Poemas de Erico Verissimo 1910 a 8
SEJA ATENCIOSO COM ÀS PESSOAS; sendo elas nobres ou plebeu, com isto demonstrará a sua sensibilidade e nobreza em relação a elas e o reconhecimento mesmo sem você perceber"
Há um conselho de Thomas Jefferson, a ser observado, principalmente pelos homens, para evitar disabores: --- Não mordas um prazer antes de ver se não há algum anzol escondido nele"
São graves, perante Deus e perante a sociedade, as responsabilidades dum chefe de família.
Ai vc vai dizer que a vida é assim, que eu viajo e estou na maioria das vezes longe de mim e de ti, e para que tantas viagens, abusadas, ou lambuzadas de sonhar, e eu responderei uma vez, duas vezes, varias vezes, que estarei sempre viajando, sem fim, nas suas estrelas, que um dia, eu vi brilhar para mim.
"A FÁBULA DA RAPOSA E DAS UVAS --- ela trás uma reflexão para às pessoas ambiciosas demais; que às vezes desejam coisas que não estão ao seu alcance, mesmo assim, sofrem tentando alcança-las:
A RAPOSA , passando embaixo de uma parreira de UVAS, olhou para cima e avistou diversos cachos de UVAS ao ponto de degusta-las: olhou para cima e deu um pulo para pegá-las, o 2°, 3°, ... no 8° já exausta, refletiu e disse: NÃO VALE A PENA ESTÃO VERDES, frustrada pelo seu insucesso; muitas vezes ocorre o mesmo conosco, é melhor abandonar do que continuar sofrendo"
Quero ser seu "porto seguro" em momentos de crise, mas sobretudo desejo que você aprenda a ser seu próprio aparato nos momentos de "tempestade".
Quando você já tentou de todas as formas expressar o que está sentindo e a outra pessoa ainda não entendeu, tente o silêncio.
Quando abandonamos o confronto com batalhas infundadas, nos desarmamos com a vida para podermos então voltar o nosso olhar para o autocuidado e para outras perspectivas de tudo o que nos acontece.
O desfecho de uma etapa da vida é como um pôr do sol que acena a sua despedida, em que suas cores vibrantes se desvanecem no desbotar de cores imprevistas, em que o calor e a luz natural da vida se declinam para podermos contemplar o brilho das estrelas.
Este é o momento de vislumbrarmos a imagem da nossa essência espelhada nas águas cristalinas da nossa própria verdade para percebermos que é necessário desapegar-se do que se foi para empreender outras direções.
Faremos a paz quando tirarmos o dedo do gatilho e nos aconselharmos com o Espírito Santo de Deus, não com os conselheiros de guerra.
Se hoje planta discórdia, amanhã certamente colherá a morte. Porém aquele que hoje planta o amor, amanhã garante a salvação.
Um ciclo se encerra.
Um recomeço nos aguarda. Feliz Ano-Novo! Que o próximo ano venha renovado, com alegria, sabedoria e paz.
Queria buscar o novo mas viveu de suas lembranças. Envelheceu sua alma antes que o corpo mostrasse suas feridas.
