Poemas de Reflexão

Cerca de 256806 poemas de Reflexão

Um Poema a uma ovelha

Todo tempo e anos
nos é uma vida...
É preciso saber viver...
Sobrevivendo os tempos
E curtindo os anos.

Idade nos leva ao conhecimento
Aniversário nos leva a alegria,
pois os amigos ,parentes e conhecidos
nos parabenizam.

E tudo isso nos mostra que nessa terra
dos viventes ,somos importantes sim.
Levanta-te e brilhe meu querido.
Veja os olofotes sobre você

Há uma platéia entusiasmada
para te aplaudir de pé.
Eu farei parte dela.

A AMIZADE

Saber desenvolver uma boa amizade
É plantar no jardim da vida uma
Semente frutífera. É, em um futuro
Próspero colher o adocicado mel que
Ela nos doou.

Vem mudar a nossa vida
Que ficou mal resolvida
Pelo nosso amor já deu pra saber
Que não dá mais pra viver distante
Dá pra gente outra chance
Já chorei bastante pensando em você
Não vê que a gente se ama demais?
Cadê você?

Nada Sei (apneia)
Kid Abelha

Nada sei dessa vida
Vivo sem saber
Nunca soube, nada saberei
Sigo sem saber...

Que lugar me pertence
Que eu possa abandonar
Que lugar me contém
Que possa me parar...

Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Vou errando
Enquanto tempo me deixar
Errando
Enquanto o tempo me deixar...

Nada sei desse mar
Nado sem saber
De seus peixes, suas perdas
De seu não respirar...

Nesse mar, os segundos
Insistem em naufragar
Esse mar me seduz
Mas é só prá me afogar...

Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Vou errando
Enquanto o tempo me deixar
Errando
Enquanto o tempo me deixar...

Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Vou errando
Enquanto o tempo
Me deixar passar
Errando
Enquanto o tempo me deixar...

Fardo invisível

A vida, lenta, vai despindo véus,
cada saber arranca uma cortina,
o riso simples se perde,
como a infância que nunca retorna.

Quem aprende a ver o fundo
já não se engana com as cores da superfície.
O ingênuo se alimenta de promessas,
mas o lúcido conhece o gosto amargo da verdade.

Não é que o mundo piore,
ele sempre foi o que é:
feito de enganos, de vaidades,
de silêncios disfarçados em canto.

É o olhar que se afia,
a alma que se abre,
e quanto mais se abre,
mais se fere no espinho da consciência.

Saber é carregar um fardo invisível:
multiplicar dores
na medida exata em que se desfazem
as frágeis ilusões do consolo.



Roberval Pedro Culpi

26/08/2025

A vida é cheia de idas vindas, altas e baixas.
Cabe a mim saber viver esses momentos pra continuar sendo felizes.
E prosseguir no caminho que somos nós que escolhemos.

Um outro conselho importante: querem saber quando o projeto de vida de vocês acertou no valor? São aqueles semiamigos; semiamigo é o inimigo que lhe abraça, chegam a você e lhe dizem: “Você tem sorte. Nossa, você tem muita sorte!"

Prestem atenção nessa frase que o tio Leandro vai dizer: sorte é o nome que o vagabundo dá ao esforço que ele não faz.

⁠Maravilha é saber enxergar as belezas da vida, ver o lado bonito apesar das pedras, das curvas, dos tropeços, das dificuldades, das provações.
Deus nos deu a fé e á abraçamos com a oração.
Nos preencheu com o AMOR para florirmos o coração.
Linda é a nossa resiliência, a persistência em seguir caminhos de paz...Esperança é a florzinha mais linda que encontramos e colhemos ao longo do caminho!
Para toda a sua vida eu desejo esperanças no continuar.

⁠Há de sonhar
Há de ser
Há de saber
Há de chorar
Há de viver
Há algo de belo na vida afinal,
Você não vê?

Saber que magoei a única pessoa que importa pra mim nesta vida é uma sensação muito ruim. Por tudo o que eu falei e fiz de errado, peço desculpas.

Não foi culpa sua o que aconteceu ontem e venho aqui tentar me redimir pelas burradas e tropeços. Sei que palavras não são suficientes para um perdão total, mas espero que você encontre no seu coração um jeitinho de me perdoar. Eu te amo, meu amor. Não se esqueça disso.

⁠Tenho vivido a vida
Sem saber se ainda
Carrego uma alma.
Há tempos,
Nenhuma paixão
Para enternecer
Meu coração petrificado.
Eu me tornei
Confortavelmente desiludido.

Cultivar a Vida


O mais importante na vida é saber cultivar as coisas e as pessoas, sem interesse e sem inveja.⁠

É preciso saber enxergar os valores da vida.
Perceber o fascinante processo do nascimento
do Sol, e o pôr deste. É preciso que a gente
saiba lidar com o outro e, ter em consciência
que aprendemos com ele, e ele aprende com a
gente. É preciso tanto valorizar o pôr do sol,
como o nascimento de um aprendizado com
relação ao outro. Tudo no mundo gira, assim
como o sol e a lua. Eis o princípio da vida,
tudo vai e vem outra vez, é preciso respeitar
isso. Enquanto uma coisa vai, outra está vindo.
Espere o girar da natureza, ela é sábia.
É preciso, também, que nós nos desagarremos
do preconceito que, para mim, é o grande
impedimento do nascer do saber e do
respeitar, o impedimento do evoluir.

Acordei com vontade de saber como eu ia
Como ia meu mundo, como ia minha vida.
Agradeci a Deus por me presentiar com mais um dia pra viver, pra correr, guerriar.
Lutar com humildade, em minha oração, pedi ao Senhor que me desse proteção..."

Quer saber quando as coisas começaram a dar certo? Quando decidi que ia viver minha vida de modo que quando eu deitasse a cabeça no travesseiro me orgulhasse a cada segundo de erro por erro, acerto por acerto, defeito por defeito, qualidade por qualidade. Sem o menor medo, sem o menor pudor e com o maior respeito não por uma imagem que criei, mas por uma essência que é natural e sem retoques.

E eu sou assim como você vê: sensível ao extremo, dramática até dizer chega, um pouco sem paciência com lerdeza, dona de um humor matinal quase azedo, com um caminhão de defeitos chatos e outros tantos incorrigíveis, mas com uma franqueza no tom da voz e no brilho do olhar. Se você não gosta do meu natural, tudo bem, é direito seu. Não vou me maquiar na tentativa de você gostar de mim.

O maior prazer
que se pode ter na Vida
é saber que
no nosso jardim
tem nossas sementes,
germinaram
nossas flores,
com suor do nosso trabalho.
A recompensa
é o perfume que dele emana,
levando um pouco da gente,
sem egoísmo!
Aceita uma flor?

28/11/2015

Abrigo no Vazio

A vida desfaz ilusões.
Cada saber
é uma pétala que cai.

O mundo não piora,
apenas o olhar
já não se deixa enganar.

A consciência pesa.
O fraco se esconde no cinismo,
o forte encontra repouso no silêncio.

Tudo passa.
Nada permanece.
O apego é veneno.

Quando tudo é máscara,
o silêncio é abrigo.
No vazio,
há paz.



Roberval Pedro Culpi

27/08/2025

Soneto da desilusão

A vida é o lento abrir da desilusão,
cada saber revela o espinho oculto;
a mente cresce, e com ela a aflição,
pois o véu cai, deixando só o vulto.

Não é que o tempo tenha se tornado
mais áspero, sombrio ou desumano,
é o olhar que, enfim, foi despertado,
e já não vive do consolo insano.

A consciência pesa, mas liberta,
ao sábio ensina a ter leveza e calma;
se tudo é sombra, a impermanência é certa.

O apego fere, o silêncio embala e acalma;
e no vazio, a verdade se desperta:
não há prisão maior que a própria alma.



Roberval Pedro Culpi

28/07/2025

Não queira viver uma vida que você só acha bonita, sem saber o que realmente acontece.
Deus pode pregar uma peça em você de tanto desejar, ele pode ti permitir viver e então você pode ter uma surpresa ao contrario.


Misericórdia pai.

A vida acorda em clarão,
Um novo dia a se abrir.
Basta ouvir o coração
Para saber onde seguir.