Poemas de Karl Marx sobre I Homem
FELICIDADE REAL
Não é sobre ter títulos, não é sobre morar em mansão, não é sobre ter status, não é sobre ganhar muito, não é sobre coisas que podemos comprar… A felicidade real, é morar no lugar mais simples do mundo, ao lado de um amor e saber que é tudo que precisa pra sobreviver.
Voltando ao assunto, decidi escrever sobre o contrário da inveja.
Seja por ciúme ou ganância é um pecado horroroso, e o suprassumo da cobiça, desejar algo que o outro possui.
Somos presos à tudo que o dinheiro pode proporcionar, mas quem não quer "comprar felicidade"?
Para a grande maioria, a vontade de ter é sempre maior do que a vontade de ser.
E como diz o velho e bom ditado: a grama do vizinho é sempre mais verde.
O nosso celular perde a graça assim que alguém nos apresenta a nova versão.
Isso é tão vazio, afinal de contas a nova versão de tudo aparece com velocidade cada vez maior.
No Google não consegui achar uma palavra exata para definir o antônimo da inveja, mas gostei de desprendimento.
Acho que quando a gente consegue se desprender das coisas, a inveja não acha lugar no nosso coração.
Como dizem por aí, os grandes prazeres da vida estão nas coisas mais simples.
Nesse sentido lembrei de um cena do filme Forrest Gump (O Contador de Histórias), quando o grande amor da vida do Forrest estava no leito de morte. Ele contou para ela dos grandes momentos que viveu, e todas as ocasiões narradas refletiam a contemplação da natureza.
Então acho que é simplesmente isso. Para acabar com esse desejo humano interminável de ter, devemos contemplar o que nos cerca. Talvez essa atitude seja suficiente para nós, com a mente quieta e em paz, tentar achar o prazer em meramente ser.
Depois que postei o que escrevi em um grupo de whatsapp de amigos de infância, Roberto São Thiago, me deu uma definição muito melhor para o contrário da inveja, a admiração. Por isso, cheguei a conclusão que sou exageradamente invejoso, admiro poucas pessoas.
E tenho dito.
Tenho em mim essência de vida,
Da vida que se transpoe sobre realidades que não são reais.
Ouvi de uma alma secreta que a vida é feita de ilusões,
Ilusões de amores, saudades e dores.
Ilusões de poderes, riquezas e controles.
Ilusões sobre verdades sem raízes e mentiras verdadeiras.
Criamos as condições para executar a realidade que desejamos.
Não que ela esteja lá, não, nunca esteve, apenas as criamos e fazemos existir com data certa para findar.
E a vida é isso, uma essência temporaria que um dia está aqui e no outro não está mais.
Apenas se vai dando espaço para novas realidades surreais.
O que parecia ser uma provocação, um insulto, hoje vem como um manto de paz sobre mim: como foi libertador, apesar do preço, ficar longe de alguém nocivo.
Carrega em si a autodestruição.
Memórias que trazem paz, fatos que trazem lucidez e libertação de alma.
A alma voa leve!
A BIBLIOTECA
A biblioteca muda o sentido da vida.
Ela nos faz viajar sobre às asas do livro.
A biblioteca me deu à liberdade de sonhar através da escrita.
O livro que nela li;
Não acabou até hoje: está dentro de mim!
A biblioteca fez o poeta tirar o poema do papel.
A biblioteca tem alma, aliás, várias almas.
Nela tem um pedaço da sabedoria do céu.
Ela é o próprio remédio da alma do homem.
E é a única parte do mundo onde se pode o silêncio encontrar.
A biblioteca é minha segunda casa.
E a visita que nela vem, é servida com arte!
Ela me armou com livros. E me desarmou de armas.
Acredite: a biblioteca é a única que mesmo eu partindo, me faz ficar.
A Porta:
Acordei com mais uma notícia sobre amigos que se foram por infecção de corona vírus.
De forma literal, hoje, eu só queria ter acordado e conseguir abrir uma porta qualquer e encontrar do outro lado aquele velho mundo, com aquele "corre corre" gostoso, com o barulho da segunda-feira que sempre abafa o silêncio de domingo à noite, voltar a ter a expectativa da quinta-feira pra dizer: sextou!
Do outro lado da porta, não quero mais acordar na quinta ou na segunda e achar que estou no sábado.
Quero acordar e ao olhar pela janela, ouvir o som do carro do ovo ou da pamonha, e reclamar, quem sabe, ou sorrir, ou descer pra comprar, se tiver algum dinheiro "trocado"...
Eu quero sair de casa preocupado apenas por ter deixado o guarda-chuva ou não ter trocado o sapato apertado.
Quero que a notícia daquele amigo sumido tenha sido por uma viagem de última hora, sem avisar para não dar carona. O outro, que sumiu do boteco, por causa da namorada nova. E aquela amiga que está se recuperando, nada demais ou grave, foi a sua quinquagésima reparação de Botox.
Volta vida normal!
Volta e vem dar serviço ao "zigomático maior", aquele músculo que trabalha para o sorriso. Ele dorme... e vem dá sossego aos outros músculos que expressam a tristeza e a ruga.
Eu quero abrir uma porta que dê para a nossa correria, uma porta por onde todos possam passar e do outro lado, enfim, a gente volte a respirar e se abraçar, sem máscaras, sem vírus.
Do outro lado, pode deixar o metrô lotado, do mesmo jeito de antes.
O elevador pode continuar parando em quarenta andares, eu não vou reclamar. E não esqueça de manter os chatos quando eu acordar feliz, aqueles que não respondem bom dia no trabalho e na rua...
Dia 371: Quarentena por corona vírus.
Se você me perguntar o que acho sobre as lutas da vida, minha resposta será esta:
_Eu comparo as lutas da vida com grande ringue de boxe; onde a vida nos dá vários golpes certeiros, e as vezes o baque é tão grande que beijamos a lona, e ficamos prostrados, mas se quisermos ganhar antes que o juiz encerre a luta, devemos nos levantar e aprender a se esquivar dos seus futuros golpes e derruba-la com nosso extinto de sobrevivência.
Minha Amada
Sobre a pessoa amada, quero refletir,
Sobre o brilho em seus olhos que me faz sorrir.
É um ser especial, único em sua essência,
Que preenche minha vida de amor e vivência.
Seu sorriso é um raio de sol a iluminar,
Cada momento ao seu lado, a me encantar.
Seus gestos gentis e palavras sinceras,
Fazem meu coração bater mais forte, nas primeiras.
Na sua presença, sinto-me completo,
Um encontro de almas que é tão concreto.
Você colore meus dias com tons vibrantes,
E aquece meu peito com sentimentos radiantes.
És a razão dos meus sonhos e inspiração,
Minha fortaleza em tempos de aflição.
A cada olhar trocado, uma história se desenha,
E o amor entre nós, eternamente se avizinha.
Que nossa jornada seja repleta de cumplicidade,
De momentos felizes e plena felicidade.
Que o amor que nos une seja eterno e verdadeiro,
E que juntos possamos construir um futuro inteiro.
É ...
Eu sei que ninguém vai entrar aqui, saber sobre o meu profundo e a escrita e a leitura é umas delas, gosto de escrever desde de adolescente, e bom, esse meu díario ta bem diferente das coisas que eu costumava a escrever em 2017.
escrever sobre mim, ou sobre meus pensamentos quando me sinto inspirada ou quando estou bem me faz me sentir bem, comigo mesma as vezes. A escrita é minha voz mais alta que possa falar as vezes, ela me conectar com meus pensamentos, me conectar com o meu eu.
meus textos misturados com sentimentos só estao aqui, por que é umas das únicas coisas que me faz bem, que me tirar um pouco do caos e tontura que é minha mente.
Me perguntaram um dia oque é o amor para mim, na hora eu pensei e repensei sobre isso.
O amor é simples e complexo ao mesmo tempo, sentir isso por alguém e decidir ter aquele sentimento por alguém, que é imperfeito, que tem falhas, que pode te desapontar a qualquer momento.
Assim como você pode acabar fazendo com ela, o amor pode te derrubar e te destruir, mas é exatamente ele que vai te levar, vai te fazer supera e seguir enfrente.
O amor ele destrói, mas cura.
O amor te joga num abismo, mas te mostra uma luz no fim do túnel.
O amor te machucar, mas ensina.
O amor te entristece, mas te traz alegria.
O amor é um ensinamento.
pare por um momento, repense tudo sobre você, veja se o que está vivendo é realmente o que você quer viver, se realmente este é o propósito de Deus para sua vida.
Nunca é tarde para mudanças, nunca é tarde para mudar a rota da sua vida.
Veja qual o tipo de semente você está plantando hoje para colher amanhã.
Não há como colher frutos doces semeando semente de frutos amargos.
Lembre-se que a vida é feita de escolhas, de decisões tudo o que você escolher hoje vai refletir no dia de amanhã.
Tenha um excelente dia Deus te abençoe
No galope do cavalo, a alma perdida,
Um coração embriagado, amor que terminou.
Sobre a trilha do sertão, saudade vivida,
Perdeu o amor da sua vida, tão amado e louvado.
Passos solitários na terra árida e seca,
Apegado às lembranças que o peito abraça,
Nos versos da cachaça, histórias da vida preta,
Chorando o amor que partiu, sem promessa que faça.
Cavalga o cavaleiro com dor e saudade,
A noite é cúmplice do lamento sentido,
Pelas veredas do coração, a eterna jornada,
Vai chorar de saudade o amor já esquecido.
No sertão, o cavalo é seu fiel companheiro,
Enquanto a saudade tece a teia da memória,
Entre goles e versos, o coração prisioneiro,
A dor do amor perdido, transformada em história.
Que nesta manhã, seja momento de reflexão
sobre os dias que se passaram
Tendo a convicção que foram dias
de pura lição!
Bom dia...
Brilhe a tua face sobre mim.
Preencha o vazio da minha existência com a alegria da tua salvação.
Dá-me da tua sabedoria e faz cessar toda a minha inquietação.
Habite no meio de nós, Senhor.
Sê o nosso Deus e nós seremos o teu povo.
"A vida não é sobre encontrar respostas, mas sobre viver as perguntas. E talvez, algum dia, você viva até a resposta."
(@marcellodesouza_oficial)
Pode ser assustador descobrir que erramos sobre alguma coisa!
Mas não podemos ter medo de mudar de opinião,
Aceitar que as coisas estão diferentes, seja pra melhor ou pra pior.
Temos que estar preparados para desistir do que acreditávamos.
Quanto mais estivermos prontos a aceitar o que é,
E não o que achávamos que era, mais vamos ficar onde devemos estar.
Mudanças são inevitáveis, não adianta querer atrasá-las ou apressá-las,
Uma hora elas veem e não tem como se esconder.
As vezes elas dão muito medo, mas é normal, afinal é algo novo,
E o desconhecido assusta e não se preocupe,
Muitas vezes elas são a melhor coisa que podia lhe acontecer.
*Reflexão*
Jornada da Vida: Reflexões sobre Sonhos e Esperanças.
Em nossa jornada pela vida, somos frequentemente confrontados com sonhos adiados e esperanças dilaceradas. São desafios que surgem pela influência da ambição descontrolada, da ganância e do egoísmo, que tantas vezes nos desviam do caminho que idealizamos.
No entanto, há algo dentro de nós que nos impulsiona a não desistir. Acreditamos que, através de escolhas conscientes e corretas, podemos trilhar um caminho que nos conduza à paz e plenitude que tanto buscamos. Essas escolhas não são simples; são uma negociação constante entre nossas aspirações mais nobres e os obstáculos que surgem em nosso caminho.
Cada desafio enfrentado se transforma em uma oportunidade de crescimento e aprendizado. É através da perseverança e da integridade que encontramos a força para seguir em frente, transformando as adversidades em degraus na escada de nossa evolução pessoal.
A busca pela felicidade genuína não é apenas um objetivo, mas sim um compromisso com nós mesmos. É um processo que exige coragem para enfrentar nossos limites e um comprometimento inabalável com nossos valores mais profundos.
Refletir sobre nossos sonhos adiados e as esperanças renovadas nos leva a reconhecer nossa humanidade compartilhada. Cada passo adiante não é apenas uma conquista pessoal, mas uma afirmação de nossa capacidade de superação e crescimento.
Que possamos, em nossa jornada, continuar a buscar um caminho digno de nossos sonhos mais sinceros, inspirando-nos na perseverança e na convicção de que a verdadeira realização vem da busca constante pela autenticidade e pelo equilíbrio interior.
H.A.A
O que Jesus não falou
1 - Jesus não nos falou tudo
sobre o céu, mas o necessário.
2 - Jesus não nos falou tudo
sobre a eternidade, mas o suficiente.
3 - Jesus não nos falou tudo
sobre Deus, mas o imprescindível.
***
1 - O que Jesus falou
JESUS nos falou tudo sobre
como amar a Deus e ao próximo!
Quem sabe sobre a roubalheira na escola pública e o assédio feito para esconder tudo é nada faz para impedir, não é cidadão mas só mais um covarde.
28/01/2025
DOMINGOS
Ruas deitadas sobre o chão dos domingos
descançam do pisotear das multidões
que no atravessar corrido das esquinas
são indiferentes aos seus sentimentos
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp