Poemas de Aprendizado
Que bagagem! As vezes me esqueco de que são só alguns anos. As vezes olhar pra trás me faz achar que vejo um milhão de milhas percorridas.Talvez foram poucas. Talvez não.Talvez foram o que eu mais precisava.
Foram as milhas que percorri que fizeram de mim o que sou no hoje. E que bagagem eu carrego! Me recordo como fui ingenua ao ponto de relevar tanta coisa, tantas coisas reais, porque idealizava,com qualquer garota no inicio da vida, quase tudo na vida.
É quando eu olho pra tras que eu agradeco a Deus por eu ser tão capaz de aprender, de aceitar SIM mudar. Em entender como é prazeroso ouvir alguem te dizer "Gabi, eu queria ter essa tua coragem. As pessoas te dão um tapa, dói um dia e amanhã ja passa. Tu ja ta curada e feliz." A vida me ensinou isso, sim! E aprender é precioso. Me dei conta de que não há nada mais grandioso que reconher como é bom 'as coisas ruins' quando aprendemos o real significado delas.
Sofrer faz crescer. Faz a gente amadurecer pra poder saber ter o que queremos de verdade. Pra poder ter sobretudo, o sonho com realidade, com inteligencia,com perspicácia. Mais um ano se vai, E QUE ANO meu Deus! Eu poderia cometer a ignorancia de dizer que esse foi o pior ano da minha vida, mas das coisas ruins e tragicas que me aconteceram eu tiro o que me restou... MAIS BAGAGEM! E reconheco em Deus o significado que tudo isso tem pra mim no hoje. Tenho uma vontade imensa de me curvar sobre Deus e poder abraca-lo como uma maneira de agradecer a Ele não só pelo o que me aconteceu de 'ruim' mas pela capacidade que Ele me deu de vê sempre as coisas com os olhos da fé.
É Deus quem me faz entender que as coisas ruins nos trazem as boas. E agradeço de verdade a Ele por essa coisa rica que a vida tem. É incrivel o desequilibrio das coisa, a desarmonia. É isso que vai montando esse quebra-cabeça e no final nos mostra como cada peça teve um sentido, e como cada uma descartada, não caberia ali.
Uma hora a gente se dá conta de que olhar pra trás é perder tempo, se importar com os erros cometidos é um pé pra permitir que eles se repitam e tentar estender a mão pra pessoas que não merecem é tão útil quanto tentar calçar um sapato que não cabe mais.
Uma hora a gente percebe que comentários são apenas palavras, e palavras se perdem no ar como cinzas jogadas ao vento. Percebe que só poderemos ser maiores quando nos permitirmos crescer, e só poderemos crescer se decidirmos cortar de vez alguns laços sem os quais jamais imaginaríamos continuar.
Uma hora a gente se dá conta de que devemos deixar de lado certos arrependimentos e certas angústias, já que depois de tanto tempo ainda não encontramos um lugar pra guardá-los sem que eles nos impeçam de enxergar o caminho.
Um dia a gente percebe que é um erro tentar agradar a cem por cento, e que desagradar alguns é o normal e não o diferente. Um dia a gente descobre que a melhor maneira de seguir na estrada é descartando coisas banais, que não significam absolutamente nada, mas que muitas vezes insistimos em remoer da maneira mais dolorosa possível.
Um dia a gente se dá conta que só podemos enxergar a verdade nas pessoas, se decidirmos abraçar a nossa própria verdade. Que só podemos alcançar a felicidade, se escolhermos o único caminho que nos leva até ela.
A vida é muito pequena pra mendigar sorrisos, gestos ou palavras. Eles precisam ser gratuitos, sem rótulos ou códigos de barras.
Eu sou boa?
Tenho bens suficientes?
Vivo a vida com desprendimento?
O que quero?
O amor é sentimento eterno?
Aprendo com as perdas?
Existe dor universal?
Meias verdades são verdades?
Mãe só muda de endereço?
Os vínculos são sólidos?
Há caminhos alternativos?
Sou arrogante?
Sou apática?
Sou fria e impessoal?
Aprendi a amar?
Dependendo de quem responde e como responde as respostas variam muito, inclusive se você responde hoje e vários meses depois refaz o questionário, nossa percepção de nós mesmos muda, depende de como nos sentimos por dentro, como está o nosso dia, como andam as coisas dentro de mim, os meus pesos nas costas, se o mundo anda simples ou complicado, se o meu coração tem mazelas, se estou de pé ou me mantenho em pé, se fui honesta no questionário ou boazinha, se tinha conhecimento do assunto ou estava preparada para a verdade.
O mundo e seus relativismos, encontrados nos combustíveis que nos alimentamos, na raiz de nossas crenças, nos ensinamentos que recebemos.
Circo de palhaços
A escola é um mar,
Onde os professores nadam, os alunos boiam, e as notas afundam,
Para muitos a escola tratada nada mais nada menos do um modo de passar o tempo, para outros, é só diversão, para outros, é levada de forma séria.
Escola do aprendizado,
Escola é para ser educado,
Escola digerida como pão, cuspida com som de arroto,
Vomitada como nada.
Escola arrebentada, acabada,
Antigamente era rigidez, hoje ignorada,
Escola!
Mar de podres, mar de idiotas,
Administrado por idiotas que só tiram dinheiro de nós.
A escola é mar, onde os professores nadam, os alunos boiam e as notas afundam.
Estações
Sem perder o equilíbrio, desvaindo em pensamentos
acreditando ser o intruso do coração alheio
marcado pela singela presença.
Antes de deitar já maquinava o que faria,
e na nostalgia brevemente se odiava.
Tão pouco se encarava com o estranho do espelho,
o medo que em sua retina pairava!
Tentou ser feliz, de sua felicidade se desencontrou
A mão que um dia tentou segurar com intensidade
por obra de falsidade hoje já largou.
Quem sugere a monotonia é quem nunca viveu um dia
em seu mais intenso brilho ofuscou a visão do amor,
Trocando a vida em miúdos, já desestabilizou seu mundo
fingindo ser alguém que na verdade nunca encontrou.
Até que um dia bem cedo, tentou com todas as suas forças
E venceu o medo, resgatando seu caráter primeiro
Tornando ser alguém que sempre sonhou.
E envelhecendo com desejo singelo
Vivendo tudo que há de mais belo
na condição de um sábio espectador.
Que não liga para o mundo lá fora
Aprecia toda arte que outrora o fazia infeliz,
se deliciando na chuva, bem bem insano com loucuras,
experimentando o som que eleva, e o ar pra respirar.
Desprovido da maldade que o mundo rebate
Conhecendo e rejeitando a mentira e vaidade
Que o impedem de se Libertar.
E dentre milhares de pensamentos, viver intensamente
É a melhor forma de todo dia acordar.
Não espere passar por frio, fome ou dor, para saber o que cada um significa.
Não queira sofrer para entender o que é sofrimento.
Os erros dos outros também servem de espelho e orientação para seus acertos.
Toshio: O que está acontecendo?
Kiotsugo: Nada ...
Toshio: Então o que mudou?
Kiotsugo: Tudo, mas por enquanto você ainda não notou.
Aprendi com o coração, e a pureza que me guia.
Expansão do beco estreito onde o amor residia.
Sou ágil no contágio, e na harmonia dos elementos,
em um só.
Me apresento, fazendo Freelosofia.
A experiência vem quando praticamos o que aprendemos, vivendo situações, conhecendo novos meios. Não haverá crescimento se não houver esforço no aprendizado do que é novo.
Ana Paula Silva
Autora do Livro: Me Apaixonei Por Um Poeta
O passado guarda memórias que o presente é incapaz de ignorar.
O futuro observa confiante esperando o aprendizado assomar.
o que aprendo na teoria em sala de aula,
levo p prática,
o que aprendo na prática,
levo p minha vida !
Com o tempo a gente vai aprendendo a relevar, tenta se preocupar menos, se ocupar mais com coisas que nos façam bem e tenta, por mais difícil que seja, não guardar mágoas.
Acho que Deus nos desafia desde cedo a aprender esse tipo de coisa que só depois de muitas pancadas a gente começa a compreender... O grande lance está aí... Quanto mais dor alguém fizer você sentir, mais você deve relevar e fazer o bem ao próximo... Difícil? Muito!
Imagina... A vontade de gritar mil palavrões e socar certas pessoas diante de tantas injustiças as vezes é quase incontrolável... Mas aí é a hora da tal sabedoria sempre em crescimento entrar em cena e você se deixar contaminar pela calma, pela paz.
Não é um monge tibetano que aqui vos fala, é um ser humano como qualquer outro que também vive para aprender, mas que já vive muito mais para amar e relevar do que para perder tempo remoendo o que dói... A cura da alma está aí: deixar certas dores no caminho, passar por cima de decepções e se obrigar a ser feliz apesar de todos os problemas. E se você for humano como eu, vai pensar?! Falar é mole!
Sim... Mas uma coisa eu já sei e posso afirmar e passar pra você: nos sabotamos o tempo todo e muitas vezes é mais fácil dar uma topada todos os dias na quina daquele móvel do que tirá-lo do lugar... Eu sei, ele é pesado, difícil colocá-lo em outro ambiente, e afinal, a dor de uma topadinha não vai matar ninguém, né?! Pois é! Se desfaça desse móvel gigante e incrível arrematado naquele leilão maravilhoso, mas não se acostume com a dorzinha de cada topada!!!!
Quando a tristeza bater a sua porta,
convide-a para entrar.
Lhe ofereça um assento a mesa,
de a ela uma xícara de chá e aprenda tudo o que ela quer te ensinar.
Ela possui o mapa que contem os segredos do triunfo.
Ao longo do tempo muitos foram visitados por ela.
Os que a ignoraram, foram presos pelas correntes de sua própria ignorância.
E os que a ouviram, receberam asas pra voar além de seus medos.
Quando tudo parece perdido
Quando passamos por momentos difíceis, pensamos negativamente em tudo.
Interessante que, dizem alguns teóricos, o Universo conspira a nosso favor;
Mas essa teoria se baseia na força do pensamento positivo. Como pode, então, estarmos numa situação desfavorável, e, ainda assim, tudo ser revertido em nosso benefício?
Penso que, enquanto o coração sofre, a alma padece, o cérebro nos engana, a mente mente;
Deus nos fortalece, e nos capacita para aprendermos na derrota, sermos resilientes nas provas e alcançarmos a vitória com serenidade.
Muito prazer em te conhecer
Desaprendi o amor com você
no dia em que te conheci, experimentei
feito experimenta-se uma dose de cicuta
esse seu desamor sempre tão latente.
Hoje não amo mais ninguém
nem eu mesmo.
E agora que estamos em sintonia
e nos tornamos igualmente cruéis
frios e insensíveis
que tal recomeçarmos do início?
Oi... Muito prazer em (re)conhecê-la.
Que sejamos real a morte faz parte do futuro!!
e o nosso passado nos culpa do que vivemos o agora!
que sejamos consciente de que tudo é meramente um piscar de olhos!
Por isso vivo com o presente o passado é o aprendizado e o futuro é a consequência do agora!
Devagar e sempre! Assim deve ser nosso caminho na arte da Dança!
Aproveitar cada passo, cada progresso, cada momento! Momentos que não voltam mais. Nunca mais...
Como é delicioso esse caminhar! Às vezes, por motivos banais ficamos cegos para isso.
O que vale mesmo, não é o objetivo final, é a forma como chegamos até ele.
Se quer ser seja simples, já é o primeiro passo, quer sonhar sonhe alto, trace planos, faça laços.
Quer voar voe longe, pro mais distante lugar, quer viver seja grato, é importante o amar.
Quer sorrir sorria muito, de gargalhadas da vida, ouça a voz do silêncio, a natureza ensina.
Na melodia que embala a lembrança de num olhar, a gota dos olhos que calam, semente querendo brotar
O cheiro de café fresco renovando o ambiente, a lembrança da infância, dos momentos mais contentes. A disposição do velho, o sorriso da criança, posso perder tudo na vida, só não perco a esperança.
Sempre vem dias melhores, um passo de cada vez, lembrando que um dia feliz, costuma valer por três.
Mais importante que os títulos acadêmicos que buscamos é o que cultivamos nesse processo, aquilo que fazemos tomar forma, aquilo que somos capazes de fazer permanecer enquanto tudo passa.
Eu garanto que as minhas melhores aulas, não foi a faculdade ou a pós graduação que me ofereceu!
Fora da sala de aula, tive professores incríveis que com suas experiências muita das vezes nada teóricas, me ensinaram coisas das quais regra de três nenhuma resolveria. Professores que me fizeram entender o significado de precisar dividir para que no final o resultado fosse uma multiplicação. A didática da vida é assim. Avessos que nos nutrem...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- Fernando Pessoa poemas sobre a Vida
- Pablo Neruda Amigo
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Frases de aprendizado: lições que transformam
- Frases com a palavra crescer para te lembrar da força do aprendizado
- Agradecimento pelo Aprendizado
