Poemas de Compreensão
É preciso sentir a vida nos detalhes mais imperceptíveis, para compreender melhor qual o nosso lugar neste vasto céu, que diante dos nossos olhos nos convida a sermos livres.
Nildinha Freitas
Se minha amada compreendesse o peso e a profundidade de cada sentimento que lhe escrevo, desejaria, em desespero,
refugiar-se no calor do meu abraço.
Quando você compreende o seu valor, algumas situações, pessoas e lugares não ganharão mais a sua atenção.
Na jornada da evolução, deixamos para trás o que não nos agrega. Compreendemos que muitos prazeres momentâneos não trazem a plenitude que buscamos. Avançar exige sacrifício e investimento, seja de tempo, dinheiro ou energia. Então, reflita: o que você investe hoje te conduz ao merecimento ou te mantém preso à escassez?
Pessoas de caráter, quando são disciplinadas pela liderança, tem a maturidade de compreender que elas não estão sendo punidas e sim orientadas a se redimir.
Nem sempre fugir da chuva é a melhor opção. Molhar-se algumas vezes é lavar a alma e compreender que os pingos de chuva, carregam em sua essência os elementos fundamentais para gerar e fazer a vida crescer.
Na caminhada da vida, entre erros e acertos, vamos vivendo, compreendendo que somos apenas humanos, que diante de nossas fraquezas e quedas, devemos nos renovar, limpar as areias dos joelhos, enxugar as nossas lágrimas, levantar e continuar a caminhada, com o coração renovado, por caminhos que mesmo dolorido, serviu de aprendizagem e degraus para o sucesso.
Não se pode voltar atrás para recuperar o que foi perdido, mas pode-se compreender que foi feito escolhas erradas e amadurecer com as consequências. Não é necessário voltar no tempo para ter de volta aquilo que foi perdido basta apenas fazer diferente de antes e fortalecer os laços de forma diferente, não se obtém maturidade do dia pra noite da mesma forma que não se aprende com o tempo e sim com a dor.
A imbecilidade é absolutamente compreensível. Trazer inteligência dentro de si para aprofundar o entendimento de algo não é uma escolha pessoal.
Acho perfeitamente compreensível termos fumantes com mais de 50 anos, posto que este público foi vítima real de uma campanha maciça da indústria tabagista para convencê-los a se viciarem numa época em que se acreditava que a erva era dotada de propriedades medicinais para curar doenças como bronquite crônica, asma, doenças do fígado, dos intestinos e até reumatismo. O que não consigo entender é como os jovens de agora - em sua maioria conscientes e politizados para diferenciar manobras marketeiras, e com amplo acesso a todo tipo de informação - entram numa de se viciarem, contrariando todo o meu conceito de inteligência. Esses podem ser tudo, menos vítimas.
Somos manipulados a todo momento, para não entender conhecer nem compreender as linhas do tempo, que somos manipulados na rotatividade para continuar como está ontem hoje e amanhã.
Você aprende que é forte, a suportar a tempestade, vence o deserto, desbrava o mundo, até compreender que não precisa humilhar ninguém para vencer.
O bem e o mal são pontos da vida que muitos não sabem dividir, tampouco compreender a lição oculta que neles se esconde.
O livramento percorre caminhos que nem sempre compreendemos, pois há causas ocultas na conquista da vitória. Ainda assim, permanece atento, quando o livramento chegar, os dias melhores não tardarão a florescer.
Quem busca explicações precisa compreender que nem todos os segredos desejam ser revelados. Há caminhos que parecem envoltos em escuridão, quando, na verdade, são feitos de luz.
Ingratidão, uma fúria feroz voraz incompreendida. Para compreender a ingratidão, o ingrato não tem o que fazer.
