Poemas de Cruz e Sousa
A melhor parte é saber que agora eu não tenho medo de decepcionar ninguém, afinal, eles nunca se preocuparam com isso.
Eu gosto de gente que se importa, de gente que sente falta, daqueles que dizem “Eu preciso ver você”, daqueles que imploram ” Não vai embora agora.”
Prefiro uma palavra afiada dita com sinceridade , do que gestos bondosos, dizeres melosos, ditos e feitos com falsidade.
Se omito as minhas argumentações, outras vozes irão impor suas vontades de poder. A pluralidade de vozes cria a harmonia, desde que a civilidade e razoabilidade não sejam ofendidas. Em outros países, em outras cidades, em outras casas, as pessoas são idênticas a nós.
A índole que se manifesta pelo xingamento e pela ameaça mantém intrínsecas características com o autoritarismo (fascismo), com ele se confundindo e mantendo identidade. Os pais geram os futuros homens brutos ao emprestarem seus filhos para exposição nos braços da figura autoritária. Com essa aprendizagem, o brasileiro xinga o cachorro, o retrovisor que não funciona, a porta emperrada, a vaca geniosa. Xinga no trânsito, xinga o vizinho e o morador de rua. Se não encontra um palavrão, chuta a porta emperrada. O chute ou o murro são extensões dos palavrões. Como não encontra formas de diálogo, busca a arma escondida e prega fogo no oponente. O repertório de palavrões, com essa prática, se tornou incomensurável e cresce a cada dia. E são tantas as palavras carinhosas que podem substituí-las. Poderíamos usá-las com mais frequência para que as crianças possam ser formadas com mansidão e sejam bons cidadãos, pois os futuros políticos precisam negociar de forma harmoniosa para que os resultados da administração sejam de enriquecimento da nacionalidade. As palavras afetuosas amainam a raiva, o furor e o ódio, abrem caminhos para extirpar a violência.
A cada dia, descubra com novas informações, que aquilo que se aprende tem novas camadas a serem agregadas para ser uma verdade responsável, que vai contribuir para uma comunidade melhor, um país onde impere a harmonia e o orgulho de a ele pertencer. Uma verdade não é definitiva. É o processo de conhecimento que vai tornando a verdade capaz de contribuir para que o homem viva melhor no mundo.
Pensar sempre em arranjos de beleza, em arranjos que impeçam a violência, em arranjos que não sejam só arroubos de dinheiro. Ajudar a desmontar a roda da subserviência. Se tiver de gritar, gritar não porque tem riqueza ou poder, mas porque tem oferta de harmonia, gritar porque deseja contribuir com verdades que ajudam o mundo a ser duradouro e possamos conviver felizes com nossas divergências e diferenças.
Ser livre significa estar junto na tomada de decisões e no usufruto dos direitos. Se não estamos juntos, não somos mais livres, mas objetos aprisionados na própria depressão. Ser livre é poder realizar junto, mas estamos abrindo mão da liberdade, passando a ser vítimas, pois entregamos ao poder, sem discussão, a capacidade de decidir nossos destinos, e acabamos sem direitos. O poder passa a gerar benefícios só para os dirigentes e para os donos do capital que os mantém.
Não desista jamais de se manter uma pessoa racional. O autoritário quer convencê-lo a ser mais um partidário de um líder e não de um governo que trabalhe para todos, pelos interesses comuns da sociedade. A racionalidade intimida a estupidez, pois desconstrói a mentira. Ainda que o autoritário o agrida, não desista. O autoritário, na falta de argumentos, vitupera, desespera, mostra os caninos.
Escrevemos e lemos para organizar novos arranjos para as palavras, onde surgem novos significados, novas propostas de relações sociais, onde os indivíduos, as comunidade e as nacionalidades passam a se conhecer, a se respeitar e a enriquecer. A leitura é um gesto solitário, mas acumula no indivíduo a compreensão dos espaços que deseja ocupar. A manifestação de argumentos agregadores estimula a concórdia e a sobrevivência da liberdade.
Nem sempre terei um sorriso, ainda sim serei grato por saber que inúmeras derrotas não me destruíram.
Seja você por você, não liga por que os outros pensam e fala de você, não se esqueça você, é uma pessoa muito especial e maravilhosa até demais.
Corre atrás do seus sonhos não desista colocar Deus em primeiro lugar e seguir enfrente todo mundo passa por uma barreira mas sempre tem a vitória no final não se esqueça disso para chegar na Vitória tem que passar pelos caminho dos espinhos.
Assim como Vincent van Gogh foi um amante da arte, eu também sou não apenas dos quadros que retratam uma mistura melancólica de sentimentos, mas também daquelas poesias que tocam a alma. Os quadros e as poesias têm sempre algo em comum: são a expressão de um sentimento mútuo, muitas vezes guardado dentro de nós, que se extravasa através de uma pintura, que pode ter mil significados, mas apenas um sentimento.
tem gente por aí infeliz, preocupado por tentar agradar os outros para ser aceito, minha preocupação é saber qual é o meu próximo dia de folga.
julgar alguém sem conhecer sua história não te torna melhor do que ele, só mostra quão hipócrita você é.
Ser ator não é sobre ser perfeito, é sobre ter coragem de levar sua humanidade para que todos a vejam e se encantem com ela.
