Poemas de Ignorância
Chamar alguém de feio, gordo, magrelo, velho não faz mais bonito, mais magro, mais forte ou mais jovem, mas faz de você uma pessoa mal-educada e insegura. Zombar de alguém por afirma sua ancestralidade (indígena, africano, asiático, europeu e etc.) não faz de você um patriota, faz de você xenofóbico e ignorante por não reconhecer que o povo Brasileiro é miscigenado, independente do seu conhecimento pífio sobre o assunto. Entendamos que não apreciamos as mesmas características físicas e raciais, gosto não é uma unanimidade, mas o respeito às diferenças e a educação (que ainda é o melhor caminho) isso sim deveria ser unânime.
A civilização em seu íntimo só evoluiu pelo conceito de civilidade, é quando pensamos uns nos outros acima dos nossos desejos. E quando essa reciprocidade acontece, mudamos de um animal besta, regido por instintos, que pensa apenas em si mesmos para verdadeiros homens modernos. Como dizia Thomas Edson: É o objetivo de toda evolução, parar de prejudicar a todos, para não sermos eternos selvagens.
Não é da ganância que surge a riqueza, mas de árduos estudos ou empreendedorismo. Não é do desejo animalesco que surge o amor, mas do cortejo romântico e mútuo entendimento. Não é consentindo com comportamento imoral que mantemos bons amigos, mas os corrigindo e se necessário nos afastando. Não é com a idade que vem a experiência, mas com a capacidade de não sermos consumidos pela ignorância e aprender a mudar de opinião.
O mundo é visto como separado porque a pessoa projeta nele o seu próprio estado de confusão e ignorância; assim, em cada um de nós há essa mente que observa as circunstâncias criadas por ela mesma e, de acordo com a natureza particular da expressão dessa mente nos indivíduos, são criados os ambientes que os envolvem.
(O Espírito do Zen)
Se o papagaio fala, mas não pensa. Repete o que lhes dizem, mas não faz a mínima ideia do que está dizendo. Decora palavras, mas nem imagina seu significado, acho que matei a charada: Estou numa sociedade de papagaios! Desconfiei desde o princípio...
Muito cuidado ao escolher o seu cônjuge pois o amor pode te fazer cometer loucuras, ao se envolver com uma pessoa fora do seu propósito, má, insensata, ignorante a mesma pode te corromper no decorrer da caminhada e te influenciar a tomar decisões que jamais tomaria se não estivesse tomado pelo amor.
Quando um povo chega no nível máximo do empobrecimento cultural, da degradação moral, da falência educacional enxergar o óbvio se torna tão difícil, que o ladrão lhe rouba o pão,e ele ainda oferece a dignidade.
Quem muito julga, perde a capacidade de conhecer o que tanto julga... Julgar é coisa de gente que precisa matar a ignorância que impera dentro de si.
A internet é também a democratização da burrice, onde pessoas muitas vezes vazias e sem conteúdo podem vomitar suas asneiras publicamente na tentativa de se comunicar.
"O silêncio é seu melhor amigo e seu pior inimigo esconda seus segredos obscuros nas águas impuras do silêncio e se afogará na ignorância"
A paternidade não pode justificar a sua soberania, até ao ponto de condenar a prole indefesa ao estado mentalmente embrionário da ignorância absoluta.
Na triste alusão feita
sobre ti, o logro lhe trouxe a contenda e assim, vislumbrou-se de nova ótica!
Burrice é quando você tem a chance de aprender e mesmo assim insiste em não adquirir o conhecimento.
Nada me assusta mais do que quem não aprende, mesmo que à própria custa. É uma escuridão que jamais vou entender.
As pessoas que dizem que a terra gira em torno do sol, são as mesmas que defendem o nascimento do sol ao amanhecer. E esta é uma das provas de que, quando falamos sobre crenças, a ciência não supera aquilo em que os homens acreditam de forma instintiva, ou seja, a ciência é apenas um traço instintivo da racionalidade humana.
Tudo foi concebido para vencer o preconceito e reconhecer Deus em todas as coisas vivas. No entanto, ao negá-lo e separá-lo, não eliminamos os nossos falsos profetas que obscurecem a totalidade do percurso.
Prefiro sentir o incômodo e a dor de desenterrar quem eu realmente fui e sou do que permanecer na inércia da ignorância, do não saber.
Ainda que isso me doa muito! Mas prefiro ser amassada nas mãos de meus Orixás, ao permanecer em meio a tanta ignorância. Rogo a Olórun para que me guie somente ao caminho da luz e que através da dor, eu possa transformar minha arrogância em humildade, meu egoísmo em vontade de ajudar o próximo.
A INJUSTIÇA
"A injustiça persiste quando a falta de sabedoria governa, obscurecendo a luz da equidade e alimentando as trevas da opressão."
"Se a certeza não é sua companheira nas palavras, talvez a discrição seja uma aliada mais sábia,
A eloquência excessiva pode, inadvertidamente, desvendar a cortina da sua ignorância."
