Poemas de Lembranças
As lembranças vão com o tempo,
elas voam, desaparecem,
as vezes sem eu notar
quando vou reparar nem consigo mais lembrar
É como as ondas do mar,
cada uma que vem é diferente da próxima
então assim, elas vão embora, sem passagem de voltar.
Carrego lembranças de dor, dúvidas e silêncio…
Mas também carrego algo maior: a certeza de que Deus nunca me abandonou.
Se cheguei até aqui, é porque fui escolhida desde o começo.
— Lílian Arriel
Estradas por onde andei
Pisando por entre espinhos,
Lembranças que lá deixei,
Guardo com muito carinho:
A rosa que não plantei,
A pedra que não lapidei,
O desperdicio do encanto;
O dia que a encontrar
Tal pedra a esculpir,
Tudo pode recomeçar,
A rosa plantarei,
Avivarei acalanto,
Deixar de enxugar pranto,
De lágrimas deixado tantos,
Uma vez mais a sorrir.
Ademir Missias
Antes e agora
Anteriormente, lembranças me faziam mergulhar em águas profundas.
Agora, tornaram-se amigas antigas que trazem sorrisos à minha boca.
Máscaras
Lembranças falsas lançam suas máscaras no vazio.
Graças a Deus, somos todos falhos, errantes e pecadores.
Por isso, por gentileza, não fale de mim,
até porque já não me lembro de você.
Ecos de um Amor que Não Volta
Cada amor tem uma história.
E, se as ondas de lembranças invadissem o coração, talvez levassem embora o eco do vazio de uma vida inteira.
É certo que, às vezes, a linha do tempo fica desordenada, fragmentada. Nesses momentos, chega a ser curioso, porque há ocasiões em que nem o próprio dia parece compreender que a escuridão de um lindo manto brilhante chega todas as noites.
Então, penso: se a gente ama e o amor vai embora, devo aceitar a frase “você ama, então o amor volta”?
Não, não volta. Até porque, se voltasse, seria visto de outra forma — não seria o mesmo. Carregaria algo diferente junto com aquele sentimento. E, ainda assim, se realmente voltasse, talvez não houvesse tantas desilusões e sofrimento.
Fico em dúvida: será que minha visão está diferente? Houve mudança?
É… pode ser que sim.
❝ ...Nem tudo se perde com o tempo.
Algumas lembranças são eternas,
nem o tempo pode apagar.
Nem tudo você pode ter para
sempre, mas a lembrança essa
ninguém pode tirar de você.
Pois são eternas...❞
❝ ...Me encontro num mar de lembranças,
me perco em tantas buscas, saudades,
memoria. Fecho os olhos e vejo meu
passado, minha historiaria. Algumas
estampadas em dor e sofrimento. E
outras coloridas de Amor e aconchego.
Marcas na Alma de quem muito lutou
mas nunca perdeu a Fé. Saudades de
um tempo que não volta mas. Mas que
ficou gravado em minha memoria e
minha Historia...❞
--------------------------------------Eliana Angel Wolf
A mente traz lembranças do passado.
Hoje, desejo olhar adiante.
O que vem no amanhã
é o que inspira a vida!
PARTIDA
Vê-lo partir sangra a minha Alma
As lembranças dos dias felizes que fui tua sem pudor
Dias em que meu riso foi solto
Dias em que em chamas meu corpo explodia.
Vê-lo partir quebra meu ser
Mas como prender-te à mim?
Logo eu que prezo a liberdade?
Então vá!
Mas não me diga adeus
Diga-me apenas um até breve
Deixando-me a esperança
Esperança de futuros dias quentes ao seu lado
Kátia Osório
"" A última vez que estive em Paris era verão
nas ruas lembranças de nós dois
e pombos a revoar
no olhar a saudade simplificava sua falta
e nada se igualou ao desejo de retornar
meu lugar é ai
dentro do seu coração...""
"" Quero teu ouro
essência plena
como lembranças de um fogo
que nunca a morte temeu
enquanto luz
levará ao passado
lembrado nas cinzas...
de algo maior
que um dia sem querer
se perdeu
"Pai
hoje a saudade bateu
e entre tantas lembranças
lembrei dos teus conselhos
dicas que na época não consegui avaliar como preciosidades que agora vejo que foram
não é o caso de te pedir desculpas
pois sei que teria que ser assim
meu aprendizado foi em parte pelos erros que cometi, ignorando teus conselhos
mas sabe meu pai, eles estão aqui, dentro do meu coração
e hoje , Ah!! hoje eles valem ouro
ainda que tua falta seja lembrada
ainda que somente teu retrato e minhas lembranças sejam as companhias
tua experiencia me acompanha e protege
sabe pai, hoje eu derramei uma lágrima
mas ela não foi tão amarga
talvez porque você ai do céu, tenha me poupado
e adocicado com boas lembranças a saudade e o amargo que meus olhos teimaram em derramar
tenho certeza pai, que nenhum, abraço ficou para trás e todo o carinho e respeito que sempre tive e terei por você, me acompanham
hoje te chamo de você, pois lembro bem da tua vontade de sermos amigos e que entre nós não havia senhorio, mas uma amizade que me traz a esperança de um dia poder te reencontrar e mais uma vez te dizer:
pai eu amo você...""
E enquanto o sono não vem, seus pensamentos voam por entre as lembranças e reflexões do passado. Ela medita no quanto já viveu, nas experiências que moldaram sua existência, no tanto que já perdeu e sofreu ao longo do caminho.
A vida lhe trouxe desafios e obstáculos que por vezes pareciam insuperáveis. Ela enfrentou decepções, despedidas dolorosas, traições e injustiças. Os momentos difíceis testaram sua resiliência, mas ela sempre levantou-se novamente, determinada a não permitir que essas adversidades a definissem.
Sim, houve momentos em que lágrimas rolaram por seu rosto e a tristeza tomou conta de seu ser. No entanto, ela recusou-se a permitir que esses sentimentos corrosivos se enraizassem em seu coração.
Ela entendeu que a amargura e o rancor só trariam mais dor e sofrimento. Optou por escolher o perdão, não como uma fraqueza, mas como uma forma de libertação.
Seus pensamentos voaram para longe dos momentos difíceis e rumaram em direção aos momentos de felicidade e superação. Ela recordou as amizades verdadeiras que conquistou, os sorrisos que iluminaram seu caminho e o amor que preencheu seu coração. Cada experiência, tanto as boas quanto as más, moldou-a em quem ela se tornou hoje - uma pessoa forte, compassiva e resiliente.
E assim, conforme o sono finalmente chega e envolve seu corpo, ela dorme em paz, sabendo que, apesar de tudo que já enfrentou, não permitiu que a amargura e o rancor dominassem sua alma. Ela escolheu a alegria e a liberdade de ser quem é, em todo o seu esplendor...
- Edna Andrade
Ela carrega histórias, sonhos bordados em silêncio, lembranças que aquecem o peito e uma vontade bonita de recomeçar. Porque há viagens que começam dentro da gente — quando a gente para, respira… e simplesmente confia.
— Edna de Andrade @coisasqueeusei.edna
Há lembranças que o tempo não apaga; apenas aprende a embalar com mais ternura.
São pedaços de amor que permanecem,
mesmo quando a presença já virou silêncio.
Recordar é como abrir a janela e deixar o vento tocar o rosto:
há doçura, há ausência, há um fio invisível que ainda une.
A saudade, quando vem mansa, é quase oração.
É o coração dizendo baixinho:
“obrigada por ter existido em mim.”
— Edna de Andrade
O presente é incerto
o passado são apenas lembranças
e no futuro...?
Espero estar no mesmo lugar no passado com você.
RECORDAÇÕES
Quando passeamos no passado , várias lembranças correm nossos pensamentos . Sonhos que foram realizados , outros que foram esquecidos. Arrependimentos , amores, lugares , pessoas especiais , outras tão complicadas ... Quando voltamos ao passado algumas canções circulam na batida do coração , embalando emoções que revelam sentimentos onde sorrimos ou choramos com vontade de revivermos ou esquecermos ...
Quando retornamos nas várias memórias do que vivemos , como frescor do vento no rosto, levam-nos a viajar e o tempo voa nas asas da imaginação , buscando de formas variadas a felicidade em transpor através dos pensamentos o desejo maior das recordações que não morrem jamais.
JOÃO BATISTA BARBOSA
POESIAS E PENSAMENTOS
