Poemas de Aprendizado
A vida me ensinou que na constante tentativa de querer mudar os outros, acabamos por mudar a nós mesmos. Que muito pouco se aprende com as experiências alheias, o que nos ensina de fato são nossas próprias perdas e ganhos, nossas tristezas e alegrias. Que posso ver alguém tropeçar e cair na minha frente e no minuto seguinte tropeçar na mesma pedra e isso é motivo mais que suficiente para não julgar ninguém.
Que não importa o que me aconteça, nada poderá mudar meu caráter. Que há muito mais dos meus pais em mim do que eu imaginava. Que nos momentos de dúvidas, não preciso me aconselhar com ninguém, sempre vou encontrar as respostas dentro de mim. Que a mágoa pode ser comparada ao câncer, é silencioso, cresce a cada dia, envenena a alma e pode levá-la a perdição. Que por mais bondosa que a pessoa seja, em algum momento de sua vida, ela também pode fazer algo de ruim, da mesma forma que uma pessoa muito ruim, o maior dos assassinos, em algum momento da sua miserável vida, pode ter feito ou pode vir a fazer algo de bom, um único gesto de amor em meio a tanta maldade.Que poderá se perder no caminho quem pegar um atalho e na vida quem se esquece os princípios, nos dois casos, porém, encontrar-se-á o que perdeu, no lugar onde se perdeu. Que seja qual forem as escolhas, sempre haverá consequências, mas com sabedoria e sensatez, as decisões serão sempre as mais certas.
É o jeito da vida assim mesmo, a gente segue sorrindo com o coração magoado, procurando outros risos, nos distraindo, afogando as mágoas em um litro de vinho, dos desprazeres e alegrias de cada dia. Disposto a um recomeço a cada manhã.
Lágrimas não esboçam ausência de virilidade, elas são a prova viva do quão grandioso pode ser o coração do homem que as derrama.
O verdadeiro terapeuta não é alguém que lança olhar superior sobre o doente, mas aquele que considera o trabalho de cura como um diálogo e um aprendizado, tanto para o paciente quanto para o curador. Paciente e terapeuta entram naturalmente num processo através do qual um termina por curar o outro, porque passa a haver entre os dois uma integração perfeita, um sentindo o que atinge o outro, tal o grau de confidência a que chegaram. Essa interação se dá quando existe algo favorável ou desfavorável que está sendo vivenciado por um dos dois.
É incrível a capacidade do ser humano de aprender e evoluir, triste que nem todos trabalham para ser presenteado com esse resultado.
Então você vai viver uma vida inteira para perceber que amizade verdadeira é tão rara quanto o amor.
Se estivermos atentos às experiências ao nosso redor, aprenderemos e nos adaptaremos às contingências da vida.
Pensemos nisso.
O cérebro é alta mente adaptável e plástico. Você pode aprender durante toda a vida, basta ter disposição para isso
Deixe-me que caia a cada esquina e estabane-me por caminhos falsos pisando pedras e espinhos; que voe céus de ilusão por anversos de mentiras...
Na maciez de um terreno previsível e artificial, os pés não criam proteção contra as pequenas pedras que fatalmente encontrarão fora deste.
O segredo é brilhar sempre!
Que venham os dias cinzentos, a chuva fazendo a limpeza e o sol sempre lá brilhando!
Quem vive se privando de errar, ainda não assumiu a postura do que deseja os melhores aprendizados que a vida, e suas respectivas experiências, podem proporcionar.
Willian Shakespeare dizia que, são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular.
Concordo, mas acrescentaria os acontecimentos inesperados. Acredito que temos um destino e um livre arbítrio, mas nada do que escolher evitará as alegrias e tristezas que terei que viver. As tristezas nos deixam feridas aos quais nos lembram onde estivemos e o que superamos. Nos ensinam lições sobre o que evitar no futuro, mas como evitar? Se elas que nos ensinam, nos tornam mais fortes... que venha o inesperado, ele que nos trás as tristezas, mas também as alegrias!
Existem certos instantes da nossa vida que valeram a pena serem vividos, lembrados, testemunhados, e ensinados, pois tiveram propósitos, aprendizados, alegria, gratidão e perdão e também houve proximidades e intimidade com o próximo e principalmente com Deus... Talvez ai mora a felicidade que tanto queremos, pois não são bens, mas valores de vida.
O homem dificilmente aprende com seus acertos, os erros estão aí para provar o quão necessário é preciso errar para aprender.
"Fui muitas coisas nesses anos de vida. Tive medo de crescer até o tempo fazer isso por si só. A partir daí notei que eu era maior que meu medo; que este na verdade é apenas o momento anterior do SER. Tenho minha muralha com armadas em pontos estratégicos. Ando em saltos, mais cética, mais racional e mais feliz. Cometo menos erros. Meu coração aprendeu a entrar em consenso com meu cérebro e isso estabilizou minha pressão. Ele, antes na garganta repousa na minha caixa toráxica apenas fazendo seu papel principal: bombear sangue. Talvez um dia ele permita alguém novamente adentrá-lo. Não qualquer um, O Alguém. Sabe de uma coisa? Estou novamente em branco".
Conheço poucos sábios de verdade. Mas com esses poucos, cada minuto de conversa é uma vida de aprendizado!
Tem gente que diz que é ingenuidade acreditar nas pessoas. Eu acho que a maior das minhas ingenuidades é me achar sabida. Cada tropeço mostra que não sei da missa um terço. Às vezes machuca. Às vezes traumatiza. O que faço é levantar, bater o pó dos joelhos e prestar mais atenção às pedras do caminho. Mas não há experiência, insucesso ou aprendizado que me faça deixar de tentar, de ver primeiro o melhor lado de tudo. Posso até ser ingênua, mas o mundo pra mim é cor-de-rosa e cheio de possibilidades.
