Poemas de conselhos
um dia a gente cansa...cansa de viver se policiando e se medindo o tempo todo pra agradar as pessoas,pra ficar mais bonita,pra parecer inteligente,pra entrar nos padrões. tudo é aparência, pra todo mundo,e já nem percebemos que fazemos tudo no "automático". é tudo interesse. as pessoas não fazem mais amizades por acaso ou por querer conhecer alguém. não, não é mais ingênuo assim. as pessoas se unem com outras que possuem algo que lhes interessem, seja dinheiro,'' contatos" ou qualquer outro tipo de coisa. não lutamos mais pela felicidade, lutamos para sermos aceitos! mas, mesmo depois de tirarmos essa conclusão vamos continuar com os mesmos pensamentos e atitudes pq simplesmente não percebemos mais.
Esses dias eu estava lendo uma matéria sobre a escravidão na china e pensei em o quanto eu sou fútil me preocupando com quantos likes vou receber no facebook enquanto nesse exato momento existem pessoas,sendo escravizadas,torturadas e mortas e nós simplesmente não estamos nem aí. "não é comigo nem com alguém que amo então..."
quando eu era menor e se passava uma notícia como "pai mata o próprio filho no estado de..." as pessoas ficavam horrorizadas com a possibilidade de uma coisa dessas acontecer,se tornava assunto em todos os lugares e hoje coisas muito piores do que essa acontecem e ninguém se surpreende mais...já virou comum!
a questão é: no que estamos nos tornando?
Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Eu quero viver o leve, sem ter muito o que pensar, como uma amizade antiga, um chinelo velho, sem longas interrogações, sem ter que me preocupar com o modo que sento, com a quantidade que bebo, não ter medo de falar palavrão, quero a intimidade de poder ficar em silêncio e que isso não signifique mais do que sentir paz a dois, passei da fase das paixões sem freio, sem rumo, a maturidade me trouxe a felicidade de perceber o amor nas coisas simples, como Cazuza disse " quero a sorte de um amor tranquilo com sabor de fruta mordida ", não a tranquilidade de um cemitério, da indiferença, onde não se sente, mas da tranquilidade de poder partilhar, dividir e somar.
Ter o tempo de poder se descobrir, e descobrir o outro, saber amar, deixar alguém te amar, se permitir, permitir o outro, não quero longas declarações no Facebook, eu quero a leveza do verdadeiro, a certeza que amanhã é dia de construir mais um dia juntos, isso serve para as amizades também, amizades que você tem que ter muitos dedos para lidar, sempre pisando em ovos, não quero, quero a tranquilidade de poder ser eu mesma, não tem nada mais gostoso do que alguém te aceitar exatamente como você é.
Eu precisei quebrar muito a cara pra perceber, que o lugar da gente é onde se vem com facilidade, sem a angústia da aprovação, o que é nosso está sempre apontando na próxima esquina, não nos esquece, não nos abandona, sorriso fácil, facilidade pra chegar até nos, é aquela amiga que se sente a vontade pra sentar perto de você na faculdade, aquele amigo que nunca esquece de você e está sempre mandando uma mensagem desinteressada, aquela pessoa que você não dava nada por ela e até hoje está na sua vida e você não entende o porquê, os sinais são simples, mas as vezes requer olhar com calma para perceber os amores que temos na nossa vida.
Viver e esta vivo sao coisas completamente diferentes..
Em 19 anos eu nao sentir nenhum dos dois..
Eu existo por existir..
E um grande vacuo temporal..
A vida que eu levo.
Nao considero minha existencia.
Mas nao nego que faço parte de augo.
Atuar e brincar de ser
Oque, gostaríamos ser,
Atuar e viver algo
Que não podemos ser,
Atuar e ser ou não ser,
Viver e morrer,
E matar e sobreviver,
Atuar e passar ao publico sensações
De medo, alivio e de alegria,
Atuar e o momento de cada um,
Um momento bem peculiar e importante para cada um de nos ,
Atuamos quando temos medo,
Quando sentimos vergonha de nossas ações,
Atuamos para fazer sorrir, quem não pode sorrir,
E estar onde sonhamos em estar,
Atuamos para alegrar nossos corações
Atuar não e só se caracterizar em um personagem,
E viver e sentir o personagem,
Atuar e sentir o momento
E viver o agora.
Um retrato de mim mesmo
Parabéns pra mim, que não desisti de viver, mesmo quando quase nasci morto, nem quando fui atropelado ou quando quebrei tantos ossos que nem sei o nome. Parabéns pra mim, que já passei frio, fome, sede, estive doente e até depressivo, mas persisti e venci (confesso que não foi fácil). Parabéns pra mim, que nunca tive um aniversário celebrado ou ganhei um presente, mas não culpo minha família nem a sociedade. Parabéns pra mim, que não tinha amor por ninguém (pois nunca havia sido amado), mas fui alcançado pelo amor de Deus. Parabéns pra mim, que errei, cai, fracassei e recomecei tantas vezes que já não posso contar. Parabéns pra mim, que já fui traído, abandonado, magoado, descartado, iludido, humilhado, criticado e caluniado, mas mesmo assim, escolhi o caminho do perdão. Parabéns pra mim, que escolhi estudar mesmo sem o apoio de ninguém, que me deram uma enxada nos meus dezoito anos e não uma carteira de motorista, mas me encontrei nos livros, que nunca olharam o que eu tinha ou quem eu era (muita gente deveria aprender com os livros). Parabéns pra mim, que nasci num contexto de abusos e violência, mas escolhi a paz e ser um homem de bem. Parabéns pra mim, que mesmo sendo hetero, não sou homofóbico. Mesmo sendo homem, não sou machista. Mesmo que não dêem valor, escrevo poesia. Mesmo o mundo sendo tão moderno, não abro mão do cavalheirismo e do romantismo. Quem sou eu? Um homem comum, que com sangue, suor e lágrimas, e muita fé, está trilhando seu próprio caminho no ritmo que a vida lhe permitiu, sonhando seus próprios sonhos e construindo tijolo por tijolo suas realizações. Não sou invencível! Sou indesistível. Não sou melhor nem pior, mas decidi ser um homem de verdade.
🌺❤ Felicidade!
Existem coisas que não tem preço
Como viver cada momento
Com toda intensidade...
Tem coisas que sempre vão valer a pena
Como apaixonar-se ... por quem te faz sorrir
Pelas flores...seus perfumes e suas cores
Por um sonho
Dando novos ares a vida...deixando que o momento te leve
E se o coração estiver repleto
De amor...felicidade... e bondade
O resto é só detalhe
Ser feliz é o que vale....
Iva Rodrigues❤
Aos poucos fui aprendendo a viver e hoje posso dizer que sou a melhor versão de mim mesma. Não foi barato, me custou muita paciência, tolerância, otimismo, fé, coragem e perdão, mas consegui despir as roupas velhas que não mais me cabiam e vestir uma nova roupagem, hoje a minha vestimenta é como uma couraça que me protege contra inveja, sentimentos negativos, impulsos de raiva de gente desavisada, egoísmo e maldade, se algo do gênero for emitido em minha direção não encontra mais acesso, bate e volta, não porque sou boa demais, mas pelo fato de ter aprendido a me conectar em outra frequência, vibro em outra sintonia, então essas coisas ruins não mais me atingem porque não dou poder a elas. Não retruco, não devolvo nada, simplesmente ignoro. Não existe briga de energia porque cada um permanece onde se põe, então me coloco em outra sintonia, me ponho no bem.
Ao invés de viver se estapeando energeticamente as pessoas deviam procurar vibrar paz, amor e harmonia, assim teríamos um mundo mais ameno e feliz.
Fica a dica!!
Coração iludido
"Por que o coração insiste em guardar mentiras?
Em viver pulsando por fragmentos de memórias que há muito tempo deveriam ter sido apagadas de seus registros.
Meu coração tem compulsão em alimentar a dor,
pois não permite a cura pra tantas feridas que sangram dia e noite.
São tantas sequelas causadas por dores acumuladas...
Vive se iludindo,
fingindo acreditar em palavras enganosas, tentando ludibriar a razão.
Coração masoquista!
Viciado em torturas,
amante das decepções,
Apaixonado por ilusões,
Escravo de um amor impossível.
Esse coração traidor,
Se entregou a falsidade,
Apaixonando por você.
Mesmo sabendo que estaria
amando uma mentira.
Pois do amor você nada sabe,
és apenas um aventureiro.
Um ladrão impetuoso que
arrombou esse coração,
E agora não quer sair...
Dizendo ser o único a me conquistar
com tantas mentiras."
___Roseane Rodrigues___
Onde foi que me perdi?
Onde foi que errei?
Lembro que o plano era viver bem
Mentalmente e Finaceiramente.
Será que estamos condenados a viver numa eterna dicotomia entre o bem e o mal?
Será que a vida humana será sempre de guerra e paz?
Será que nunca encontraremos a síntese da tese e antítese?
Será que nunca chegaremos a virtude do equilíbrio?
Viver é desfrutar da graça de Deus;
É desfrutar da família que Deus nos deu;
É viver a cada dia como se fosse o último;
É aproveitar cada momento que a vida nos proporciona;
É viver desfrutando do nosso fôlego de vida, e também do fôlego de vida das pessoas que nos cercam, os nossos avós, pai e mãe, filhos e filhas, irmãos, marido e esposa, familiares, colegas e amigos, porque depois que alguém é silenciado pela morte, nada mais adianta fazer, como pedir perdão ou fazer declarações.
Procure viver bem com todas as pessoas,
Por isso faça e aproveite cada momento, enquanto ha vida.
Poesia Final
Atos serenos de mentes perturbadas.
Vozes tranquilas, e lagrimas derramadas.
Viver aqui, entre os continentes das virtudes, atraente é a vida, só que não.
Sonhar por fim, por início a uma vida, vê-la passar pelo seus olhos, e a ver ruir.
Pequenos versos de loucuras plenas.
Mentes pequenas compondo poemas.
Palavras que rimam explicando a vida.
Letras conjuntas de uma ideia dividida.
Peço, e agora me despeço, não quero mais saber de mim.
Nessa poesia deixo marcado o meu fim.
Serenidade, é a mais pura verdade.
Vida dura de cão, tudo que tem é ilusão.
Viver entre raiva e agonia, no meio de sua própria fantasia, cai na real assim, dia ruim.
Nos domínios da vontade, não vive nunca de verdade, sempre espera uma razão, ilusão.
Pequenos versos de loucuras plenas.
Mentes pequenas compondo poemas.
Palavras que rimam explicando a vida.
Letras conjuntas de uma ideia dividida.
Peço, e agora me despeço, não quero mais saber de mim.
Nessa poesia deixo marcado o meu fim.
Não vale a pena pensar. Não vale a pena chorar. Não vale a pena sofrer. O que importa agora é viver. Viver um sorriso, um abraço. Viver o que você tem de melhor ..
Se importar com o que não se importam é pedir para sofrer. A vida nem sempre é como você quer que seja, mas .. E DAÍ? Que pena para ela!
Apenas lamente, lamente pois você sabe que és muito mais do que um sentimento reprimido. Lamente por saber que você pode ser muito mais, entretanto não será .. E quem perde não é você, é quem perde você.
"Hoje eu aprendi que a gente não pode deixar de viver por ninguém, que a felicidade se encontra dentro de nós mesmos e que a vida fica bem melhor quando passamos a nos amar e deixamos de nos preocupar com quem não tá nem aí pra gente.
Hoje eu aprendi a dar mais valor pra mim mesma e não deixar ninguém me derrubar.
Hoje eu aprendi que o caminho para a felicidade é focar nos sonhos e planos e saber que ninguém é capaz de nos fazer feliz, a não ser nós mesmos."
AMOR INSANO
Por tudo agora eu sei... eu vou
Viver do espanto à realidade,
Vou viver agora, a nossa verdade,
A intensidade do nosso amor...
Por tudo agora eu sei, meu bem,
Vou ser pra você, vou ser em mim
Ao seu prazer intenso assim
Como é pra mim você também...
Vou ser de insano à nossa paixão,
Como é insana ao seu primor,
Como é de estrelas a imensidão...
Eu serei o ardor por ti queimar!...
Pois, se oculto for, de amor,
Por qual paixão haverá de amar?
POBRE ILUSÃO
Por toda a vida que hás de viver,
Não encontrarás um amor tão belo
Que sejas digno ao teu querer...
Que sejas puramente tão singelo!
Por toda a estrada que hás de ter,
No teu caminho rude e amarelo,
Jamais irá alguém em ti prender,
Mesmo aquele que diz: “te quero!”
No teu amar levantas o teu sentir,
Nunca te deixa um amor partir
Por cansares das correntes que têm!
Hás de viver desperto por ti um dia,
Se não o abusares em melancolia,
Nas prendas tão raras que contém!
Não perca a força de viver porque algo que você queria fracassou.
Difícil é, mas também e necessário que se siga em frente.
Não permita que a vida acabe; em outros aspéctos ela continua...
Seja forte,e, tenha apesar de tudo fé no pai Celeste.
Tomara!!!
Tomara que existam mesmo
as tais outras vidas,
vividas e pra viver.
Assim,
fica mais fácil imaginar te ter,
imaginar que já nos encaixamos em outro Lar.
Quem sabe até me conformar
por não ter você agora,
mas pensar que terei,
em outra Vida
em outra hora.
- Relacionados
- Sobre a vida: frases que capturam a essência de viver
- Frases sobre sorrir que te inspiram a ser feliz
- 37 frases sobre aproveitar a vida e ser feliz de verdade
- Viver Intensamente
- Frases de liberdade para quem ama viver sem amarras
- Viver
- Eu só quero ser feliz: frases para inspirar uma vida mais leve
