Poemas de Angústia
PASSADO É PASSADO
Viver sem carregar as tralhas do passado, sem as angústias é o que desejamos mas nem sempre acontece. Vez ou outra os problemas afloram e nos machucam, fazendo com que a cruz diária que carregamos fique mais árdua.
Caminhar sem destino e sem nos livrar desses problemas nos coloca em situação de perigo, o correto é deixarmos para trás o que não deu certo, lembrando que os obstáculos servem como degraus para a subida e para
a realização dos nossos objetivos.
Não há nada mais a se fazer, errou no passado, mas o plantio é hoje. Vencem na vida os que a encaram o hoje com permanente otimismo. Vencem sempre os que sabem luta,sem perderem a direção da vitória.
Vencem aqueles que começam a luta pensando que, por mais árduo que tenha sido o passado é passado e com o novo dia novas oportunidades surgem para uma nova vida cheia de grandes realizações.
Não deixe que o seu passado domine o presente.
Doeu só em pensar,
muito além dá razão,
foram pontadas constantes,
dor suportável, mas angustiante,
pois não cessa, nem por um instante.
Busco às drogas que me façam suportar,
esse vazio que a dor propiciou,
afastando-me dos dois,
ainda que não seja possível,
são irradiantes.
Não esqueço teus vácuos.
Isso deixa-me angustiado!
Apenas expressei meu sentimento!
Agora percebo o quanto fui esperançoso e ingênuo!
agora que é agosto
e nós já sentimos
sono e sede
fome e angústia
agora que seguimos
vivas neste país
a febre dos trópicos
o inverno da guerra
agora que o ano
já escorregou em
definitivo para o
lado do fim
eu coloco meu corpo
voltado cada vez mais
ao sul do mundo
e aceno com os
braços cansados
enquanto sussurro
boas-vindas
ela vem
para me lembrar
que dor é matéria
de pegar
com as mãos
para me lembrar que
dor se contém
que dor também se
traça
igual cabelo
Assim diz o Senhor
“Os laços pejorativos do homem mau traz angústias, cegados são, vãs e inertes são os dias, contudo a sinceridade dos que anseia o meu coração e recebe meu filho Jesus Cristo, estes experimentam com alegria a minha justiça.
Giovane Silva Santos
Eu?
Eu sou Feliz
Eu sou Alegre
Eu tenho empatia
Eu tenho respeito
Eu tenho medo
Eu tenho angústia
Eu tenho fraquezas
Eu tenho anseios
Eu tenho vícios
Eu tenho memórias ruins
Eu tenho trauma do passado
Eu tenho psicológico fraco
Eu sofro ansiedade
Eu sofro de Depressão
Eu sofro de brigas dos meus pais
Eu sofro transtorno mentais
Eu luto com meus objetivos
Eu luto com meus problemas
Eu vivo com a solidão
Não importa o que tenha passado ou que esteja passando, você brilha, você é importante pra si mesmo(a), apenas saiba se aceitar e se amar de verdade.
PERMANÊNCIA
A angústia do isolamento,
A ausência
E o silêncio
Compõem
O instante difícil,
Hiato indecifrado,
Entre o passado
E o futuro.
Não há impermanência na vida.
Por mais duro que seja o momento,
Nela tudo é permanente,
Como a esperança,
Sentimento superior,
Abrigada na Consciência,
Do existir a sua essência.
Atravessada a tormenta,
A alma alegre e desperta
Ressurgirá sedenta
Liberta,
A sobreviver,
Continuar a sonhar,
Neste novo ser,
Que superou a dor,
E continuou,
Caminhou.
Crise
Muitas angustias sem saber o porquê
Frio na barriga que só sente você
Vontade ou necessidade de algo
Mau momento para ser contado
Vive assim quem tem ansiedade
Vive assim quem sente saudade
Sofre assim a busca do desconhecido
Descobre tudo menos os motivos
Quando passa, tudo passou
Sofrimento já não aparece
Receio da volta faz-se a prece
Não é falta de fé
Nunca é ser fraco. Jamais
Aconchego é vida cheia de paz.
"Quem nunca?
Ouviu aquela canção
E apesar dos pesares
Ansioso espera o coração
Que angustiado precede seu lacerar
Em sádica espera do refrão
Ressentimento e remorso
Que lamúrias lhe trarão
E por mais que lhe doa a alma
Por remorso peça perdão
Ao ressentimento que lhe cerce
Conceda a libertação
A alma materializa a vida
E amor às vezes é só lição."
Dias de angústias
Oh pai, refúgio de nossas almas aflitas, cotidianamente somos alcançados por uma variação de sentimentos, onde muitas vezes vem a motivação, vem uma esperança forte, em uma alegria, um toque especial dos céus, mas tem dias que acordamos frente a um pesadelo, desmotivados, decepcionados, frustrados e sem esperança.
Desta forma precisamos vencer essas agonias, chamo pelo senhor meu Deus, revele onde estou acometido na carne e na matéria, onde e como devo me comportar para que eu elimine esse pecado que me atordoa, coloque teu poder senhor, teu escudo contra as tentações diabólicas, expulsa esse inferno da minha vida, clamo teu espírito de poder, gozo e paz, em nome de Jesus.
Giovane Silva Santos
Angústia, tal qual negror corroente
Dilacera já exausta e vazia forma
Porém do mundo fantoche se torna
Ainda que paralítica e descrente
Cordas Atadas, pressões cadentes
Despencam de um céu já sem normas
nem, ao menos, fixa bigorna
Para construir algo coerente
Agora não resta sequer o pranto
Dizem:Não há cansaço, não há tempo
Como maquina movido portanto
Relegado a me conformar no canto
embora sem objetivo sem intento
Fico a viver escondido por um manto...
Estou adormecida em meio ao caos, angústias frustrações decepções, é mais quantos ões possa existir não consigo me levantar não consigo reagir estou em cacos mas não consigo me levantar.
Me vejo adormecida mas não quero continuar
QUERO VIVER
Quando a fé eu não conhecia
No auge da minha angústia e dor.
Venho um temporal violento.
Perdi a paz e o alento.
A namorada abandonou.
O mente pressionada e o coração turbulento.
O dinheiro virou nada, nem para o sustento.
Perdi a dignidade.
O sonho virou saudade.
Uma vida de tanto sofrimento.
Auto estima não mais existia.
Amizades foi raridade.
Ficou apenas a verdade.
Tão triste realidade.
Foi assim um dia.
Uma tempestade perversa.
Enfermidade presente.
Oportunidades e trabalho escassez.
Não entendia mais minha mente.
A loucura e depressão em meu ente.
Um mundo de insensatez.
Aniquilado e maltratado.
Perseguido e acusado.
Um rebento violento de dor.
Hoje 16 anos condenado.
Quando a fé não conhecia.
O desastre me seguia.
Agora voltei a respirar.
Esperança, vida e alegria.
Promessa e confiar.
A fé tenho como guia.
Um senhor, um Deus, Um Jesus.
Clamo pelo transformar.
Um santo Espírito experimentar.
Entender o poder da cruz.
Saciar o gozo da verdade um dia.
Repetindo.
Creio, a fé, meu guia.
Giovane Silva Santos
Agradeço a Nossa Senhora das Dores, que alivia as dores dos que sofrem, dos aflitos e angustiados.
Djanira Ferreira (Em memória)
Mãe Nirinha
Angústia
Há uma crescente angústia
por dentro do meu peito
esta vai de inverno a inverno
pressionando meu esterno
como um balão a inflar
Eu mal consigo respirar
não sei mais o que fazer
não sei mais o que falar
só queria que isso parasse
Ah, e se eu não pensasse?
mas creio que nem isso dá
Pensar se tornou inevitável
não é só um pensar agitado
é um pensar incomodado
com tudo que se há de pensar
É um pensar distante
com pesar gigante
sempre a me atormentar
Já estou cansada disso
de viver sob essa angústia
de tentar e não dar certo
de pensar em algo incerto
ou de ao menos respirar
Só queria um pouco de paz
de vez me livrar do medo
do vazio e da solidão
e também da escuridão
que meu eu insiste em ficar
o dia exausto alimenta o corpo
com o silêncio da morte,
vamos respirando partículas
de angustias,
cada um em seu submundo
particular.
"A verdade é o único, de fato, porto seguro. Fora dela tudo causa ansiedade e angústia. Não é sobre ser absoluta ou relativa. É sobre a verdade de quem somos e para quê estamos convivendo."
Oscar Pestana - Psicanalista
