Poemas de Amor de Mãe para Filho

Cerca de 199453 poemas de Amor de Mãe para Filho

AUSÊNCIA DE MÃE

Perder a mãe é ter uma lápide no coração que germina ramificações que pulsam vida que o cordão umbilical ainda prende a alma dela em você, aí quando a lembrança vem em sua memória, o líquido amniótico inunda seu mundo em lágrimas...por mais paradoxal que seja esse sentimento de morte o vazio se torna vácuo e a saudade implode, paralisa e chega assim de repente trazendo a doçura do seu semblante nessa hora, exatamente como agora, nessa ausência que silencia e chora.

QUEM É MÃE ATÍPICA VAI ENTENDER...
(Onde o cansaço encontra o silêncio, e o cuidado vira oásis)


Ando tão anestesiada do autismo que, quando passa a crise, eu me pergunto:
— Já passou? Posso voltar para a sala de recuperação?
Aí, num delírio da memória, saio da "matéria" e vejo outras mães atípicas: sentadas e extremamente exaustas, enquanto seus filhos enxugam suas testas dessa fuga em silêncio...
Onde descansar por um segundo é como encontrar um oásis no meio do deserto.


Lu Lena / 2026

A PROCURA DA EXTENSÃO
(Mãe)

Tua luz agora ilumina o infinito, mas deixou essa saudade que é perene. A falta do teu colo, do teu conforto e de nossos abraços e olhares simbióticos, que se fundiam num só elo de amor, agora está corrompido em fragmentos de dor. Minha extensão você levou...

Lu Lena / 2026

Dentro de nós existe e reina uma mulher.
E ela reina por ser sua mãe, sua namorada, sua esposa, sua filha, sua neta, sua... por ser VOCÊ.
Mas essa mulher que reina, não é sua! Não é de ninguém que não seja dela mesma, pois a Mulher que se conhece e sabe o valor que tem, antes de ser de alguém, é preciso que seja dela também.
Aprendendo a se conhecer e sabendo de o seu valor.
A beleza dessa Mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira que penteia os cabelos. A beleza de uma mulher tem que ser vista a partir dos seus olhos, porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside.
A beleza de uma mulher está refletida na sua alma, no cuidado que ela, amorosamente, tem pelos outros.
Essa mulher extraordinária e fenomenal, acredita e vence todos os obstáculos. Essa mulher não é rainha ao acaso!

A Natureza é Mãe sábia e generosa,
em seu tempo paciente e produtivo
nos oferece flores e frutos,
respostas sutis para cada exigência,
mesmo diante das intempéries
das estações cada vez mais perplexas...


A Natureza é Mãe de seios fartos,
sábia na carne do tempo,
generosa até na dor dos ventos...


Ela nos despeja flores e frutos
como quem entrega remédios e bálsamos
para resistirmos ao caos crescente
das estações confusas e doentes...


A Natureza é Mãe que acolhe em silêncio,
com paciência borda o tempo,
com generosidade nos embala em flores,
nos acaricia em frutos doces,
mesmo quando o calendário se perde
nas estações que já não sabem o seu lugar...


✍©️@MiriamDaCosta

Pode ser que em um futuro próximo
(bem próximo!!!)...
as pessoas que depredam
a Mãe Natureza
venham a ser depredadas por ELA...


✍©️@MiriamDaCosta
@miriamdacostamiry

Orfandade a Dois

Existe uma orfandade que ninguém vê,
não é de pai, não é de mãe —
é do zelo que se perdeu no meio do caminho.

É deitar ao lado
e sentir frio mesmo com o corpo quente ali.
É ter companhia
e ainda assim conversar com o silêncio.

Sinto falta do cuidado miúdo,
do “vai dar certo” dito nos dias nublados,
do olhar que encoraja
antes mesmo das palavras nascerem.

Sinto falta do afago sem pressa,
do beijo que pousa na testa
como quem promete:
“eu fico”.

Há uma fome de carinho
que não se mata com presença,
porque presença sem ternura
é casa sem luz.

É orfandade de incentivo,
de mãos dadas nas batalhas,
de alguém que veja
e celebre o que há de bom em mim.

Não peço excessos,
peço zelo.
Não peço promessas,
peço cuidado.

Porque pior que estar só
é sentir-se só
no lugar onde o coração
esperava abrigo.

Mãe e pai: dois nomes que carregam apenas três sílabas, mas cujo significado atravessa séculos. Ainda assim, por mais que desejemos, não podem viver três séculos ao nosso lado.

A falta que essas duas pessoas nos fazem quando partem é imensurável; não existe analgésico capaz de aliviar ou acalmar essa dor.

É nesse momento que surge outro nome, também composto por três sílabas: Deus. São as orações constantes e a graça de Jesus Cristo que nos sustentam e nos guiam dia após dia.


Nós, filhos, jamais aprenderemos a viver plenamente sem a presença dos nossos pais. Felizes aqueles que ainda os têm, pois, depois que eles partem, o mundo jamais volta a ser o mesmo.

Eu sei, mãe
que desde que voltei
tenho sido um pai mais ausente que presente
peço perdão de modo a ser compreendido que não o faço propositadamente

Por isso, neste dia tão especial para nós, ao celebrar o aniversário da nossa princesa Daisy, peço-lhe que a exteriorize isto, ao ouvido dela.

Minha doce estrela cintilar
que brilha em minha humilde vida
de modo a suavizar a minha existência com fragrância de rosas

Quero que sejas humilde, alegre e altruísta;
por onde passe deixe cair
as sementes que eclodem a felicidade e boas lembranças.

Que haja em ti o poder
de discernimento e seja alegria do seu pai, o seu pai para consigo, para que se logre este sentimento afectuoso de amor de pai e filha.

E saiba dignificar a sua personalidade e tudo quando vier para fazê-lo, faça segundo a sua força e capacidade e que louvemos céu e terra em torno desta data magnifica em que o Senhor na sua miraculosa vontade, deu-nos esta linda, esplendorosa, carinha de anjo, cheíssima de benção e agraciada com longevidade e bem-estar.

Amo-te minha amada filha Soleny e feliz aniversário.

Fúria de Mãe


O dragão?
A gente Matou!
Nossas mães?
A gente Fugiu!


Afinal, todo desafio é válido na taverna
Desde que não envolva uma mãe brava.
Fúria de mãe é força indomável,
Tempestade cruel,
Furacão da destruição,
É pior que qualquer dragão!

"Debater é preciso! Fugir do debate e/ou xingar a mãe do outro não é preciso! A menos… A menos que um dos debatedores seja leviano ou descompensado ou irresponsável. Ou tudo isso!"
Frase Minha 0630, Criada no Ano 2013


USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com

" 'Mãe a gente só tem uma' . Ainda bem! Já pensou ter que dar presentes e levar para almoçar 4, 5, 6 Mães? Poizé!"
Texto Meu 0870, Criado em 2017

USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com

"O problema (para alguns) não é minha mãe ter me abandonado num banco de praça. O problema (para alguns) é que ela me abandonou após o parto e não antes... E o banco de praça não era na Pavuna; era no Leblon! (Pavuna e Leblon são bairros do Rio de Janeiro)."
Texto Meu 0987, Criado em 2020

USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com

"Durante conversa, que parecia amena, ela perdeu o rumo, xingou a Mãe que não conheci e desejou que eu comesse 'todas as porcarias do mundo'! Eu disse que jamais faria isso com ela. Ela ficou ainda mais enfurecida!"
Texto Meu 0994, Criado em 2020


USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com

Sobre Partidas


Há de existir um novo céu. Cheio de Deus,
abraço de Mãe e olhares Amigos. Há de acontecer de novo os encontros que pareceram pouco e o mover dos sonhos celebrados, sem pensar na fugacidade do tempo.

Mãe é a que fica.
Mãe é a multidão que te aplaude não importa qual seja o resultado!
Mãe é a que come torrada queimada e pescoço de galinha e nos convence de que são suas partes preferidas da comida.
Mãe é aquela que não sabendo o que falar nos brinda com o silêncio mais precioso que existe, porque o silêncio pode ser o melhor conselho que recebemos de sua sabedoria.
Mãe é a que nos entrega todo o seu DNA, toda sua imunidade, o seu melhor tempo e muitas vezes toda sua juventude.
Por isso que você tem uma mãe viva agradeça a Deus por quê é nelas que Deus está profundamente representado.

A Terra é mãe, e há de nascer algo mais selvagem e devastador do que ela nesse mundo físico?

Essa é a verdadeira energia feminina.
Feliz dia das Mulheres!

Isso me basta...


— Mãe, estou assustado com o seu nível social…
Ela sorriu com calma, como quem já entendeu o mundo há muito tempo.


— Não se assuste, respondeu. Eu não subi degraus nem disputei lugares. Não carrego títulos, nem rótulos. O que eu tenho é nível humano.


Fez silêncio por um instante e completou:
— E nisso, meu filho, todos somos iguais. Quem se acha acima, já se perdeu de si.

Ser mulher e mãe não é simples,
pois é uma grande responsabilidade zelar pelo marido, pela família e até pelo trabalho.
Por isso, que Deus abençoe todas as mulheres
e lhes traga felicidade neste Dia das Mulheres!

Herdei mais que o
Sobrenome.


Herdei a fé a coragem a força de minha guerreira.


Mãe Genedi,
Toda vitória tem um pouquinho
Da senhora.


Obrigado