Poemas de Cruz e Sousa
Não parece um sonho, até queria que parecesse, mas não parece. É tudo muito real. Infelizmente. Pois queria voltar para aquela manhã, ter te abraçado forte e dito que te amo, ter te pedido uma última benção. Acho que me sentiria melhor agora, me sentiria melhor se eu lembrasse do nosso último encontro. Mas eu não podia, não podia te pedir a benção, foi proibido, nem chegar tão perto assim de você. Você estava doente, agora eu entendo. Eu te entendo, vô. Te entendo, te amo e sinto sua falta. Dormi sabendo que dia era hoje e acordei com pessoas dizendo que você era especial. E você foi, é e sempre será. Porque o seu jeito marcou nossos corações e, nem se quiséssemos, poderíamos tirá-lo daqui. Lembro de momentos maravilhosos. Lembro de você piscando o olho e eu perdida sem saber piscar de volta, lembro de você brigando com os meninos quando eles me pirraçavam, lembro de irmos para a igreja e você ser ministro da Eucaristia, de falar sobre Febrônio na casa de vó Dinha. Eu lembro e, quando não lembro, eu recrio o que me contaram. De você amar as pedras que eu trazia, de almoçar comigo, de ser meu cúmplice em minhas bagunças. Meu Deus vô, como eu te amo, como eu sinto sua falta. Como eu queria te abraçar agora.
Disseram-me: ‘Faça o que te faz feliz", então, peguei minha bolsa, levantei e fui. Hoje estou com uma câmera na mão e um sorriso na alma que transborda pelo rosto. Imagino que aquela expressão de 'Sorri com os olhos’ nunca foi tão certa em minha vida.
Saindo dos bastidores com cautela e anseio nos mostramos ao mundo com receio dos maus olhos vivendo um amor proibido!
O sorriso espontâneo expressa a felicidade, tranquilidade e bem estar ao lado da pessoa que queremos bem!
Mesmo nos momentos mais simples ...
Esses dias, depois de um evento, notei a falta de educação e, até mesmo, a falta de empatia de alguns com os outros e notei a minha própria empatia no tratamento das pessoas. Em momentos tão difíceis nós ignoramos as pessoas, preferimos nos afastar a dar algumas poucas palavras de conforto. Nunca percebi o que "meus sentimentos", "meus pêsames", um abraço podem ser tão importantes em um momento tão triste.
Ninguém do povo, jamais deveria agradecer a um gestor público pelas ações que ele realiza. Pois todo governante sabe que está no poder para servir a quem lhe colocou lá.
O esforço que fazemos para agradar as pessoas é ineficaz. Não temos que agradar as pessoas, só precisamos ser verdadeiros.
A poeira nunca é perene. Ela sempre precisará do vento para soprá-la. Passou o vento, passou a poeira.
Quando a vida o quiser testar, concedendo-lhe a dor e o sofrer, não reclame e nem retroceda. Ela está apenas tentando lhe mostrar que a força vem da fraqueza. Avance e espere o próximo teste.
Os que trabalham apenas pelo salário, nunca darão valor ao trabalho. Porque o que fazem é visando a recompensa e não a importância do labor.
Quem se vende por favores, também vende a sua honra. E o homem que não tem honra é escravo da humilhação.
A fragilidade da lei é o resultado do seu não cumprimento. Uma nação forte, usa suas leis como colunas de sustentação social.
Hoje ao ver uma criança brincar, me perguntei, será que meus sonhos e fantasias ficaram guardados juntos com meus velhos brinquedos, aonde foi parar meu inocente coração em meio a tantas brincadeiras , seu sorriso se perdeu como aquela pipa perdida no céu azul, É definitivamente eu cresci...
E diante de mim, ele colocou toda sua frieza, e eu não soube entender que toda sua frieza amenizaria o meu calor, e essa alquimia nos levaria a temperatura ideal...
A polícia não educa, nem a justiça liberta. Educação é atribuição do lar, e a liberdade é fruto de uma mente consciente.
E só naquela semana eu havia sonhado com você umas cinco vezes.
Eram sonhos felizes que retratavam um futuro possível, mas, talvez, fosse tarde demais pra isso. Para tudo isso. Aquela semana foi a pior que tive naquele semestre. E eu só sabia que sentia a sua falta.
Existem as pessoas que não se identificam com a natureza, outras que estão em constante harmonia com ela e outras que tentam dominá-la. Seja o tipo de pessoa que está em harmonia, pois você é a natureza e a natureza é você!
Abri os olhos, tudo girava. Não comia nada há um bom tempo. Pensei em levantar, mas sabia que era melhor ficar ali. Virei para o outro lado e me indaguei: "como tudo mudou tão rápido?". Olhei para o teto, era branco assim como o da casa dos meus pais. Lembrei da infância. "Aquela garotinha teria orgulho de mim?", resmunguei. Provável, eu acho.
