Poemas de Sabedoria
A melhor maneira de afastar de perto as pessoas parasitas que não são capazes de serem felizes sem causar infelicidade aos outros é dizendo sempre a verdade. Os seres humanos tolos odeiam a verdade, pois a verdade os colocam em contato direto com sua condição decadente e pobre.
Todo mundo quer ter razão, mas nunca a compreensão, é por essas e outras que deixa de adquirir sabedoria ou até mesmo viver bem!
Sempre temos a oportunidade de um novo Recomeço; e o que me fortalece ainda mais é saber que tenho a oportunidade de recomeçar mais experiente, mais paciente e mais sábia
(...) Não ler, pensei, era como fechar os olhos, fechar os ouvidos, perder sentidos. As pessoas que não liam não tinham sentidos. Andavam como sem ver, sem ouvir, sem falar. Não sabiam sequer o sabor das batatas. Só os livros explicavam tudo. As pessoas que não leem apagam-se do mapa de Deus.
Nenhuma batalha se vence de forma antecipada, é preciso lutá-la, com toda força, coragem e sabedoria.
"Ainda que eu não saiba o valor de cada "NÃO", que recebi aos longos dos meus singelos anos, considero-os inevitáveis"
ESTOICISMO - Corrente filosófica fundada por Zenão de Cítio (332-264 a.C.) no terceiro séc. antes da era cristã e que está associada a pensadores como Séneca (4 a.C.-65 d.C.), Epiteto (50-138 d. C.) e o imperador romano Marco Aurélio (121-180 d. C.). Para os estóicos, a filosofia tem como finalidade essencial formar o homem sábio. A Sabedoria consiste na prática da virtude, em viver de acordo com a natureza ou a ordem racional (logos) do universo. O logos é a divindade imanente ao mundo e tudo governa necessariamente. O Sábio, com serenidade e autodomínio, compreende o caráter necessário do que acontece. O estoicismo desenvolveu a primeira moral de tipo universal fundada na igualdade de princípio de todos os homens (considerados cidadãos do mundo — cosmopolitismo). Em lógica devemos a Crisipo (279-206 a.C.) a análise de enunciados compostos tais como condicionais e disjuntivos e a identificação das formas padrão de raciocínio que vieram a ser conhecidas pelo nome de modus ponens e modus tollens.
Quando tudo parece escuro ao nosso redor, quando tudo parece ter desmoronado bem ali à nossa frente, não desanime. Sempre haverá uma luz no final do túnel. Sempre haverá uma solução para tudo. Sempre terá alguém ao nosso lado para nos apoiar. Olhamos com olhar de sabedoria e compreenderemos que tudo acontece por algum motivo.
Provérbios 6.6-11: Aprenda com a formiga, preguiçoso! Observe como ela age e seja sábio. Embora não tenha príncipe, nem autoridade, nem governante, ela trabalha duro durante todo o verão, juntando comida para o inverno. Mas você, preguiçoso, até quando dormirá? Quando sairá da cama? Um pouco mais de sono, mais um cochilo, mais um descanso com os braços cruzados, e a pobreza o assaltará como um bandido; a escassez o atacará como um ladrão armado. (NVT)
Provérbios 13.11: O dinheiro ganho por meios ilícitos logo acaba; a riqueza conquistada com trabalho árduo cresce com o tempo. (NVT)
Quem está fazendo algo relevante, não se distrai com as críticas. Só os desocupados têm tempo e energia para gastar criticando.
— Jucelya McAllister
"Nunca é tarde para perseguir seus sonhos e alcançar grandes conquistas. A idade traz sabedoria e experiência, use-as como sua vantagem."
Provérbios 10.4-5: O preguiçoso logo empobrece, mas os que trabalham com dedicação enriquecem. O jovem sábio faz a colheita no verão, mas o que dorme durante a colheita é uma vergonha. (NVT)
Faça aquilo que é esperado. Aja para agradar a todos e siga sempre sua razão, fazendo coisas certas e seguras, e você será visto como uma pessoa inteligente, equilibrada e boa, e seus filhos e netos se lembrarão de você. Ou faça o que o seu coração mandar. Esqueça um pouco a razão e sua normalidade, esqueça as regras confortáveis que os normais seguem e você será visto como uma pessoa genial e forte e o mundo se lembrará de você. Seu nome será lembrado por todas as gerações, até que a história chegue a um fim. A escolha é sua.
O ditador russo Stalin, no tempo do comunismo soviético, queria mostrar uma coisa a seus companheiros. Então, ele pediu que lhe trouxesse uma galinha, e depois colocou-a no colo e começou a tirar-lhe as penas sem dó, a galinha gritava, sangrava, e ele foi até o final. A ave depenada e cambaleante foi colocada no chão, daí ele pegou pouco de quirera e milho e foi andando na sala e a galinha mais que depressa foi atrás dele toda contente esquecendo que a pouco tempo atrás havia sido humilhada, depenada e usada. Pois bem , disse Stalin, a galinha representa o povo, e quando não se pensa, não se tem memória, o que faz um povo? Idolatra quem lhe dá migalhas, e com isso dá-se a ilusão que está se cuidando de seu povo, mas não... É é isso que a facções partidárias fazem com o povo, dão a falsa ilusão que estão sendo cuidados pelo seu líder, mas não, o que acontece países onde monopolizam o poder a um só, e é um flagrante explícito da má administração comunista. Só acho que está na hora de parar e pensar na idiotice que foi deixar as hienas tomarem conta da floresta onde somente leão pode comandar.
A vida é cheia de ciclos. Abrem-se. Fecham-se. Herdará a paz aquele que souber desapegar-se dos ciclos fechados para viver com plenitude os ciclos abertos.
