Poemas de Ignorância

Cerca de 5454 poemas de Ignorância

É possível o intelectual nascer no berço da ignorância, desde que ele não se estabeleça por lá.

O Império da Ignorância e a Busca pelo Eu e o Sentido da Vida Inatingível"
A pergunta que atormenta o mundo e a nós mesmos é quem verdadeiramente somos, já que até o nosso nome foi escolhido por outros e nossa vida virou um amontoado de números, documentos, títulos, cargos e posses materiais — nos transformamos em tudo, menos em nós mesmos. Vestir a imagem e a máscara que a sociedade espera é uma forma lenta de desaparecer, tornando-se um mero personagem da própria história sem saber em que momento tudo começou. A grande maioria sequer é capaz de raciocinar sobre o existencialismo; nela reina a prevalência da ignorância em detrimento da busca do eu, da existência e do sentido da vida. Esse mal, que é a mais pura, cruel e terrível ignorância, mata o sujeito por dentro, mas ironicamente o deixa sob o alívio anestesiado, esvaziado da capacidade de questionar qualquer coisa, inclusive a si mesmo, vegetando como um barco sem velas à deriva.Por outro lado, os poucos que buscam a contestação parecem carregar o sofrimento libertador de quem busca a verdade. Na busca faminta de si mesmos, do porquê da existência e de seus objetivos, vivem em uma lapidação constante e dolorosa, quase uma eterna retrogradação. Buscam uma verdade real do 'eu' que se mostra inatingível neste plano, uma realidade oculta que fomos iludidos a acreditar, fazendo com que muitos nasçam, cresçam e morram sem respostas.Essa verdade absoluta permanece inalcançável aos vivos. Só estaremos de frente com ela após a morte.Diante desse cenário, a verdadeira coragem não está em sustentar a aparência exterior, mas em ousar adentrar em nosso eu para perguntar qual é a própria e verdadeira identidade. Buscar conhecer a si mesmo — sabendo que o que nos faz genuínos é justamente não tentar ser, pois a essência morre no instante em que vira esforço."

Não confunda minha paciência e leveza com ignorância.
Vejo mais do digo e observo mais do que notam.

Pensar sem falar é tão perigoso quanto falar sem pensar! Ambos abrem caminhos para a ignorância e a intolerância!

Um deus que mantém os humanos ignorantes, proibidos de alcançar o conhecimento da verdade, só pode ser chamado de pai da mentira.

Deus afogou o mundo uma vez; hoje deixa a humanidade se afogar em ignorância religiosa.

Deus é apenas o nome que o medo dá para a ignorância sobre o funcionamento do universo.

Não existe nada mais perverso do que um ignorante tentando validar seu ódio chamando literatura barata de "vontade divina".

Estudar a consciência não garante sabedoria, mas reduz drasticamente a ignorância inconsciente.

Ignorância hoje não é ausência de dados, é alergia deliberada à complexidade.

O aprendizado é a sombra que nos abriga; a ignorância é o Sol que nos consome.

⁠O conhecimento é a única luz capaz de nos livrar da escuridão trevosa da ignorância

“A maior prisão da humanidade não é a ignorância, mas a certeza de que já sabe o suficiente para não precisar aprender novamente.”

A ignorância nem sempre é a falta de conhecimento; às vezes é o excesso de certezas.

"Quem não é humilde para aprender, morre na ignorância de não querer saber"

"A ignorância é um veneno que quem a toma está se suicidando aos poucos"

"O que mais existe nos dias de hoje são muitos doutores do nada, mas ignorantes de tudo"

A generalização expõe mais a ignorância de quem fala do que a realidade do que é julgado.

✨️" Ignorância custa caro...não basta ver...observe...reflita...não se deixe manipular...o pior analfabeto é o analfabeto político...não se deixe levar por promessas...palavras ao vento...dircursos de ódio e contradição...caráter não se compra...respeito e educação é base de uma nação...não se engane...e não se deixe enganar...a hora...é agora...basta querer...lutar....mudar...acorda Brasil."🇧🇷

"Na soberba de sua suposta evolução, o ser humano se torna o mais ignorante dos animais: veste a máscara da hipocrisia e julga a casca, esquecendo-se de que a alma é feita de luz, e a luz não tem cor, na morte tudo se nivela."