Poemas de Amizade de Jorge Amado
Já ouvi dizer que existem pessoas que são como trilha sonora. E que só de pensar nelas ou até mesmo ouvir a voz, nosso corpo, de alguma forma, reage.
Eu sinceramente me amarro nessa ideia de ter em quem pensar e sentir que nossos olhos se encheram de luz por conta do flash de memória que nos rouba um riso contido ou uma gargalhada, porque essas pessoas nos inspiram a enxergar a vida com olhos de criança, sem mácula. E nisso a gente acaba optando por valorizar o que há de mais bonito nelas, mesmo tendo consciência de que são tão imperfeitas quanto nós.
Embora eu seja apaixonado por música, a tal ponto de em determinados momentos chegar a sentir a pele arrepiar-se quando algumas delas em especial entram em execução, minha atração maior é pela leitura.
Se algumas pessoas encantam tanto a ponto de serem taxadas de trilha sonora que nos move, imagina que delicia é ter alguém para quem se possa dizer: Você é meu livro de cabeceira.
Pois eu prefiro assim. Ler. Descobrir em cada capitulo o quanto eu poderia estar errado na primeira avaliação da capa, e maravilhar-me com as infinitas possibilidades de expansão daquele universo que eu ainda estaria desvendando, página por página, inclusive tendo que – invariavelmente – voltar algumas ou ler mais devagar, para só então compreender o contexto do momento.
Eu gosto de sentir que a cada parte concluída, me reconheço ainda mais impulsionado a explorar o que ainda está por vir, a tal ponto de, dependendo do fascínio despertado, chegar a perder a noção do tempo e acabar indo dormir bem mais tarde que o normal, só porque eu não conseguiria ficar em paz sem decifrar certos mistérios...
E como sempre digo, o importante é entrar em contato. Estabelecer um laço entre quem observa e quem é observado, de modo que o processo seja agradável tanto para quem lê, quanto para quem é leitura.
Espero que um dia eu possa sentar num banquinho desses de praça e tenha a tarde inteira como testemunha dos meus sorridentes flashs de memória de uma vida realizada.
Vida essa que eu tive o prazer de compartilhar com uma Mulher que sempre soube como transformar um momento qualquer, na parte mais feliz do dia em cada um dos seus ínfimos detalhes, ainda que por vezes ela nem fizesse ideia disso.
Que no decorrer deste diálogo gostoso entre a saudade e a gratidão, possamos rir com gosto, dos tantos tropeços que feriram os nossos pés mas não nos impediram de continuar caminhando juntos, lado a lado, como se a menor possibilidade de afastamento resultasse num provável tombo pela falta de uma parte de nós mesmos que coabita a existência alheia.
Que a cada dia possamos olhar nos olhos do outro e perceber que continuamos sendo a trilha sonora que embala nosso melhor sorriso-cúmplice. E que ele jamais permita que as amarguras externas nos tirem a alegria de ver no outro, a razão para sempre agradecermos por mais um despertar com aquela voz gostosa promovendo os risos sempre tão soltos e leves.
E que tenhamos, apesar dos dias cinzentos, a certeza de que valeu a pena ter acreditado, um dia após o outro, que estivemos sempre no lugar exato. Que o nosso sim foi o responsável por hoje termos consciência de que o tal final feliz, talvez seja apenas o seguir em frente, quando tudo parece estar por um fio, mas logo retoma sua estabilidade e consistência, porque permanecer é coisa de quem não tem medo de ficar.
Talvez um dia alguém lhe escolha como anjo da guarda. E esta decisão não será baseada na ilusão de que você possui super poderes, mas sim na certeza de que, como nenhuma outra pessoa, você consegue fazê-lo(a) enxergar e compreender o outro lado da dor. Aquele onde fica guardado, muito bem escondido, o ensinamento que todo sofrimento sempre traz na sua bagagem.
E mesmo sabendo que nem sempre terá o que dizer, você sentirá orgulho por ser um porto seguro para alguém que compartilha a vida sem receio de que você o(a) veja desprovido(a) das suas guarnições. Alguém representado agora por milhares de fragmentos do que um dia já foi fortaleza.
Você será aquela pessoa que logo virá em mente quando ele(a) precisar repousar a alma cansada de bancar a durona. E será chamado(a) (ou procurado) sempre que o seu colo - carregado de ternura - for o travesseiro indispensável para transmitir a sensação real do acolhimento.
E eu entendo que em determinadas situações, tudo o que queríamos era ter uma carta extra na manga. O dom de tocar naquela vida e instantaneamente extrair toda a dor que existir, deixando espaço apenas para suaves prestações de uma felicidade que por ora lhe parece distante.
Mas para ser um anjo da guarda não é preciso mais do que a disposição para ouvir o que o coração já não suporta guardar sozinho, a serenidade para orientar até onde lhe é cabível e a sensibilidade para perceber quando os braços abertos se fizerem a mais confortável moradia para uma vida cansada.
Se o seu dia de anjo da guarda, chegou, agradeça. Nunca se sabe quando o nosso pouquinho será tudo o que alguém pode estar precisando.
"Gosto de pensar assim: se a gente faz o que manda o coração, lá na frente, tudo se explica."
Eu admiro pessoas que mesmo quando não sabem o que dizer, não lhe negam o conforto da sua mais sincera companhia. Pessoas que se recusam a ferir a honra do próximo, mesmo que este lhe tenha faltado com o respeito que lhe cabe.
Tenho aprendido que nossas melhoras amizades são aquelas que nos deixam convictos de que, ainda que um dia nos afastemos, nossos segredos, aqueles mais pessoais, continuarão guardados a sete chaves e jamais serão usados como munição de um possível rancor engatilhado.
Com as corriqueiras desventuras do dia a dia, aprendi que devemos - sempre que nos despedirmos de alguém a quem almejamos a saúde e a paz como marcas registradas - devolver um olhar de ternura, conscientes de que aquela pode ser a nossa ultima oportunidade de troca, e que se assim for, teremos um fôlego extra para também repousarmos em paz.
E entendi ainda em tempo que nem sempre podemos fazer tudo o que desejamos, mas que não podemos negligenciar o direito de resposta do tempo, pois antes de definir um episódio como tendo sido bom ou ruim, devemos cultivar a paciência em respeito ao que virá depois.
"Que seja doce!"
Eu acredito que fazer alguém se sentir importante não exige tanta engenharia como se pensa. Basta que você fique atento(a) aos detalhes que se manifestam em silêncio e tome, ainda em tempo, a decisão correta.
Me diga se tem recompensa maior do que ver ele(a) acordar já sorrindo ao perceber que você lembrou que hoje é segunda-feira e que por isso vocês precisam e merecem comemorar, ainda que o motivo real seja o fato do café não ter ficado ralo.
Ufa!
Tem dinheiro no mundo que pague aquela cara de bobo(a) que ele(a) faz ao lhe ver se propondo a cortar o pão pra ela(e)? Posso até me arriscar a confessar que chega a ser uma poesia a forma como a faca desliza a margarina pelas fatias. Mas pode ser uma geleia, se você preferir. Ou requeijão? Ou nada disso? Decida, pô!
Vai me dizer que você é daquele(a) que pensa que gentileza se resume abrir a porta ou o guarda-chuvas. É?
Pois abrir sorrisos, (a)braços e a caixinha de música, também são formas genuínas de gentilezas que geram outras gentilezas. Ás vezes você nem precisa dizer uma palavra, basta estar por perto.
Sorrir nunca foi mais lindo do que diante de um outro sorriso como resposta. Eu acho.
E quando a gente realmente se importa, arruma tempo nem que seja contado nos dedos, só para dizer um "tô pensando em você" ou quem sabe, "Senti teu cheiro. Olhei pra trás mas não lhe vi. Que pena. Um beijo".
Pode parecer pouco, mas quando se pensa que a eternidade pode durar apenas 1 segundo, a decisão certa pode salvar o dia e a vida de quem costumava acordar se sentindo um nada.
É quase sempre assim; você jura de pés juntos que não vai mais se apaixonar por ninguém, que não importa o quanto tentem, você se manterá firme, porque palavra dada é palavra seguida. Até porque, da ultima vez foi dureza. Lembra?
Mas aí, basta que sua vida se dê conta da existência daquela outra vida, e pronto.
Lá se vão noites em claro, olhares perdidos, falta de atenção.
O filme é antigo, sabe?
E não importa se você já assistiu vezes suficientes para ter decorado até mesmo as falas; você corre para a cozinha, prepara a pipoca e volta, ansioso(a) e sorridente, esperando que dessa vez o final feliz seja apenas seguir em frente.
É quase sempre assim.
Existem momentos e momentos
Existem momentos que desejamos nunca mais acontecer
Existem momentos que se imortalizam dentro da gente
E faz o coração gemer de saudade.
Mas, o que é saudade e que significado ela possui na minha e na sua vida?
O poeta nos ensina! “Saudade é um sentimento, que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos”.
Seria cômico se não fosse tão trágico em matéria de amor...
Relembro aquela praça, poucas palavras,
Olhar atencioso, abraço apertado, beijo quente,
Clima propicio para um bom romance
Para uma bela história de amor...
Meu amor,
Escuta-me quando te chamo,
Abra os olhos e veja que te amo,
E por te amar tanto, não consigo te esquecer.
Quantas vezes eu quis sentir,
A tua emoção, a tua paixão, o teu amor...
Eu quis dar valor o que você sentia,
Mas, em mim, você não acreditou.
Saudade
Existem momentos e momentos
Existem momentos que desejamos nunca mais acontecer
Existem momentos que se imortalizam dentro da gente
E faz o coração gemer de saudade.
Mas, o que é saudade e que significado ela possui na minha e na sua vida?
O poeta nos ensina! “Saudade é um sentimento, que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos”.
Seria cômico se não fosse tão trágico em matéria de amor...
Procuro compreender esse significado há muito tempo,
Quantos dias, quantas noites e uma única resposta “saudade”
Apenas saudade de um amor, que nem sei se existiu ou existe de verdade
Talvez esteja só em mim, vagando nas entranhas do meu ser.
Estou certo de que não compreendi este sentimento,
Vejo estremecer dentro de me a cada amanhecer e anoitecer
Já se passaram anos, e permanece uma única certeza,
Quero tudo novamente.
Relembro aquela praça, poucas palavras,
Olhar atencioso, abraço apertado, beijo quente,
Clima propicio para um bom romance
Para uma bela história de amor...
Ali, tínhamos o necessário para fazer acontecer,
Só que não aconteceu como gostaríamos que fosse
Talvez a incerteza tenha feito agente parar
Talvez alguns fatos tenham nos feito calar
Em mim,
Restou à saudade de um amor,
Que meu coração procurou
E continua a procurar...
Agora, resta saber,
Se um dia vou te encontrar
E falar de toda essa saudade
E o meu desejo de te amar...
O castigo
Quantas vezes te pedi,
Para você escutar o que eu falava,
Mais você não acreditava,
No que eu sentia por você.
Mas, posso te dizer,
Que depois de um bom tempo,
Você vai compreender,
O quanto eu seria importante para você.
Tente encontrar alguém igual a mim.
Busque em alguém a paciência que você encontrou em mim.
Faça com outra pessoa o que você fez comigo,
Só assim terá o castigo que você merece!
E quando isso acontecer,
Não procure mais a mim,
Pois dificilmente estarei aqui
Para não ver acontecer.
Só você soube me fazer sentir,
O verdadeiro prazer de viver a vida,
Por isso quero te chamar de querida,
E dizer que você é o meu amor...
Vou ficar aqui sozinho,
Mais não vou me lamentar
Quem sabe, o mundo vai lhe ensinar
O verdadeiro prazer de viver a vida e de amar...
Adoraria estar em sua mente
Adoraria descobrir os seus pensamentos
E saber que neles eu existo, ou sou apenas lembrança.
Será que ainda existe aquele sentimento inicial
Será que passou, será que existiu, ou quem sabe acabou.
Adoraria saber se me amou, saber quem fui um dia em sua vida
Eis um pensamento de amor, ou ponto final de sonhador.
O coração em um inesgotável pulsar,
Um encantamento que só faz alegrar.
Uma alegria que não tem fim,
É a felicidade que não encontro em mim,
É uma pausa nas tribulações,
Felicidade e eternas canções,
É um sonho real, em um momento surreal,
É alma de quem em clama,
Em um pesadelo sem pavor,
É a minha alegria no amor,
É a imagem que não reflete dor,
É um momento de amor,
É meu paraíso intenso no amor.
Amor...
Amor, sempre um defensor,
Amor, nunca anterior,
Amor, destemido apoiador,
Amor, um eterno admirador.
Amor, eternamente arrasador,
Amor, sempre arrebatador,
Amor, às vezes assustador,
Amor, sempre encantador.
Amor, mas nunca bajulador,
Amor, nunca um malfeitor,
Amor, um eterno benfeitor,
Amor, sempre ao seu dispor.
Amor, atenção multicor,
Amor, nunca um desertor,
Amor, doce perfume da flor,
Amor, um constante agricultor.
Sussurros
O peso que á em minha mente continua me torturando,
sinto que meu sangue está prestes á desaparecer,
continuarei á aceitar essa dor sempre me amando,
estarei voltado á todo o ódio que deixarei crescer.
Diferente
Ah amor, se você fosse como o silêncio,
se tudo fosse como minha imaginação,
eu faria de tudo como um comercio
até que não exista atração.
