Poemas de Mario Quintana sobre Maes
O INSEGURO MORRE MAIS CEDO ("O segredo do sucesso é ser frio, calculista, e confiante." — George Sheykson)
O coronavírus também é "Lobovírus": O lobo tem um comportamento peculiar para purificar o rebanho. Estando o lobo na espreita de um grupo de ovelhas, quando a sua presença é percebida, se as ovelhas permanecerem calmas em seu lugar, ignorando-os, nada lhes acontecerá, pois lobo algum gosta desse comportamento confiante. Mas, se uma delas, a velha, fraca, doente, medrosa, fizer finca-pé para correr certamente será morta, pois os lobos preferem atacar suas presas correndo. As confiantes estão saudáveis demais para morrer. Em tempo de pandemia a saúde de dentro para fora vale mais. O micro inspirando o macro! Já que só o maior compreende o menor, mas, também, se deixa perturbar por ele! Daí vem a opressão do mais poderoso como forma de manter a relação conturbada por um cabresto. Além do mais, fantasmas tatuados nas cicatrizes de minha pele perseguem-me, dizendo que nem fui bom o suficiente para ser perverso, pois não morri cedo e ainda estou aqui perturbando a paz dos que irão mais cedo. CiFA
Quando ama a si mesmo, não precisa provar amor a oferecer. Pra quem eu pude compartilhar, foi multiplicado muito carinho, amizade e respeito, deixado em seu tempo e em prontidão de viver uma nova história, enquanto bate forte esse coração.
Quem tem medo de amar, não conhece sua própria e maior força!
Amigos, quem tem? São verdadeiros tesouros, inigualável bem. Pobre o que não tem, verdadeiro amigo, que te quer bem.
ANALFABETISMO SUSTENTÁVEL ("Na época em que vivo, analfabetismo é tido por 'Dialeto Virtual'". — Thiago O. Rodrigues)
O analfabetismo sustenta a escola; por isso, ela não tem interesse em erradicá-lo. Está tentando remotamente... Porém, lá estão eles: "O Brasil não precisa de IBGE para mostrar faixa de analfabetismo, basta ir ao 'feicebuqui'." (Davi Goulart Martins). Os bons alunos têm aspectos semelhantes, aprendem rápido, e fornecem cola aos demais para mantê-los no nível de dependente. Corrigindo as provas do I bimestre, percebo que os mesmos erros repetem-se: "FLUÊNCIA em Inglês e FLATULÊNCIA em Português". As amizades entre alunos deveriam ser confiáveis a ponto de se honrarem. Pelo menos, passem a resposta — enganando o professor — quando tiverem certeza que é a certa, pois enganar para enganar, é "paia". Mas, assim, danificando o caráter, fica claro que ninguém quer ir para o inferno sozinho. Eu protesto qualquer fuga da sã vocação, vestindo-me de preto, luto pela educação! E voluntariamente vestindo-me, também, com o que representa a cor preta na educação: pesar! (CiFA
Algumas pessoas querem apenas que você seja limitado igual a elas, desta forma, uma visão mais ampla do mundo sobre as suas possibilidades, causa uma estranheza para quem é escravizado, aquele que está no campo das ideias, mas sempre viveu fechado!
A garota se sente totalmente sozinha, só com a voz em sua cabeça que a atormenta, escreve para relaxar, dança e até mesmo tenta cantar, seus livros a levam para outra realidade, a música que entra em seus ouvidos a relaxa, suas lágrimas escorrem e o coração aperta, a cabeça dela tem um bilhão de pensamentos e a maioria apavora a pequena garota, sentada no chão de seu quarto ela começa a pensar e tenta não desanimar, ela tem um sorriso tão resplandente, ela amava seu sorriso mais a insegurança a dominou e a pobre garota de coração doce começou a desmoronar.
Às vezes, a nossa soberba nos leva a achar que fomos vítimas de alguma injustiça. A humildade é o remédio.
Só existe uma maneira de avançar nessa guerra pandemica, despolitizando a ciência e politizando a consciência!
"O que nos torna humanos é o fato de que tudo aquilo que imaginamos, raciocinamos, recordamos, somos capazes de vê-lo como um conjunto e, com relação a este conjunto, podemos dizer um sim ou um não, podemos dizer: 'É verdadeiro', ou: 'É falso'. Somos capazes de julgar a veracidade ou falsidade de tudo aquilo que a nossa própria mente vai conhecendo ou produzindo, e isto não há animal que possa fazer."
O GÊNERO FAZ A DIFERENÇA ("Fiquem tranquilos os poderosos que têm medo de nós: nenhum humorista atira para matar." — Millôr Fernandes)
Pobre aula de filosofia. Em uma dessas, eu afirmava que o dinheiro compra amor e carinho. Aí um aluno invejoso, para me tirar, disse: “só pode, para achar alguém que fique com senhor, tem de ser por dinheiro mesmo”. Então lhe retruquei com uma pergunta: Pois é, e que razão uma mulher teria para ficar consigo, se você não tem dinheiro, nem beleza, nem saúde e nem inteligência? E complementei: Só se ela for pior que você! Mulheres inteligentes e promissoras procuram melhoras. E agravando a situação, lembro que frequentemente professores no sistema são reduzidos a analfabetos funcionais, por que não dizer a lixos, por alunos ativistas de causas alheias: feministas, LGBT e minorias. Fazendo de qualquer tema um torturante debate, desqualificando a aula. Não falta fanático! Nesse tocante, identifico-me muito com Diego Almeida, humorista, que faz dos acontecimentos de todos na escola peças teatrais, e eu o entendo, sendo ele professor, essa é sua forma de gritar por socorro. Escolhi a literatura, contando, no gênero crônica, o que aconteceu comigo no meu trabalho. Somos semelhantes em propósito: Gritamos por melhorias. Não sei porque os da "escola" tem mais raiva de mim do que dele, se nunca lhes cobrei um centavo?
Fica decretado que a partir de hoje será obrigatória a abertura do que esteve fechado nos últimos anos. Assim, todo ser humano deverá abrir as janelas, o sorriso, os braços, o coração e a mente. (wiliam de oliveira)
Fui na psicóloga para tentar me encontrar. Quando lá cheguei, ninguém sabia onde ela estava. Agora, além de procurar por mim, estou tentando encontrar a psicóloga.
Quantas vezes você vai dar o seu melhor, vai fazer bem feito e não vão te valorizar? Na vida, no trabalho e na família. E pior que isto, vão falar mal de você, vão mentir e inventar maldades, vão denegrir sua imagem, vão potencializar seus defeitos... Quantas vezes? Mas neste momento olhe com calma, sempre alguém vai ver o seu esforço, sempre alguém reconhece seu valor. Pode não ser o chefe, seus pais, mas alguém viu e reconheceu. Vamos aprender a não olhar tanto para os perdidos e mais para os bons. Às vezes quem amamos está perdido... Às vezes seus colegas de trabalho ou sua família... Mas sempre alguém não está perdido e vai te valorizar. Olhe mais para o bem. E nunca deixe de fazer o seu melhor e de ser bom por causa das falhas dos outros. Você também tem falhas então siga e siga sendo e fazendo o bem!
E Deus sempre está vendo! E a Roda gira... E se a vida girar, muita gente que está em cima hoje, amanhã não vai mais estar... E você continuará sendo bom, por cima ou por baixo. Isso é ter valor!
Será que de fato evoluímos ou estamos utilizando a máscara da evolução humana esculpida e pintada nas cores do amor incondicional que tanto proclamamos? Em alguns momentos esses bons sentimentos distorcem seus delineamentos e suas cores parecem tímidas e desbotadas.
Sabe o que eu realmente queria ?
Queria não ter que aprender errando, machucando a mim e aos outros. Queria poder cuidar das feridas que eu mesmo causei. Queria que os meus gestos de amor, fossem muito mais marcantes do que as minhas más atitudes.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp