Poemas de reflexão sobre a Vida

Cerca de 180251 poemas reflexão Poemas de sobre a Vida

CONSOLAÇÃO

Penso às vezes na saudade, nos tempos idos
Que inflamei na juventude, vida e inocência
Penso nas quimeras deixadas na reticência
Levadas pelo vento, nos destinos repartidos

Penso nos poemas nos vazios adormecidos
Deixados ao léu. Sem qualquer referência
Amargurados no peito e cheio de carência
Penso nos prazeres nos perdidos contidos

Talvez na dor pudesse ter sido diferente
E de repente com flores fizesse diferença
E a minha presença, importante vertente

Porém... nada é como o que se pensa
O destino é traçado na tenra semente
Viver é amor, e amar é de vital crença!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
20 de março de 2020 - Cerrado goiano
Olavobilaquiando

RECOMEÇO

Uma visão, uma mão sobre o vidro da janela.
Um pensamento alheio, longe, vago, distante
Um destino a ser traçado, uma nova vida a ser definida
Olhos distantes buscam o vazio. Vidas não vividas.

É noite. A cidade acordara. O breu lá fora apavora
Às luzes ultrapassam as cortinas que através do vidro emolduram a sala
O medo ficou do lado de fora. É tempo de repensar, de ir além
O que estava guardado a sete chaves e o que estava oculto vieram à tona.

O Jazz toca na vitrola. A nostalgia se fez presente.
O passado trouxe lembranças de um tempo que desconhecemos
E que precisava ser vivido hoje. Resquícios de uma vaga lembrança. Um filme.
Nossa música, um vinho na taça, um brinde, uma dança.

Uma caneta esquecida no móvel da sala. Um pedaço de papel sobre a mesa
História para contar. Relatos que nem lembrávamos de que um dia fez parte
Da nossa história. Vem. Chegou a hora. Precisamos revirar as páginas
Recomeçar. Reescrever. Reinventar ou talvez deixar acontecer.

A madrugada se despede neste momento e eu preciso partir.
O que precisava terminar, o tempo se encarregou de levar
Um novo período irá começar. Uma nova porta irá se abrir.
Uma nova chave no chaveiro. Um novo tempo e uma nova escolha.

...e de repente um instante de alegria que pode ser capaz de transformar uma vida.

☆ Haredita Angel

"A vida informa: - a falta de coragem causa perda de oportunidades incríveis..."

☆Haredita Angel

"Me dá meia hora para que eu mude a minha vida. E eu te darei o resto da minha vida, para que tú mudes a tua..." ৲)

☆Haredita Angel

Cada um carrega as marcas do que já viveu,
As dores do que já sofreu,
Que podem não ser mais dores,
Mas florir amores,
Reais! Aprendidos dos que não te mereceu,
E agora te dá a experiência do que já viveu,
Para então poder dizer a certas coisas que: entendeu!

Se cada um cuidasse da sua própria vida como cuida da dos outros, o mundo teria bem menos gente frustrada, fracassada e mal-amada, pois estas só são assim porque acham a vida alheia mais interessante que a sua.

A comida pode ser ruim e a cama pode ser dura, mas vivemos a nossa vida e a de mais ninguém.

Solitude é a capacidade de se amar ao ponto de estar sozinho e mesmo assim, se sentir inteiro e feliz. Sem a obrigatoriedade de procurar complementos e naturalmente ser preenchido de uma paz absoluta.

Sabe ser bonita, ser mulher, ser apaixonante sem precisar mostrar nada alem do rosto lindo e postura de quem sabe o que deseja... essa é a verdadeira mulher pra casar... linda elegante simpática sem ser vulgar... uma lady

Às vezes é preciso saber pausar um certo sonho, não por desistir, ou pela dificuldade, pois a dificuldade sempre vai existir, mas sim por ter necessidade de dar outras prioridades momentâneas a certos fatos que se não tiver o empenho necessário aí sim pode barrar de vez o seu sonho. A vida é feita de novos dias, novas oportunidades e novas pessoas, e vai ser sempre assim, o que for bom, sincero e necessário vai permanecer ao longo da vida, o que não for, não se preocupe ou se chateie com isso, dê o tempo necessário para entender e agradeça, pois a vida se encarrega de mostrar a você com o tempo o que realmente importa e o que você merece. Mire seus objetivos, busque seus sonhos, apesar de toda dificuldade encontrada, saiba o momento de dar uma pausa, acalmar seus pensamentos e voltar a buscar o que realmente te motiva a continuar nessa longa estrada chamada "vida". Um dia, lá na frente, quando você olhar por onde passou e pelo que passou, ver que os resultados estão chegando, os sonhos sendo realizados, você vai perceber então que a vida vai fazer cada dia mais sentido pra você e o quão foi importante não desistir, nesse longo caminho fatalmente vai haver perdas, e talvez algumas mais inesperadas do que imagina, você vai ter que ser forte e continuar. A vida permite erros, acertos, permite uma nova oportunidade e outra oportunidade, mas a vida não permite estupidez, teimosia, ingratidão e falta de humildade!

O que esperar de amigo? O que significa a palavra amizade? A quem confunda amizade com abdicação, quer ter a quem deseja para si, só para si, e há aqueles que não aceitam opiniões e não despejam confiança alguma em ninguém.

Contudo tanto a palavra amigo quanto a palavra amizade derivam de um prefixo bem conhecido, tomado de um sentimento próximo a tudo que o significa, "amor", amizade significa depositar em alguém a confiança de seus segredos, é espalhar sorriso de alegria, abraços de conforto e apoio, ser leal, companheiro e acima de tudo ser prudente.

A quem tenha amigos divertidos, brincalhões, mas nas horas difíceis falam sério e te apoiam se você estiver certo e lhe aconselham, não lhe abandonam, quando você está errado.

Somos muito presos a intolerâncias, mas muito poucas vezes somos tolerantes, somos mais capazes de julgar do que se por na condição do próximo.

Amizade traz você a para o amor, todos nós precisamos de alguém, e toda relação por mais categórica que seja tem seu primeiro passo pautado em um companheirismo, em uma parceria, em uma amizade.

Pense nas suas amizades, e conserve aquelas que você tem certeza que são seus amigos, já aquelas outras que não lhe dão importância ou que estão do seu lado somente por algum interesse comum, mostre-as que para ter sua atenção elas terão que mudar o seu conceito sobre ser ou não ser seu amigo, não despreze-as, transforme-as!

Pense nisso

⁠Esse sentimento tão forte que não tem explicação
Tem momentos que estou no topo do mundo
Tem momentos que meu mundo desaba
Tem momentos que estou tão seguro das minhas ações que penso que nada vai abalar minha autoestima
Tem momentos que minha mente gera tanta coisa que não pode ser digerida tão rápido que minha insegurança retorna
Então qual o sentido da vida?
Viver numa montanha russa, onde leva uma eternidade para chegar ao topo e segundos para voltar ao chão?
Por favor, quando eu chegar ao topo, desliguem o brinquedo e me deixem lá para apreciar todo o horizonte que me foi deixado
Lá poderei nascer e renascer no mais lindo universo que foi criado.

Inserida por CrisSouzai

⁠Uma flor nasce no asfalto.
Muitos olham ela ali, frágil e bela.
Alguns acreditam que se a arrancarem dali, independente do motivo, os tornaram vitoriosos de alguma coisa.
Outros se quer a notam e passam ao seu lado de forma apressada para fazer os afazeres do dia.
Poucos a observam e pouquíssimos lhe oferecem água para matar sua sede.
Independente do que possa acontecer ao seu externo, ela apenas floresce no seu próprio tempo e mundo.
Mesmo com asfalto, arrancada, pisada, escassez de água e luz do sol, ela apenas floresce, morre e renasce.
Quantas vezes for preciso.
Quantas vezes for permitido.
Ela apenas floresce, morre e resnace.

Inserida por adriellekristinne

Não há tristeza na morte, há mais amor do que se possa imaginar, na morte damos flores, declarações poemas, lembranças e afetos profundos cheio de saudades.
Mas em meu mundo imaginário ganho isto em vida.

Não importa o tamanho da sua estrada,
o importante é voce não desistir de caminhar.
Vá sozinho, vá descalço, mas não pare.
Se não tiver o que levar, aproveite a leveza dos braços livres, comece uma coleção de coisas bonitas que encontrar pelo caminho.
Ouça os pássaros, os morcegos... É tudo uma questão de afinidade rs...
Se não tiver alguém para caminhar ao seu lado, aproveite o silêncio.
Medite no seu valor,
Medite no final da sua estrada...
Medite no seu sorriso ao final desse trajeto e guarde no peito somente o que for importante.
Só não pare!

Nada dura para sempre, somente o céu a terra e o ar, toda riqueza que você acumula durante sua vida não lhe comprará um minuto mais de vida.

( pobre homem rico, deixou de viver para enriquecer)

Beleza natural

Já paraste para ver o mundo?
Como é raso e,
Ao mesmo tempo,
Profundo?
Não, não olhes as desgraças
Esquece os medos e ameaças
Olha a beleza
Da pureza
Da natureza
Já reparaste como o Sol,
O farol em nosso teto,
Brilha no verão?
E como o céu azul é bonito?
Andar cansa, mas faz bem
Amar machuca, mas faz também
O banho lava o corpo
Com água encanada
Mas a água do céu
Pode lavar a alma
Um dia que tinha
Tudo para dar errado
Já deu certo
Pelo simples fato
De ser mais um dia
Cabe a ti decidir
Se vais ver os defeitos
Ou a poesia

Contato

O que aconteceu com o toque?
Por que refutam o encosto?
Todos tão solitários…
Nenhum sentimento é exposto
Recusam um aperto de mão
Ou mesmo um abraço
Ninguém se toca
Dispensam até as palavras
Bastavam duas: "Bom dia"
Apenas uma bastaria
É claro, não sou extremista
Não precisa me tirar a roupa
Ou fazer uma dissertação
Mas tire-meum sorriso
Ou um poema
Pode ser pequeno
Mas faço-lhe de coração

Sejobem

Veja bem:
Independente
Do que queira ser
Seja pelo bem
Se quer ser um raio
Que seja para iluminar
O céu que anoitece
Não para partir
Meu coração
Se quer ser o ar
Seja a brisa que afaga
Não o vento que arrasta
Se quer ser a água
Que seja aquela que hidrata
Não a maré que devasta
Se quiser ser o fogo
Não seja aquele que queima
Mas aquele que aquece.

🔍 Está em busca de se entender melhor?

Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.

Receba no WhatsApp