Poemas de Karl Marx sobre I Homem
Somente o homem que – por acaso ou descaso – se perdeu de vista, terá a chance de reencontrar-se um dia. Os outros que repetem sempre os mesmos caminhos na obediência cega da rotina, jamais se perderão dos muros limitados da conveniência que se prenderam.
Se durante a sua jornada o homem não encontrar o sentido da vida, então ele jamais saberá o que é viver.
Mulher nobre, merece um homem nobre. Mulher inteligente, merece um homem inteligente. Mulher sensivel, merece um homem forte e seguro. Mulher incrível e especial, merece um homem de sucesso e diferenciado. Mulher independente, merece um homem 'poderoso' e honrado na sociedade. Filha de Rei dos reis, merece no minimo um 'principe dos principes'. Se exigente não é soberba, mas atitude de quem sabe o que quer da vida. As mulheres merecem o melhor do Reino.
"Ninguém vai se lembrar do homem mais bem-sucedido, mas sim daquele que deixar valor no mundo. Não é sobre o que temos, mas sobre o que construímos."
Um dia, um homem foi ao médico e o médico disse que ele estava com câncer e provavelmente iria morrer. O homem olhou nos olhos do médico e disse: "Eu já morri há muito tempo!".
O sábio diz tudo, porque ele viveu estudando. O ignorante contradiz tudo, porque nunca teve tempo de aprender com os outros.
O que acontece aos homens, também acontece aos livros; além dos inimigos naturais, estão os olhares frios, distantes e indiferentes ou os olhares arrogantes e cheios de desprezo e críticas nocivas e destrutivas.
Embora seja em seu prelúdio, um estabelecimento da primeira ideia de mundo; que é o “interior”, a interação do homem com o meio o firmará no mundo real, mesmo que o primeiro permaneça, estando a estruturação daquele, dependente da intensidade daquela.
“Veneráveis bípedes! Quando dizeis que o mal se paga com o bem, vós vos enganais. O mal é uma qualidade que vos é inata. E por isso de pouco valor. O bem, vós inventastes e pagastes terrivelmente caro. E em virtude disso o bem é uma coisa valiosíssima, rara. Conclusão: colocar num mesmo plano o bem e o mal é inconveniente e inútil. E eu, em verdade, em verdade vos digo: pagai o bem com o bem somente! E nunca além do recebido, que é para não estimular no homem a tendência à usura. Porque o homem é avido! Tendo recebido uma vez além do que lhe é devido, da próxima vez vai querer receber ainda mais. Mas não lhe pagueis menos do que lhe é devido. Porque, se o enganais uma vez, o homem é rancoroso; ele dirá de vós: são uns falidos! E deixará de respeitar-vos. E da próxima vez não será mais o “bem” que ele vos fará. Ele se contentará, simplesmente, em vos dar uma esmola. Irmãos! Não há nada mais triste sobre a terra, nem mais repugnante, do que um homem dando uma esmola ao seu próximo. Pagai o bem estritamente com o bem. Quanto ao mal, pagai cem vezes mais. Sede pródigos ao retribuir ao próximo pelo mal que ele vos ocasionou. Se quando pedirdes um pão vos derem uma pedra, descarregai sobre sua cabeça uma montanha!”
Todas as pessoas estão onde estão por causa das escolhas que fizeram. Cada uma das escolhas que fizemos se acumularam e nos uniram. E é por isso que estamos onde estamos agora.
