Poemas de Erico Verissimo 1910 a 9
Terra boa!
Terra de gente boa, terra de um grande rio, terra de várias lagoas, terra de proximidade com o mar.
Aaaaa terra boa! Terra da minha infância sadia, terra da minha adolescência cheia de aventuras e rebeldia, terra das amizades verdadeiras e dos lugares mais bonitos que eu já vi.
Ôooooo terra danada de boa! Terra de tantas saudades que na necessidade um dia tive que partir.
Terra boa do meu coração, prometo a você olhando para o céu um dia voltar para nunca mais te abandonar.
Rumos...
Uma história está sendo escrita sem saber se o rumo certo será feliz ou incerto,
os meus instintos gritam com muita fome e sede de viver essa paixão que habita em mim mesmo sem ter o direito de sentir culpa, o que me resta é apenas conviver com um friozinho na barriga,
esse pensar frenético cheio de energia e velocidade vem chegando de forma nua e crua derrubando muros altos de lutos anteriores construídos pelo meu próprio coração,
as vezes perder o equilíbrio pode ser o motivo central para se alcançar o tempo perdido que um dia nos sufocou, ou pode ser o ensinamento de como aprender a bater na dor, ou talvez possa ser a própria cura que através das nossas escolhas um dia venha a se revelar.
Encontrando os caminhos...
Eu estava perdido, mas agora perdi o medo de te perder,
encontrei um jeito de deixar o sol brilhando sobre o meu terreno fértil,
cavei por tanto tempo ao meu redor que construí sem querer trincheiras e inusitadamente elas se transformaram em corredores de correntezas de um rio lindo e transparente,
os sons dos ventos chegam como músicas confortantes e seguem passagem carregados de boas mensagens a respeito de como está sendo bom viver com o suficiente para se ter paz, alegria, paixão e felicidade.
O mais belo espelho da natureza
Um pouco de química, ou um pouco de física, um gole de biologia, uma dose de anatomia ou a mais pura antropologia?
Do meio do deserto escaldante mexicano ainda que chorando me dás água para beber, frutos para comer, beleza e ao mesmo tempo me enches de confiança para continuar a te aplaudir. Mesmo que tu fosses um cacto cheio de espinhos no meio do deserto eu enxergaria a tua força, a tua nobreza.
Do reino animal, tu és a fêmea mais bonita e bem desenhada já feita pelos deuses, leoa empoderada admirada pelos pássaros, invejada pelas rosas, comentada pelos ventos, és aplaudida constantemente pelos espelhos da natureza.
O cantar da floresta, um pouco de areia, o calor da fogueira que nunca se apaga, o brilho do sol, o carinho da lua, uma varinha enriquecida de magia e beleza, então nasce mais uma obra prima ovacionada com gritos que vem do céu e desaguam na natureza, seja bem-vinda mulher você é a criação perfeita!
Um dos últimos românticos
Entre as luzes que cobrem o vale no meio da floresta reside um dos últimos românticos,
tocar tuas mãos e caminhar ao teu lado me dá a sensação de estar sendo levado ao paraíso,
nuvens de lágrimas gotejam do céu da felicidade e vêm quebrando o silêncio da saudade abalando a frequência da respiração de dois corações apaixonados,
eu perdoo o tempo por não ter me deixado te conhecer bem antes, eu compreendo os detalhes do destino pela demora dos nossos olhares não terem se encontrado antes,
acho que não é normal transformar o momento único do nosso primeiro encontro em uma necessidade para a vida toda, mas consigo conviver bem com essa minha realidade atual e tão vibrante,
No meio da floresta existe um vale cheio de luzes e essas luzes têm guiado naturalmente um dos últimos românticos aos caminhos do amor.
Pontinho de luz
Encontrei alguém capaz de compreender todas as batidas do meu coração,
consegui ver um pontinho de luz de longe na estrada se aproximando e ele foi crescendo até eu entender que era você.
Vive!
Na tua primavera vi os teus sorrisos, aplaudi o teu caminhar, me emocionei com os teus cantos e encantos,
na tua primavera me olhei nos teus olhos, abracei o teu perfume, senti tua beleza no ar,
na tua primavera vive.
Maturidade
Há coisas e situações que não voltam a nossa realidade,
tem pessoas que não voltam mesmo sendo inesquecíveis,
não a cura para a mão pesada da maturidade.
Apenas eu vi...
E se eu te olhar e enxergar muito além do que os outros podem ver?
A gravidade é uma coisa estranha, quando penso em você me sinto fora do meu corpo é uma sensação anormal,
depois de começar a acreditar no amor comecei a observar mais o sentir e passei a valorizar mais o "nós somos",
de um observatório muitos viram o céu escuro pintado com estrelas, do mesmo observatório eu vi o mesmo céu escuro e as estrelas, mas apenas eu vi saturno e toda sua beleza.
Distorção
A chuva torrencial caindo transformando as palavras em lama,
os espinhos cortando o arranha-céu como lâminas,
curvas perfeitas, inclinação de noventa graus com a semelhança de um coração debruçado,
um mar de desejos, lágrimas espalhadas pelo chão.
Realidades
A realidade as vezes transborda na controvérsia da sua própria existência,
no mundo dos sonhos o equilíbrio quando é rompido sobe violentamente rasgando o ar rarefeito das emoções sem seguir um padrão,
a normalidade quando é contaminada age sem culpa, mas expõe as fragilidades validando as ilusões que atingem até no fundo da alma,
raios de luz flertam com a realidade inversa,
já com as cortinas fechadas a estrela cadente caí e o mundo torna-se subversivo.
Perdas e ganhos
Por vezes sozinho me achei, revi meus valores, controlei meus anseios,
no silêncio do meu eu encontrei o inesperado uma paz interior, juntei o passado com a saudade e deles fiz um belo quadro,
olho para o vazio e no final da sua linha racional me deparo com a escuridão e sinto pena da sua fraqueza por não ter mais forças para me afetar.
O melhor que eu poderia fazer dos meus dias ainda não o fiz,
estou sendo cobrado pelo tempo, continuo devendo no presente, mas no futuro enxergo os atrasos e as promessas que serão cumpridas.
Nascente
Hoje foi mais um dia produtivo de pura perfuração,
tempos atrás eu estava a deriva cavalgando com o meu cavalo com água turva até o pescoço dentro de um pântano,
a mesma fé que move montanhas está me ajudando a atravessar essa por dentro, não me canso de cavar,
consigo ver uma luz no fim do túnel, as últimas pedras são tiradas, o outro lado é visto, foi vencido, tudo aqui é belo, ganha significados, tem um começo, meio e uma infinidade de oportunidades brotando de uma nascente cheia de valores.
Super seres
Existem pessoas que são como uma rocha, fortes como tal,
existem pessoas que são de gelo, sem coração,
já outras parecem o Sol, sua energia é tão poderosa que transforma todo o ambiente.
O simples
Na pequena casa de madeira as velas acesas iluminam a escuridão,
a janela aberta permite o cheiro do mato entrar,
os cavalos descansam, os cachorros estão com seus olhares hipnotizados pela beleza da lua e das estrelas,
o sereno aqui e a cerração acolá são as companhias de cada gole dado na boa cachaça,
o silêncio da noite calma as vezes é interrompido pelo rastejo no mato,
sentado na cadeira de balanço observo a paisagem sem celular, sem televisão, sem carro e me emociono ao perceber o quanto è bom poder desfrutar da simplicidade.
Paisagens
A paisagem que vejo a minha frente é intensa e ao mesmo tempo me trás uma imensidão de paz,
da pra perceber a sintonia do sol com o mar, eles se entendem, formam uma imagem bonita e completa daquilo que é único e complexo,
as nuvens passando, os coqueiros balançando, um grupo de pássaros passam cantando e tudo isso sendo fotografado pelo espelho da piscina,
de mãos dadas, olhos nos olhos, respiração quase sem pausas,
naquele momento nasce uma memoria para a eternidade, a partir dali surge uma infinidade de histórias contadas e cantadas por uma vida repleta de várias belas paisagens.