Poemas de Passado
Quando voltamos nossos olhos para o passado, campeando preciosidades entre as produções culturais de antanho que foram paridas nessa terra de desterrados, descobrimos, entre outras coisas, que há obras de valor inestimável que, infelizmente, são sumamente desdenhadas pelos sábios diplomados de agora e que, grande parte dessa produção, esquecida e desdenhada pela soberba modernosa que impera nestas plagas, foi realizada por indivíduos sem “diproma” algum. Pois é...
Essa é para dias de saudade, dias nos quais o coração chega aperta mesmo que não tenha passado dois dias sequer sem vê-lo. Essa é para os dias que vão parecer menos iluminados pela falta do sorriso que ele provoca, do abraço e do brilho nos olhos. Dias em que você tem que se permitir respirar, para não pirar.
Em um determinado tempo lá na frente olharás pro passado e percebendo tamanha tolice e estupidez do modo o qual me foi tirado sua atenção sentirás um torpor no coração e se percebendo um incapaz, lamentará, pois foi assim com todos os demais que sucumbiram ao seu egocentrismo...
"Perdoe, pois a vida é muito curta para ficar dando vida a um passado morto".
Gleydson Sampaio das Neves
Tudo que pertence ao ontem eu deixei às margens do passado para que a correnteza da vida arraste para a eternidade; só trouxe comigo para o hoje a chave mestra do tempo que abre a porta do dia.
O passado de uma mulher não precisa determinar seu futuro. Ela pode dançar uma nova música se assim escolher. A sua própria música.
O agora é muito mais importante do que ontem, semana passada, mês passado, ano passado. Ou seja, hoje você pode fazer melhor do que fez no passado. Viva como se não houvesse o amanhã... Hoje melhor que ontem.
Fotos antigas são espelhos de um passado que se foi.
E deixou a saudade escrita nas linhas que o tempo trouxe para o meu rosto...
É mais seguro viver apenas no presente, ser uma garota sem qualquer passado por que ansiar e qualquer futuro para lhe arrancarem.
Ruínas de uma cidade vazia e desolada não vislumbra suas histórias, seu passado. Há tantos porquês...
Não ligo para o meu passado, só vivo para o hoje, não me preocupo com o meu futuro, só vivo para o hoje, porque talvez hoje seja meu último dia.
O passado era bom mas faltava muita coisa para ser ótimo, o melhor mesmo é viver o presente. O que fica de bom do passado são as experiencias, os bons momentos e as amizades verdadeiras.
O passado, como já foi dito tantas vezes, é um país estrangeiro no qual as coisas eram feitas de forma diferente.
Ninguém escapa do passado. Vou dar um exemplo claro, a questão da escravidão. Tivemos um período prolongado de sistema escravocrata, espalhado por todo o país. Quem abrir qualquer jornal do século 19 verá escravos sendo vendidos, leiloados, penhorados, com seguro. Essa realidade está inscrita nos nossos costumes e no nosso vocabulário, sobretudo porque durante largo tempo lidamos com essa questão de forma envergonhada. Achava-se melhor não falar.
Suas escolhas do passado lhe fizeram o que és hoje. Se errou antes, não tenha vergonha de agora pedir perdão. É um dos sentimentos mais nobres e que engrandecem o coração
Você sabe que superou quando fala naquele assunto que no passado te feriu e hoje recordá-lo já não dói mais.
De todos os pecados do mundo, o pior é viver pela metade. Prender-se ao passado enquanto a vida passa cheia de graça e você vive a desgraça de não conseguir seguir adiante.
Quando você decidir viver o presente, aqueles submerso no passado, o chamarão de falso, por não poderem compreender a realidade como ela é, um devir ...
