação de que apenas saímos das cavernas, pois continuamos primitivos em essência.
DEUS, por ser inefável, é humanamente indescritível e, a falta de termos tal formulação conceitual, não importa quando entendemos que Ele simplesmente É o que É, enquanto nós podemos apenas estar sendo um pouco do que seremos.
Vivemos como nunca fossem morrer, e não fazemos nenhuma reflexão sobre nossas atitudes. Experimentamos todos os prazeres da carne e raramente os espirituais. Quando chega a hora de partir não estamos pronto.
Livra-me, Senhor, de fazer o que o Senhor não me chamou para fazer. Mas também me livre, de não fazer o que já me comissionou para o Ide.
A intolerável falta de leveza do ser.
Liberto de qualquer sentimento de aprovação exterior: por que é tão difícil aceitar viver a essência da serenidade?
"Mesmo assim, amigos, vale pena o sofrimento; vale a pena o trabalho, e é digno o trabalho de todos, desde que seja honesto. Renúncia, uma palavra apenas - RENÚNCIA! Feliz daquele ser encarnado que sabe renunciar; renunciar no devido tempo, sem se prejudicar ou prejudicar terceiros. Neste sentido, é sempre gratificante deixar de fazer algo ou ceder em favor de outros.”
"A Doutrina Racionalista Cristã é do espaço, e não serão os homens, com suas inferioridades que a farão sossobrar."
"Esta Doutrina ensina, esclarece, e aquele que estuda e assimila os seus Princípios sofre neste mundo, porque o sofrimento faz parte do viver do espírito encarnado, mas não é porque sofre que vai-se deixar abater."
"O trabalho da Limpeza Psíquica realizado pelo Racionalismo Cristão, na atmosfera da Terra, é de grande importância por ser um trabalho de desdobramento, onde os médiuns se desligam da matéria e fazem a limpeza astral. Essa limpeza é comandada por nós da Plêiade do Astral Superior. Se não houver o elo de atração jamais poderá haver essa varredura espiritual na atmosfera da Terra."
"Nos porões da alma humana, muitas vezes, encontram-se encarcerados sentimentos inferiores, fruto de encarnações passadas, cheias de erros, cheias de vícios. Mas o estudante do Racionalismo Cristão tem condições de dominar todos esses sentimentos inferiores que lá se encontram. Tudo depende da vontade e do desejo que tenha a criatura de se esclarecer mais e mais."
"Por detrás das aparências de algo que acontece, muitas vezes estão lições que, se olhadas com os olhos de saber ver, a criatura muito lucra para o seu espírito, para a sua evolução. É sempre recomendado à criatura ter paciência com o que acontece de inesperado, com o que acontece quando não projetado, porque muitas vezes aquele acontecimento sacode o espírito e fá-lo despertar para aquele assunto que estava obscuro, e muita Luz poderá penetrar em seu espírito, para ele meditar sobre o que lhe aconteceu de mal."
"A Doutrina Racionalista Cristã não pertence aos homens. Estes são apenas seus instrumentos para divulgá-la na Terra. Ela pertence ao Astral Superior, e é de lá que os espíritos de Luz comandam, ensinam, instruem e orientam as criaturas de boa vontade, para que saibam como devem agir e proceder nos momentos oportunos. Portando, convicção permanente em todos os momentos, lealdade e conhecimento de causa é o que todos vós deveis ter, para manterdes um ritmo de vida normal, equilibrado e feliz."
"A finalidade da Doutrina é preparar a humanidade para que ela saiba cumprir o seu dever rigorosamente, porque se os seres vêm a este mundo é para resgatar faltas e falhas, e aqueles que tiverem que resgatá-las que o façam com coragem, com valor e muita dignidade."
"O mundo tem suas misérias, os homens quando por ele passam, tem suas misérias, os homens quando por ele passam, ficam com suas almas como que entorpecidas, pesa-lhes demais o corpo e por vezes é difícil, mui difícil à clarividência que deveriam possuir. Mas uma vez cassada a vida material e passada à espiritual, como tudo se transforma! Como tudo se modifica! Como o ser sente completamente diferente daquilo que foi, daquilo que demonstrou, daquilo que fez..."
"Quando o sofrimento aumentar, quando vierem as desilusões e os desencantos, não esmoreçam, pelo contrário, revistam-se de ânimos fortes, redobrem a luta e só assim conseguirão ultrapassar imunes os reveses próprios da vida."
"É na luta pela vida que o homem vai cuidando-se e encontrando-se a si próprio. Há momentos em que a criatura pergunta a si própria o que anda fazendo neste mundo; se ela está certa ou não. Se está certa, é prosseguir no caminho reto da vida, se está errada, corrigir o erro para evitar males maiores."
“O homem que trabalha não deve se julgar pobre, porque produzindo terá tudo que necessita embora modestamente. E quem trabalha sente-se feliz, nada inveja de quem tem mais do que ele, nem troca sua tranquilidade pela dos que são ricos de haveres, mas muitas vezes pobres de espírito.”
A fé revigora mais que o café porque enquanto o café oferece um estímulo físico momentâneo, a fé proporciona renovação espiritual e contínua, trazendo força e esperança duradouras.
