Poemas de Erico Verissimo 1910 a 8
A música tem algo místico, algo pessoal e em comum a todas as pessoas mesmo que estas não sejam iguais. A música te traz paz, e perturbação, te traz amor, e ódio também; te faz pensar e repensar, viver estando morto e morrer continuando vivo; te faz ser e querer ser, e também não querer nada mesmo querendo tudo; A música é algo pessoal mesmo sendo ela mesma impessoal, quem faz a música deposita sobre ela a sua alma, e faz o mesmo que a aprecia, pois compartilham do mesmo sentimento ou mesmo de seu antônimo; são tantos rostos e gostos, tantas experiências e crenças, tudo está contida nos acordes e melodias da música, e por isso ela é assim tão mágica, tão sublime.
Há sempre com quem se conversar, o fato é: Todos querem ser ouvidos, mas ninguém quer dar ouvidos. Se não encontrar um amigo para se lamentar, experimente conversar com um mendigo, provavelmente ele terá menos do que você, mas com certeza te ensinará mais do que você a ele.
“Na vida só existe uma coisa difícil, e essa coisa difícil é colocar na cabeça que nós conseguimos, depois disso é só ir atrás do objetivo, porque se você tem em mente algo, você consegue!”
Falar bem é, antes de tudo, o conhecimento da linguagem e sua aplicação adequada a determinado tipo de auditório.
O Invejoso se impõe pelo seu ego. O Criativo não necessariamente necessita se impor, mas suas obras lhe trazem respaldo.
Na vida é preciso saber o que se quer, pois ela pode se esgotar sem que se possar ser feliz por indecisão.
O que define Maturidade em adulto é sua capacidade de dominar seus instintos mais primitivos e tomar a melhor decisão
Não precisamos de armas para concretizar nossos sonhos, tudo está em nossas mãos, o que temos a fazer é, tão somente, buscar realizar os nossos ideais, neste momento. Porque, quanto mais longe colocarmos os nossos sonhos, mais distantes os nossos anseios de felicidade se tornarão.
"Nem os cultos,que se acham melhor do que os simples, gostam deles mesmo em um transe se forem testados."
A importância das palavras cultas e desconhecidas é a especialização e a dificuldade é de todos entenderem."
Para ser reconhecido como culto precisa de registro,fama,dinheiro, falar demais ou qualquer coisa que chame atenção de muitos.
Se não foi, era porque não ia te satisfazer. Se não aconteceu, era porque não fazia parte do seu destino.
As vezes não é necessário "viver" certos momentos para ser feliz. É possível sentir a felicidade só em pensar em certos momentos.
Antigamente, quando se trata de relacionamento entre duas pessoas, era tudo regrado, era uma prévia educação para a vida a dois, era trabalhado a paciência, a conversa, a intenção de construir uma família, naquele tempo sentia-se saudade, não era todos os dias que se viam, naquele tempo existia uma ansiedade, uma vontade de querer descobrir o que viria pela frente, diferentemente de hoje em dia em que tudo é feito às pressas e de modo desordenado, acaba que separações ocorrem com frequência. É certo que estamos em constante evolução, porém, ao que tudo indica, estamos evoluindo apenas tecnologicamente, certos costumes deveriam voltar a estar mais presente em nossa sociedade, pois da forma como o mundo está se encaminhando, a figura da família deixará de existir e passará a estar apenas no dicionário.
A dúvida muitas vezes é o caminho para a compreensão. Por trás de sorrisos há lágrimas que escorrem ardentemente. Assim, bebo para encontrar sobriedade suficiente para conseguir ver toda realidade que se passa na minha frente. É tudo ao contrário.
A doença que mais mata e faz vítimas fatais ou não, é o analfabetismo politico. Esta doença se desenvolve durante o ano todo e se torna fatal nos dias das eleições. Mata por inanição pela falta dos recursos roubados, pela falta do atendimento médico devido à transferência de recursos para bouço privado ou até mesmo por morte violenta devido à falta de segurança.
Esta doença é injusta, mata primeiro o hospedeiro (analfabeto) e depois a coletividade como um todo.
É difícil e nobre ser advogado. Fazer sua a solidão da pessoa que defende. Fazer voz ao silêncio de quem não consegue falar diante de uma injustiça. Quando tudo e todos estão contra alguém, é a mão do advogado que vai ser estendida para dizer: a partir de agora seu interesse é meu. Essa é a beleza e o altruísmo da advocacia: não a defesa do seu interesse, mas a defesa do interesse do outro, como se seu fosse
Todo começo é sempre a parte mais complicada, portanto, não desista, você alcançará seu objetivo, tudo é questão de tempo e paciência.
