Poemas de Futebol
Não existe ético ou anti-ético, bom ou ruim, legal ou ilegal, certo ou errado. O que existe é poder e poder, muitas vezes, é dinheiro.
Ganhar por três gols de diferença, não chega a ser uma vantagem, mesmo faltando poucos minutos para o término do jogo.
É quase impossível refazer um trabalho, um quadro, um amor, um jogo. Tudo se torna único, quando fazemos novamente o mesmo exercício, às vezes alcançamos o êxito, mas muitas vezes não obtemos a perfeição. Tudo que fazemos é único. Construa sua vida com muita paixão.
Se você ganhar na competição saiba que seu dever é continuar treinando e melhorando, se você perder a competição sabe que a tarefa é a mesma.
O individualismo e fração de uma equipe esportiva começa quando apontam somente para uma pessoa, seja quando ganha ou perde
O Goiás entra no campo sagrado no alto do que fora um dia uma Serra, forrado por uma grama baixa e verde,e sonhando alto, tão alto, que uma inspiração técnica sempre virá para a equipe, como um prisma refletindo na esmeralda,trazendo a gama de luz como inspiração e transformando em competência.
Nunca me interessei em ser o melhor jogador do mundo, muito menos que as pessoas pensassem nisso; só queria jogar futebol, divertir-me e que as pessoas se lembrassem de mim por ser um jogador feliz. Eu me divertir muito em campo.
O foco central do meu trabalho é entender os jogadores e, depois disso, desenvolver a parte tática.
Pacificamente, com respeito todos os credos, todas as políticas, e todos os times que torcemos são coisas boas, todos tendem a nos entreter, nos organizar, nos transformar em comunidade proativa, colaboradores do grupo, para um bem comum e acaba por nos organizar para o bem, com exceção daqueles que radicalizam impondo suas vontades, muitas vezes por interesse escuso de vantagens pessoais. 26/01/2023
Lembre-se que o tempo é um grande árbitro em sua vida, ele logo usará o seu apito para definir o fim do jogo. Mas, será que você está indo bem nesse jogo?
Atletas e clubes esportivos que deixam para investir em tecnologia e em psicologia, como ferramentas de trabalho, somente quando melhora a situação financeira, é como um doente que resolve que irá comprar remédio quando ficar melhor, ou um empresário que corta o investimento em propaganda quando sua empresa está começando ou falindo, notoriamente certificando se tratar de péssimos empreendedores.
Já enumerei 50 itens em que apresento possibilidade de ações e consequências de se ter um psicólogo trabalhando com o atleta e equipe técnica, entendendo então do porque tanto investimento financeiro tem sido feito com bons profissionais da psicologia atuando nas categorias esportivas, não somente profissionais, como nas amadoras.
Precisamos deixar claro que não basta ser formado em psicologia para garantir uma atuação esperada no esporte, mas o profissional precisa estar alinhavado com a psicologia no universo esportivo, bem como conhecer do movimento da PSICOLOGIA DO ESPORTE na atualidade. É importante investir num psicólogo neste caso, mas que seja um EXCELENTE PROFISSIONAL, e não somente um psicólogo, que até pode ser bom noutras atuações, fora da esportiva.
Alerto sempre do grande engodo promovido por muitos profissionais da psicologia e afins, acreditando que a atuação deles nesta área se dá somente na coletividade e, pior ainda, ministrando palestras motivacionais, as quais, todo psicólogo sério e baseado na ciência da psicologia, sabe que se trata de uma ferramenta inútil na maioria dos casos.
Percebi, e ouvir de muitos, que alguns atletas e times tiveram um conceito negativo diante da atuação de profissionais da psicologia, e passam a ter dificuldade de acreditar nesta ciência e na relevância deste profissional de fato, e isso precisa ser desmistificado.
No Brasil, ainda engatinha esta linha de trabalho, até mesmo por termos muitos dirigentes e técnicos mal informados ou desconhecedores da importância da psicologia no esporte. Ainda temos aqueles técnicos que pensam que eles mesmos tem o know how do que seja necessário acionar através da psicologia, e podem por si mesmos fazer o papel que faria um psicólogo, que podem sim, se este psicólogo em referência seja despreparado e um profissional medíocre.
Também percebemos as grandes desvantagens de times e atletas da atualidade diante de competições com adversário doutros países de referência, é que realmente lhes falta, além da tecnologia em alguns casos, mas do trabalho sério da psicologia com os atletas e toda equipe técnica, e inclusive de marketing.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp