Poemas de Lembranças
Amizade
Pela manhã o sol brilha no oriente
O dia promete ser quente.
Toda vez que saio pela cidade
Eu planejo muita atividade.
Minha alma busca um preenchimento
Não consigo este sentimento.
Sinto que estou perdido
Meu coração está partido.
As lembranças da minha infância
Me trous-se mais arrogância.
As pessoas que buscam me entender
Não consigo corresponder.
O tempo passou sem eu notar
Os anjos apareceram para me acalmar.
Agora entendo o que faltava
Ser sozinho não bastava.
Tinha muita dificuldade
Precisava de uma oportunidade
Para poder fazer amizade.
No fim da vida você estará em alguma cama velhinho - se assim Deus quiser - esperando a hora chegar; seja numa mansão ou num casebre, a diferença não será o que juntou mas sim o que viveu!
E talvez o da mansão não tenha tantas boas histórias para recordar como o do casebre.
Sua lembrança da vida que viveu será sua única e última companhia!
ENTÃO, QUE SEJA BOA!
O tempo nos instantes da vida
Imagino que a passagem do tempo não seja constante
Um moto contínuo em velocidade constante
E, em que pesem equações e teorias,
O que vejo são instantes entre um agora e um depois.
Separando momentos vividos, emoções, sentimentos.
Assim como os átomos formaram a matéria
Os Sentimentos deram significado a nossas vidas
Tornaram-nos o que somos.
Um conjunto de informações sensoriais e emocionais
Intercaladas e subsequentes ao longo do tempo.
Em algum lugar acima de nós,
Imagino, paira um backup.
O conjunto das vivências de todos nós
Informações de tudo o que fomos e realizamos
E a partir das quais podemos vir a realizar
Um arquivo atemporal e impessoal
Acessado sempre que olhamos prá cima
Em busca da solução para um problema
Ou num Dé Javu, a sensação de já ter visto. ou vivido,
Uma lembrança do passado
São lembranças indefinidas
Para além da realidade presente
Acessadas e entendidas num átimo
Em linguagem pictórica
Que rodam tipo Lives em main streams,
Nesses momentos o tempo passa
Como os discos long play
Nos escaninhos do sebo que visito,
Onde relembro datas, fatos, sentimentos.
Folheando as capas dos discos
E Ligo músicas aos lugares, momentos e emoções
E de repente viajo lá prá cima
Em lives de momentos vividos
Trago o ontem pro agora
Numa sequências de Sons e Imagens de selfies encadenadas
Uma linguagem instantânea
Com tudo vindo num flash
Na velocidade do pensamento
No ritmo das canções...
(Musica incidental, In my Life - Beatles)
Até as brigas perderam a graça, pois já não me importava com o que aconteceria dali para frente.
As boas lembranças vão perdendo espaço aos poucos.
Perdem espaço as boas lembranças.
Separando as coisas que compensam, você vai tocando a vida.
Coração vazio
Às vezes nos sentimos vazios
Algo nos falta a preencher
Ocupamos com o que temos
Mas não conseguimos esquecer
Sentimentos foram deixados
Caminhos foram cruzados
Momentos vividos se passaram
Como as lembranças que aqui estavam
Melhor está só que mal acompanhado
Dizem os que se decepcionaram
Melhor ter qualquer um ao lado
Dizem os outros que não se importaram
Me pego lembrando do passado
Dos bons momentos vividos
Mas sem perder de vista o presente estado
De um coração querendo amar e ser sentido
Eu chorei naqueles dias.
Pedi minhas cartas de volta, devolvi presentes e fotografias.
Desatei os nós da saudade e guardei as lembranças. Não porque eu quisesse, mas por ser preciso.
- Flavia Grando
Um dia a gente cresce
A casca um dia racha
Mas a essência permanece
A felicidade pode estar escondida num familiar cheiro de mato
De quando éramos crianças
Naquele lugar que fazia a gente correr solto
Cheio de alegria entre o orvalho
Quem disse que hoje tem que ser diferente?
Como é bom descobrir que é simples ser contente!
Não era um amor comum.
Era daqueles amores de encher os olhos e a vida.
Amor de tatuar beijos na pele, amor de impregnar cheiros na alma.
Mas se tornou amor de guardar, amor de lembranças.
- Flavia Grando
“Minha saudade parece infinita:
Ela vem de séculos.
Caminha por muitos cantos
E beija as almas nas lembranças doces...”
Ouro
Em cada esquina, cada rua...
Sinto no ar
Outra chance, um novo despertar...
Aquelas lembranças da infância
O piso que ando, as paredes e as plantas...
Fazem meu coração de abrigo
Para as memórias profundas
Que trago comigo...
Todo hoje é um novo começo...
Pra uns é apenas uma manhã...
Pra mim é a liberdade
Cantando em mente sã
Os tempos são outros, mas o lar é o mesmo...
Conheci o valor do outro e não parei de lutar...
Mergulhei em águas profundas
Pra aprender a me renovar...
E assim sigo...
Brindando à vida.
Tem gente que é tão íntima da gente que não tem dia nem hora pra chegar: chega à noite, senta-se à mesa do jantar e compartilha conosco a solidão gratificante desse instante.
Tem gente que chega com o balanço vagaroso de uma rede e ali fica no vai e vem preguiçoso das nossas mais doces lembranças.
Tem gente que chega com o silêncio nostálgico de um pôr do sol e debruçada na janela do olhar nosso, mistura-se às cores do crepúsculo.
Tem gente que chega com o cheiro leve de jasmim que invade as noites de luar e nos conduz até os sonhos mais bonitos.
Tem gente que chega com o cheiro bom de maresia, com o som melodioso das brancas ondas quebrando mansas nos rochedos, com a coreografia das gaivotas beijando a espuma prateada do azul mar.
Tem gente que chega com as manhãs ensolaradas de domingo e divide conosco esse prazer dominical, o calor mágico desse instante.
Tem gente que chega com campasso ritimado da nossa música preferida, se mistura às suas notas, tira nosso coração pra dançar e com ele valsa pelo salão iluminado das memórias.
Tem gente que desde sempre a gente ama, e vai amar eternamente na saudade, não só dessa, mas de todas as nossas vidas, porque estão tão intrinsecamente em nós que não sabemos onde terminam e onde começa nós.
Será que se lembrasse de tudo sobre ela mudaria algo agora?
Pena que você não sabe...
De todos os sorrisos que ela deu lembrando da mesma piada que você contou,
De todos os mil pensamentos que ela teve 999 foram só ensaiando para te mandar um “OI”
De todos os elogios que recebeu o seu “Nada mau girl” foi o único que fez diferença,
Pena que você não lembra...
Do conforto do colo dela,
A macies de seus lábios,
E a doçura da sua voz.
Pena que você não percebe...
O universo dentro do brilho de teus olhos,
A alegria refletido em seu sorriso,
A proteção guardada no teu abraço.
Saiba que o casamento foi marcado e ela está linda!
Pena que você não é o noivo.
" Sadudades "
Quando lembramos de coisas que nos fazem felizes, nós sentimos saudades.
Sentimos saudades quando lembramos da nossa felicidade no passado.
Dos nossos entes queridos que já partiram.
As vezes de um inicio de namoro, dos momentos de infância, coisas na adolescência.
Saudades de pessoas que trabalharam e estudaram conosco, que nos fizeram felizes, deixando saudades.
Tem momentos de nossa vida que sentimos saudade por alguma coisa.
Sabe qual é o lugar onde existem mais sonhos quebrados ? Onde sonhos foram interrompidos, onde eles simplesmente deixaram de existir, você sabe onde ?
Eles estão todos juntos, e nós estamos caminhando para o mesmo lugar, a cada dia que passa você caminha para este lugar, sabe o que pode te diferenciar ? Não desistir dos seus sonhos, acreditar neles, fazer com que eles aconteçam...
Já sabe qual é o lugar que a primeira pergunta se refere ?
Caso ainda não saiba, a resposta é o cemitério, então antes que você chegue lá, faça o possível e o impossível para realizar seu sonho...
E caso você ainda esteja se perguntando o porquê de um cemitério, lá é o lugar onde está alguém que queria abrir uma empresa, alguém que sonhava em ter sucesso, alguém que desejou ajudar o próximo... Lá existem sonhos perdidos, sonhos que nunca poderão se tornar realidade, lute para que o seu sonho se torne realidade, ou ele vai fazer parte de mais um em meio a milhares de sonhos perdidos...
Não tenho intenção nenhuma de viver novamente aquilo que vivemos, longe disso. Melhor mantermos aquelas lembranças boas. Depois de todo esse tempo as coisas já não são mais as mesmas. A gente mudou, cresceu, provavelmente estragaríamos tudo. Melhor não.
Queria mesmo que entendesse que não fui o estopim do nosso fim, e que aquele papo de que eu não me importava era só da boca pra fora.
Queria ser como um pássaro, para nas asas do vento poder voar.
E queria ser como o vento, para no céu sem limites poder soprar.
Queria ser como um peixe, para no mais profundo dos mares mergulhar.
E queria ser como o imenso mar, para nas grandes fronteiras do mundo circular.
Eu queria um dia voltar a inocência, e correr pelas ruas sem medo de errar.
E como uma criancinha boba, sem saber dos desafios que poderiam me encontrar.
Eu queria voltar ao passado, e como quem hoje sou ir para me encontrar.
E para mim um alerta levar, "o mundo é perigoso mas não chores, pois em tudo vai suportar."
Solidão
Na escuridão soltaram a minha mão.
Não me deram sequer o tempo para o prumo
Sem rumo
Tateei trôpega a parede do Universo.
Sem visão escorreguei no labirinto dos sonhos.
Perdi-me nele.
Não encontrei saída.
Sem guarida, patinei no lodo das desilusões.
Estive órfã toda a eternidade.
Meus deuses não me responderam.
E em todos os cantos
Apenas os meus prantos,
Jorraram em uníssonos enlouquecedores.
Não tive amores
Apenas o eco das minhas paixões
Desabridas e Jamais correspondidas.
Por isso mesmo, vãs.
Fugazes.
Pequenas e pobres como as minhas lembranças.
Não fiz nenhuma história.
Fui sempre um ser totalmente insosso
Vagueei por aí.
E, então, um dia eu morri.
Sonâmbula na minha solidão.
A ESCADA DO MEU ABISMO
Ao meu redor não vejo nada, a escuridão esconde o horizonte, a minha frete apenas uma escada que não leva a nada, vejo anjos, vejo demônios, sinto o sangue que corre em minhas veias sei que estou vivo apenas não sei porque!
Pensamentos de ódio e rancor invadem a minha mente, aquela escada me atordoa,
pq ela esta ali?
Pra que ela esta ali?
sabe.. aquela escada parece comigo, também não sei o porque ou pra que eu estou nesse mundo.
Nada faz sentido aqui nesse meu abismo, e aquela escada continua a me atordoar...
Estou subindo ela, cada degrau me faz lembrar de um momento de dor, de ódio de solidão...
Aqui no topo eu pude compreender o porque ela esta aqui.
Ela esta aqui pra eu matar esse Jhonatan que se alimentando de lembranças do passado as vezes fica mais forte que eu e me domina, chegou a hora do adeus, chegou a hora de mergulhar pra salvação, estou caindo, não sei se vou poder completar essa historia, essa lágrima que escorre, o fim que se aproxima, o chão esta mais perto, minha alma voltou a brilhar e as trevas já não estão em mim.
A. Takay Stronger
CHUVA
Hoje o céu esta cinza o sol não apareceu, o vento frio me causa arrepios.
Isso me trás lembranças da minha infância na zona da mata Minas Gerais , lugar de muita chuva e muito frio.
Começou a chuviscar..
Lembro da colheita de café, no sereno da manhã que me molhava feito chuva, na mãos cheias calos
causados pelo vai e vem nos galhos dos pés de café, nos pés molhado dentro de uma bota de couro. Por incrível que pareça, essa foi a parte mais feliz da minha infância, ali no meio do cafezal, molhado, cansado...
Ali era o único lugar onde minha mãe conversava comigo sem me tratar como ''o fruto do golpe da barriga'', Ali ela me tratava feito um pião, ser mais um "pião" no meio do cafezal, era melhor que ser "O fruto do golpe da barriga" isso me deixava feliz.
Começou a chover..,
E eu quero andar na chuva! Assim ninguém vê as lágrias que escorrem pelo meu rosto e vão em direção ao meu sorriso, sorriso causado pela gratidão de ter passado por tudo isso, pq aprendi a ser feliz
com as coisas mais simples da vida, até essa chuva que me encharca me deixa feliz, feliz por estar vivo, forte, feliz!
Porque na minha vida a tempestade já passou, passou e me deixou tão forte que nem um diluvio irá me abalar!
A.Takay Stronger (Fato real)
Tou indo ali tocar ideias
falar de rosas,
flores.
Tou indo ali e volto já:
vou cantar saudades,
relembrar amores !
Se demorar um pouco
deixa rolar...
é que dei de cara com sorrisos
e sorri,
dei de cara com as lembranças
e lembrei.
