Poemas de quem Deu um Fora
"Ela parece ter um parafuso frouxo".
_ É Bom saber disso.
Pois só assim eu apertarei o parafuso dela e ela apertará o Meu.
Pare um instante e pense, mesmo com toda tecnologia, inovação e evolução que temos no mundo hoje, o que nos proporciona alegria são as coisas mais simples da vida.
Apreciar a natureza, andar pela praia, dançar, amar e ser correspondido.
Ser satisfeito com o que você tem, vai te trazer paz.
Irmão quando eu crescer quero ser um profissional indefinido de cargo, área, formação e diploma.
Exemplo e apoio para qualquer questão de como viver dentro da sociedade com o que tem, transformando tudo e qualquer coisa em chave, únicas e singulares por serem feitas dos ingredientes: Momentos, acessos, itens e valores.
Ingredientes sem padrão = Chave sem padrão = Pessoa sem padrão.
Sendo o inverso do imposto social;
Sociedade = Padrão = Obrigação de toda pessoa = Pessoa com padrão
Então irmão Bruno, eu Levson, posso afirmar o seguinte:
Vejo que QUALQUER PADRÃO, um dia foi SEM PADRÃO!
Vejo que QUALQUER PADRÃO, um dia será SEM PADRÃO!
Vejo que, SEM PADRÃO a sociedade é feita, e COM PADRÃO asociedadevive!
A incerteza da própria beleza
Cada aula é um acalento
Para aquele que se põe
A esperar o momento
Em se perder em seu vasto sorriso
E no seu olhar se encontrar
Fico sem rumo
Com o resumo
Do seu encanto profundo
O jeito que seus traços
São desenhados
E na foto o seu formoso rosto é eternizado
Se eu pudesse algo lhe dar
De certo lhe daria o condão
De vê-la a si mesma
Através do meu olhar
Só assim tu chegarias
A tão óbvia conclusão
Não importas como estejas
Sempre estarás à margem da perfeição
Crie um filtro social que minimiza tudo que é negativo.
Você pode escolher dar importância para a pessoa certa que pode significar ser a pessoa certa pra você
Então para de perder tempo tentando ter um monte de pessoas no seu círculo social
Porque todos vão no fim te afastar do que realmente é importante pra você
Não sou só um poeta
Do que morreria um poeta
Bêbado , solitário , vagante
Abandonado , descrente
De amigos e parentes
Eu digo que não
Um poeta morreria
Se as palavras lhe faltasse
Se a beleza da dança entre elas
Parassem de existir
Se o encaixe perfeito
Não rompesse mais a barreira sagaz
Se na pele do poetante
Não houvesse mais melancolia
Para matar um poeta
Não basta só corta-lhe a língua
Tem que arrancar-te as palavras
Matando seu coração, e mesmo assim
Com o coração morto
O que ele poetiza
Irá ecoar .
MISTÉRIO MUSICAL
Tenho alguns vizinhos com demência.
Sempre encontro com um deles no térreo do edifício, aqui em Brasília, chamado de pilotis do bloco.
Ele caminha acompanhado por sua cuidadora, cantando músicas de seu tempo. Cantoria recomendada pelo seu médico provavelmente.
Na última vez que passei por eles, estavam quietos.
Parei na frente da dupla, abri os braços em cobrança e, como não reagiram, soltei a voz potente, para curtos trechos musicais apenas.
Boa noite, amor!
Meu grande amor,
Contigo sonharei.
Eles riram de jogar a cabeça para trás!
Também sorri e segui meu rumo, escutando a complementação do velho:
E a minha dor, esquecerei,
Se eu souber que o sonho teu
Foi o mesmo sonho meu.
Pouco adiante, pensei se ele teria alguma lembrança, quando chegasse ao último verso:
Na carícia de um beijo,
Que ficou no desejo,
Boa noite, meu grande amor.
A dança e a música, para mim, são mistérios!
Não consigo descobrir direito em quais instintos animais estão suas raízes.
Elas alegram, seduzem, aproximam. E curam!
Vivo deslumbrado com elas nesses meus tempos de “voternidade”. Sim, sempre achei que, se existe a palavra maternidade, derivada de materno, existe também a palavra “voternidade”, derivada de vô terno.
Dominamos a música e, também, somos dominados por ela.
No banho, quando fui lavar os membros inferiores, vendo meu pé, cheio de dedos, involuntariamente cantei:
O sapo não lava o pé,
Não lava, porque não quer.
Ele mora lá na lagoa
E não lava o pé, porque não quer.
Mas que chulé!
Nunca compreenderei a essência extraordinária da música, acredito!
Mas tenho uma quase certeza: ela é sobrenatural!
Cante para as crianças e você as transformará em cantigas de amor!
Sérgio Antunes de Freitas
Março de 2023
"O amor não tem nome "
O que me toma ,
O que me leva pelas mãos
Um suspiro
Um sorriso
Um cuidado diferente
Os seus carinhos
Que fazem se ausentar de mim
Aquela dor presente
Quando se expande
De dentro pra fora
Formou-se um contorno perfeito
Das minhas imperfeições
Sendo assim um medo
Oxidante,pelas minhas narinas
Ao estender-me
As suas e tão singelas
Lindas mãos
O que mais me entristece é o estado da igreja de nossos dias, que deveria ser um exército em prontidão, porém mais parece um bando de crianças num parque de diversão.
Anderson Cássio de Oliveira
Vejo as linhas do horizonte
parece que saem de mim
qual o tamanho de um sonho?
foi feito para não ter fim
Sou um sujeito cheio de recantos.
Os desvãos me constam.
Tem hora leio avencas.
Tem hora, Proust.
Ouço aves e beethovens.
Gosto de Bola-Sete e Charles Chaplin.
O dia vai morrer aberto em mim.
"um rio sem o mar"
Um elo se partiu
Partiu antes de tudo
Procurei nas esquinas
Nós lugares , não mais o vi
É o dever de um poeta
Persuadir as palavras
E diagnóstica-las
Tão profundamente
Que alheios consigam senti-las
Peculiares estrofes
De um soneto sem fim
Naquele deserto negro
Onde meus olhos se identificaram
Com a escuridão , eu tive que fugir
Lançar meu ego para além de mim
Catar meus coletes armaduras
Toda indumentária ,que se dissipa de mim
Eu sou um deserto de terras áridas
Onde a flor mais rara cresce
E se alimenta de mim.
O que significa ser imortal? Muitas pessoas podem pensar que é um dom, uma benção, uma forma de escapar da morte e do sofrimento. Mas será que é mesmo assim? Será que a imortalidade não traz consigo um preço muito alto, uma maldição disfarçada de graça?
Imagine viver para sempre. Imagine ver tudo mudar ao seu redor, enquanto você permanece o mesmo. Imagine perder todos os seus entes queridos, um por um, e nunca poder se despedir. Imagine testemunhar as guerras, as tragédias, as injustiças e as crueldades da humanidade sem fim. Imagine se cansar de tudo, de todos e de si mesmo.
Esse é o destino dos imortais. Eles estão cheios de vazio. Eles não têm nada pelo que lutar ou esperar. Eles não têm propósito ou sentido na vida. Eles estão entediados e esvaziados. Eles não sentem mais nada: nem alegria, nem tristeza, nem amor, nem ódio, nem dor nem prazer.
Eles estão saturados na superfície. Eles já viram tudo o que há para ver, já fizeram tudo o que há para fazer, já sabem tudo o que há para saber. Eles não têm mais curiosidade ou interesse pelo mundo. Eles não têm mais desafios ou surpresas pela frente.
Eles são atemporais. Eles não se importam com o passado ou com o futuro. Eles vivem no presente eterno e monótono. Eles não têm memória ou expectativa. Eles não têm história ou destino.
Eles estão além da compreensão e da imaginação. Eles não conseguem se relacionar com os mortais nem com os outros imortais. Eles são solitários e incompreendidos. Eles não conseguem criar ou inventar nada novo.
E eles devaneiam no silêncio. Eles se isolam do mundo e de si mesmos. Eles se perdem em pensamentos vazios e sem sentido. E eles esperam por algo que nunca vai acontecer: o fim da sua existência.
O que significa ser um seguidor?
Muitas pessoas podem pensar que é uma forma de pertencer, de se sentir aceito, de se adaptar à sociedade.
Mas será que é mesmo assim?
Será que seguir não implica em renunciar à própria identidade, à própria liberdade, à própria consciência?
Imagine viver sob a influência dos outros. Imagine seguir as modas, as tendências, as opiniões e as ordens alheias sem questionar. Imagine se conformar com o que é imposto, com o que é esperado, com o que é conveniente. Imagine não ter voz nem vez.
Esse é o destino dos seguidores. Eles estão emergindo através de uma marola. Eles não têm força nem coragem para enfrentar as ondas da vida. Eles se deixam levar pela correnteza e pelo vento. Eles não têm controle nem direção.
Eles estão flutuando através das brumas. Eles não têm clareza nem visão sobre a realidade. Eles se deixam cegar pela névoa e pela fumaça. Eles não têm discernimento nem critério.
Eles perdem a noção do tempo. Eles não têm passado nem futuro. Eles vivem no presente efêmero e ilusório. Eles não têm memória nem projeto.
E eles estão alugados, desiludidos, convencidos e confundidos. Eles vendem sua alma e seu corpo por um preço baixo e temporário. Eles sofrem com a decepção e a frustração de não serem quem queriam ser ou terem o que queriam ter. Eles são enganados e manipulados pelos líderes e pelos meios de comunicação.
E eles são obrigados a acreditar. Eles não têm fé nem razão para sustentar suas crenças ou valores. Eles se deixam doutrinar e persuadir pelos dogmas e pelas ideologias alheias.
E eles são desconfiados. Eles não confiam em si mesmos nem nos outros. Eles vivem com medo e insegurança de perderem o que têm ou serem traídos por quem seguem.
E eles sempre seguem sem parar ou mudar.
Glêdston, o que é a vida?
A vida?
A vida é um presente com data de vencimento; portanto, não demore para desembrulhá-lo.
Um meio de vida não é vida por inteiro. Uma vida por inteiro depende de dois meios: 1/2+1/2=1
Estão, encontre logo sua outra metade, e viva inteiramente.
"Aos que ficaram"
Aos que se foram
Eu deixo a esperança van
De que teriam um último dia
Um último beijo um último adeus
Aos que ficaram um aviso prévio
Por que é isso, a morte
Não te manda um recado
Você nunca saberá
Quando é a última vez
O último cheiro
Dor ou abraço apertado
Você não pode saber
A sensação somos imortais
É mera ilusão, sabe aquela frase que diz
Nunca é tarde pra recomeçar
Essa é a maior mentiras já contada
Pode ser tarde daqui a um segundo
Daqui uma hora um dia
O hoje é fracionado do passado
Infelizmente você não entenderá
Até ser o último dia , o último
Cheiro , a última dança
Infelizmente , vamos passar por aí
Vivendo dias mentirosos
Cheios de falsa esperança
Pois o que achamos mesmo é que
Sempre há tempo , sempre um pouco mais
É só , é só ..... É só .... É só
FIM ...............
"...
Todo o padrão realizado,
Quanta felicidade por um triz.
Descobri que, entre o certo e o errado,
O importante é ser feliz.
..."
Poema 'Harmonia'
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poemas de amor
