Poemas de Victor Hugo Amizades
Lá fora só se ouve o vento. Ele deve ter vindo para me consolar. Tremendo calor de verão e ainda não chegou nem a primavera. Contraste curioso entre o clima e o meu coração no momento. Um quente e o outro congelando gradualmente. Sensação estranha, melancolia adversa. Esse nó na garganta está me sufocando, dando a impressão de que quanto mais eu tento desatá-lo, mais espesso ele fica. Abro a janela, enquanto sinto meu coração se quebrando, batendo lentamente. Sinto aquela brisa gelada que vem em direção ao meu corpo. E eu luto… Literalmente eu luto contra essa vontade desesperador de chorar. Luto para não deixar as lágrimas quentes e salgadas transbordarem dos meus olhos e molharem toda a minha face. Mantenho meus olhos fechados, me focando na escuridão por detrás das minhas pálpebras. Escuridão. É isso o que eu vejo. É isso o que sinto. Escuridão, essa, que me rodeia e me abraça.
Pior que errar é não ter humildade, hombridade e capacidade suficiente de assumir o erro e se desculpar.
E não adianta tentar feri-la, ela seguirá sorrindo um riso de quem parece ser à prova de balas e decepções. Ninguém sabe dizer se é falsete ou coisa assim. No fim, ela sorri de qualquer forma.
[...] O tempo passa, coisas vão e vêm, pessoas nascem, pessoas morrem, aparecem fases boas e ruins, é assim um ciclo natural que preciso existir pra que haja o equilíbrio do mundo, mas precisa ser tão superficial assim? Acho que não, precisa-se de mais liberdade, de mais humildade, amor ao próximo, amor a si próprio, companheirismo, enfim uma série de emoções que precisa existir e parece que estão em extinção, mas afinal, nós mesmos estamos matando tudo aquilo que nos fazem bem e a pergunta é POR QUÊ?
[...] Lutei por uma boa parte da minha vida por ele, eu vivo por ele, faço tudo por ele, cuido dele, protejo ele, amo ele mais que o meu próprio, o teu coração, é só meu e de mais ninguém.
[...] Em uma dessas noites que a gente precisa de um carinho pra sonhar, daquele aconchego, daquela palavrinha no ouvido lhe passando segurança, aquelas caricias no rosto, aquele aperto de mãos com o olhar fixo pro teto do quarto ou até quem sabe pro céu estrelado mesmo já quase na madrugada. Quem não precisa dessas coisas, não há quem diga e nunca vai haver, de um jeito ou de outro, no final todos nós precisamos nos sentir amados.
[...] Eu preciso de carinhos pra sonhar, de uma voz falando baixinho no meu ouvido, preciso ouvir palavras de um futuro mágico, tudo pra mim tem que ser mágico, eu não me permito se misturar a mediocridade de um mundo em que o mágico não passa de um carro do ano ou de uma roupa de marca. Eu quero mais, eu quero sentir que estou vivendo e não só que estou vivo, que estou passando pela vida e não a vida passando por mim, eu quero abraço apertado, beijo apaixonado, troca de olhares e logo depois um sorriso de felicidade. Eu quero apenas o simples, é só do simples que eu preciso o amor, apenas isso que me faz sentir vivo.
[...] É que as vezes fica difícil, o ombro pesa, as costas ficam doloridas, você olha pro lado e não vê uma mão pra lhe ajudar, onde foram parar os amigos, na verdade eles nunca existiram, apenas fingiam. E aí o que você faz? Continua caminhando, mesmo que pese, mesmo que doa, mesmo que machuque lá no mais profundo da coisa mais valiosa que você tem, o seu coração, continue andando, continue caminhando, não reclame, apenas erga a cabeça porque quem te deu essa cruz, vai está te esperando em algum lugar eu sei não pra te ajudar a leva- lá, mas pra te dá à vitória por ter cumprido o caminho fielmente, por não ter perdido a fé.
Não que eu queira me passar por inocente ou ser a vítima da história, mas sinto coisas que dificilmente algum outro homem sente e a poesia é a melhor forma de te explicar isso, fazer com que você entenda isso, hoje eu não pude estar com você, mas mesmo assim eu estou do seu lado, hoje talvez eu não pudesse te ligar pra dizer “eu te amo”, mas mesmo assim eu te amo demais, poderemos passar semanas sem nos ver, mas mesmo assim estarei à vida toda te esperando, esperando o nosso encontro, é pouco mais é o pouco que é bom e não é pra sempre, pois vai nascer à época que nós iremos ficar juntos e nada vai nos separar, e daí começará a nascer pouco a pouco tudo, mas tudo o que? Tudo o que sonhamos quando estamos juntos, tudo mesmo, tudo, tudo, tudo. Não sei se sou o melhor namorado do mundo, mas sei que faço tudo pra ser o melhor pra você, se eu falhei lhe peço perdão, mas não fica indiferente e não adianta dizer que não, porque eu sei, percebo de longe a sua indiferença, senta, conversa, não existe coisa mais linda do que o diálogo entre namorados, mas não deixa o nosso amor morrer aos poucos, lembra que eu existo, e mesmo com todos os defeitos do mundo, eu te amo acima de tudo.
[...]É tudo muito monótono, muito superficial, quando se dá conta já se passaram 50 anos e você continua com aquela ânsia de fazer coisas que poderia ter feito com 15 ou 16, é eu sei é tudo muito estranho mas é assim mesmo e não se assuste, as vezes até o tempo se perde no tempo .
[...] É um movimento de carros pra lá e pra cá, um vai e vem de pessoas de todo os lugares, culturas se cruzam, costumes dos mais variados. Ônibus numa disputa acirrada pra cumprir a rota no tempo certo ou se não a cidade inteira desanda, tudo depende desse sincronismo, um vai puxando o outro, um depende do outro e nesse mundo do capitalismo os caminhos vão se encontrando, as metas vão se concretizando, os sonhos já não são mais sonhos e de repente tudo está ao nosso alcance. Os superiores como sempre só vão pensar neles mesmos então não se engane, corra e garanta seu lugar no futuro, seja competente, mas nunca deixando se perder o que você tem de mais precioso, suas origens.
[...] Não me venha com meias palavras, é tudo muito simples, a solidão acaba no começo de um abraço verdadeiro e ponto final.
[...] Quando eu tive a certeza que lutar por você valeria á pena eu quis correr todos os riscos possíveis e impossíveis afinal de uma maneira ou de outra a gente sempre vai correr riscos mesmo então eu escolhi você pra ser a minha meta, só que eu descobri que você era muito mais que uma meta, você era tudo, é tudo. Cai várias vezes, levantei em algumas e chorei em outras, mas nunca perdi as esperanças, eu seguia uma ordem cronológica de que as respostas não vem junto com as perguntas, e então e eu esperei, e sabe de uma coisa, não me arrependo de nenhum minuto que esperei, se fosse me dado uma nova chance pra recomeçar eu juro que faria tudo de novo, porque amor verdadeiro a gente só encontra uma vez na vida, e eu descobri isso, descobri que ele existia, em você.
[...] Num bar sentado olhando o movimento, um copo de Wisk na mesa, a gravata enrolada no pescoço, o palito jogado em cima da cadeira sem nenhuma companhia, de repente começa a chover e eu fico observando determinadas situações e comparo as pessoas como um programa de computador, em que são programadas pra todos os dias acordarem na mesma hora, tomar o mesmo café da manhã, seguir o mesmo caminho pra ir pro trabalho ou pro colégio talvez, pegar o mesmo ônibus o a mesma rodovia pra seguir de carro, chegar em casa na mesma hora a noite todos os dias e no outro dia fazer a mesma coisa. Diga-me, qual o objetivo de tudo isso? Diria que se não fosse ridículo passaria do óbvio, não me permito uma vida tão superficial assim, nunca vou sair vivo dela mesmo, mude enquanto há tempo.
[...] Quando você pensar em me subestimar eu já tenho dado partida rumo as minhas metas, e você vai ficar me procurando, buscando outra forma de acabar com meus sonhos, outra tentativa em vão, não é egoísmo, apenas autoconfiança mesmo.
[...] No meio em que vivo, prefiro sorrir do que chorar, prefiro pensar que vai ficar tudo bem do que pensar que tudo vai piorar, prefiro olhar pra frente e ver que tudo pode estar ao meu alcance do que olhar pra traz e me arrepender das coisas que eu não fiz, não me permito ser melancólico,triste ou inútil, essa vida é muito curta e passa muito rápido, não há tempo para joguinhos de vai e vem ou de quem é quem.Não me permito usar máscaras, ou ter medo de arriscar, e muitos criticam ou não aceitam esse meu EU, e é fácil saber o motivo mesmo que eles nunca admitam, eu não os agrado, eu sou diferente, eu sou mais EU. No meio em que vivo permanecerei assim, por mais que as circunstâncias neguem, por mais que eles me julguem, eu não abro mão de viver bem e amar a mim mesmo em primeiro lugar.
[...] Dedicado a Ela !
E entre os caminhos que o tempo me leva, eu escolhi seguir o teu, não foi uma decisão, foi uma escolha, eu não arrisquei, eu já sonhava antes mesmo de saber que ia cruzar com você, e daí, nem eu e nem você precisamos ser reconheçidos por ninguém, quem for do contra,só tenho a desejar muita sorte quando cair no meio do caminho, e quanto a nós dois, vamos seguindo o nosso, sem se perder em meio as encruzilhadas, e sorrindo a cada vez que subimos um degrau dessa escada chamada vida, pois estaremos sempre Juntos .
Muitas vezes reclamamos da monotonia, que nossa vida não muda, que isso, que aquilo, mas nem ao menos tentamos dar um passo para que tudo mude. Quando estiver passando um momento ruim pense em coisas boas, de um passo para que esse momento não seja o lamento maior de seu dia. Que possamos dar ao menos um passo para que tudo melhore.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp