Poemas de Sabedoria
Certa vez, um general recebeu ordens superiores para punir três soldados que haviam cometido alguns equívocos no campo de batalha (porém, todos haviam sido injustiçados e não mereciam tal punição), sendo assim, ele convocou os tais e lançou o seguinte desafio: um caldeirão em chamas seria posto sob uma pedra e aquele que estivesse disposto a colocar a mão até o fundo da água fervente teria o poder de evitar a própria morte e quem estivesse disposto a não colocar as mãos, e se ajoelhar, também não morreria, porém, este perderia, por consequência, uma das mãos. Feito o desafio, o primeiro soldado resolveu não colocar as mãos e ajoelhar-se e, como combinado, não morreu, porém, teve uma das mãos decepadas, já o segundo resolveu arriscar-se e atolou a mão no fogo, até o fundo do caldeirão, queimando não só a mão, mas grande parte do braço direito, ferindo-se grandiosamente, mas salvando-se de outra punição, e o terceiro, nada fez, sendo punido com a morte, pois, preferiu não seguir nenhum dos dois destinos propostos, como se existisse um terceiro caminho, oculto aos olhos da maioria. O primeiro foi um homem prudente, o segundo foi um homem corajoso, e o terceiro, foi um filósofo.
Acredite, a maioria da população vive em um estado de alienação doentia, onde caminham sem rumo para chegar a lugar nenhum.
Se seus atos não condizem com seu discurso, então cada palavra que sai da sua boca é em vão. Embora muitos acreditem, nada te engana melhor do que você a si mesmo. O que define uma pessoa, são atitudes que ela toma perante a vida. “Dizer e Ser”, são coisas diferentes.
Mantenha a esperança no Senhor, e verá que tua fé alcançará no Tempo determinado por Deus, todas as realizações que querias para tua vida!
Estou ciente da fraqueza humana e reflito sobre o poder da Fortuna e sei que tudo o que fazemos está exposto a milhares de chances.
Mesmo que fechem todas fronteiras do mundo, mas a fronteira do coração estará sempre aberta para o amor passar!
Por isso, na maior parte dos casos, a pobreza da inteligência humana manifesta-se na abundância de palavras, porque a investigação é mais loquaz no buscar do que no descobrir, o pedir demora mais do que o obter e a mão, batendo à porta, cansa-se mais do que recebendo.
Você deve ser louco o suficiente para encarar as coisas. Louco o suficiente para fugir de algumas... Mas você deve ser necessariamente inteligente para ser o suficiente de todas elas.
Você pode errar, tropeçar, cair, se enganar e chorar por isso. Não importa o quão errado as coisas estejam ou se tornem. Uma coisa é absolutamente certa: os enganos nos ajudam a encontrar a verdade, os erros nos direcionam a acertar e os tropeços nos ensinam a andar com mais sabedoria.
Você não é seus erros, enganos, tropeços... Eles não devem te definir. Eles fazem parte de você, mas não te definem. Só se você permitir. Tudo que aconteceu em tua vida está te preparando e te moldando para o melhor... Que ainda está por vir.
Você começa a ver as coisas darem certo em sua vida, quando esquece o mal que te fizeram, para se concentrar no bem que recebe a todo instante.
Se tudo que queremos, iniciamos e apostamos, tivéssemos certeza que iria dar certo, não seria bom o bastante, pois o que vem fácil vai fácil, assim já dizia um velho sábio, aposte, arrisque-se, caia, levante, somente a persistência e perseverança, erro e acerto, somente eles vão poder mostrar se realmente vai valer a pena!
Saber tratar de coisas externas sem perder a concentração interna, ser místico por dentro e ser ativo por fora; possuir toda a sabedoria intuitiva sem se derramar pela ciência analítica; poder ser intensamente produtivo sem nada reter para si; poder agir sem se perder na atividade; poder guiar outros sem os constranger - quem isso pode fazer é um sábio.
Quando te chamarem de burro por ter dificuldade em aprender algo, não fique triste por isso...
As vezes no que você é bom em executar, essa pessoa talvez nunca consiga aprender.
A inteligência emocional pode ser desenvolvida e aperfeiçoada no decorrer da vida, depende de esforço, disponibilidade e da boa vontade de mudar, pois há uma considerável distância entre o que compreendemos que deve ser feito e o que de fato fazemos para transformar a realidade.
O processo psicoterápico oferece ferramentas que promovem o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e habilidades técnicas para se agenciar e gerenciar suas emoções. Cuide de si!
