Poemas de Amigos
Não te permitas ser escravo de uma relação desestruturada que não lhe convém.
Nara Nubia Alencar Queiroz
@narinha.164
Há pessoas tão boas que se tornam uma espécie de cura em nossas vidas e isto é no sentindo mais puro da palavra!
Eu tenho anjos assim comigo e cada um(a) deles(as) tem um papel fundamental em todo processo que eu me envolvo, seja ele de aceitação, crescimento, desenvolvimento e principalmente mudança.
Ter isso em sua vida te eleva como pessoa, te molda e também te motiva a dá o seu melhor, pois se chegar a um ponto de você mesmo não conseguir fazer por si, você tem o triplo e as vezes o quádruplo de motivos pra tentar ser melhor.
Ao contrário, falsos amigos também sentam na mesma mesa e o pior de tudo é que nós os colocamos ali nesta posição. Uma vez escrevi que se quiséssemos saber quem são os de verdade é simples, dê fim as vantagens e conte quantos lhe sobram; sim! A diferença dos falsos para os de verdade é que eles somem no primeiro não!
Outro fato errado sobre ter amigos é pensar que se eu não os vejo com frequência a amizade pode acabar, muito pelo contrario, tenho amigos que não os vejo a bastante tempo e amigos que vejo quase ou se não todo dia que tem a mesma importância! A importância justamente se coubesse medição, seria pelo grau de atenção, respeito, carinho e principalmente dedicação e se algum desses pilares acabam, você não tem uma base sólida para chamar aquela pessoa de amigo.
Se você se sente sozinho mesmo rodeado de muita gente, pare, analise e comece a filtrar quem você permite está em sua vida! As vezes pessoas que não eram pra está ao seu lado, são essas pessoas que acabam roubando todas as suas energias ou simplesmente estão te usando para o "bem" que você não está incluído como parte mas como acessório.
Dedicar-se a outros a ponto de querer simplesmente o bem delas, te torna uma pessoa mais forte pois é como disse o Tolstói: A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.
Algumas pessoas dizem que "É nos momentos mais difíceis que descobrimos nossas verdadeiras amizades"
Mas pra mim, são em nossos MELHORES momentos que conhecemos quem é amigo de verdade.
Chorar conosco muitas pessoas podem chorar, mas só o verdadeiro amigo vai se Alegrar, com a nossa Felicidade!
DEBAIXO DO SOL
De sol a sol
Tem-se os dias contados.
Aprende-se viver sob raios solares...
Gente escaldadas...
Descansa sob a luz do luar.
De sol a sol
Busca-se prazer
Evita-se sofrer
Quer-se que o dia termine...
Quer -se o amanhecer.
De sol a sol
Quer-se esquecer o dia que findou
Quer-se esquecer aonde errou
Quer-se aprender viver.
Aproveitar o tempo que resta.
Olhando a lua
Numa madrugada fria
Você diz nada sentir
Oh! Quanto desamor
Deixei de lado a razão
Deixo cair no esquecimento
Lavo meu corpo com águas límpidas
Fica nítido as cicatrizes
Dor já não existe
Tempo amigo, não me deixe
O sol já vai raiar
Não deixa de ser um compromisso.
Por todas as vezes que optamos uma a outra ao invés de um namorado, por cair e nos refazermos-nos alicerces. Por nossas noites com um bom vinho. Por todas as lágrimas caídas, km rodados, celulares quebrados, portões trancados , mensagens apagadas, encontros e desencontros, por confiar que teus olhos são meus assim como os meus são teus. Pela amizade mais odiada, porém sem nenhum interesse. Por nossa irmandade, simplicidade, pela nossa opçã de escolher alguém de fora para ser de dentro, por entender que família é quem respeita você, sua vida, suas escolhas.
O silêncio é dialético!
Chega, põe a mesa, te chama pra sentar e sobre ela assenta todas as cartas. Entre uma fala e outra te leva da sensatez dos sábios á loucura dos marginais! Para te curar, para te moldar, para refinar teus verbos quando ouvida for a tua voz!
O silêncio é profético!
Um dia, aquele cara aprendeu! Se cansou de ser nivelado por baixo, contado junto aos que nada valem, mero senso comum!
Perguntado sobre os sentimentos, coube-lhe enfatizar:
- Não se preocupe. Não há outra! Apenas troquei você por mais de mim!
E viveu feliz para sempre, por inteiro!
O menino e o viajante
O amor sai por aí batendo de porta em porta, até que uma se abre e nela faz morada!
O menino se questiona porque tantas portas jamais se abrem, ao que o viajante diz: "Raros são os que interpretam os sinais do amor! O amor assusta, pesa, sufoca e cansa quem a ele não conhece. Para ele o amor é uma ameaça!
Todavia ao que espera, guarda e confia, o amor é como mar calmo, vento suave, brisa da manhã... seu coração já o aguarda com alegria!"
Põe em ordem tua casa e espera! Breve reconhecerás seu leve toque e não hesitarás em aconchegar em ti o tão bendito amor. Entenderás enfim que ele chegou pra ficar... na hora certa!
Nos tornamos num produto e fizemos de nossa vida uma vitrine, onde nos agrada a apreciação alheia, mas nos apavora uma possível posse!
Tudo é comum: O de todos é meu, mas o meu não pertence a ninguém.
E me ofende o óbvio dos absurdos que eu mesmo falei, na boca de terceiros!.. porque minha liberdade é sagrada em detrimento da liberdade alheia!
E, curiosamente, sou parte dessa loucura toda!
Preciso reciclar-me, antes de perder-me e ser só mais um na multidão!
Emprego, trabalho, serviço... me nego a "rótulos" ou condições que me escravizem.
Sou forjado na inspiração diária que me motiva a amar a obra das minha mãos e no reconhecimento de que nada faço sozinho!
Todo dia, uma nova história!
Sou daquele tipo de cara que acredita!
Vou acreditar até a morte que os melhores dias da minha vida estão por vir.
Vou acreditar que há muito amor verdadeiro resistindo por aí.
Apesar das fofocas, das mentiras, das invejas, das invenções de mentes criativas e más... eu vou sempre ACREDITAR EM MIM.
Porque só Deus e eu sabemos das lágrimas derramadas, das dores sentidas, das perdas e dos lutos vividos.
Só Deus e eu sabemos das cicatrizes ocultas nesse emaranhado de sorrisos frouxos e livres que oferto todos os dias!
Por isso escolhi não me defender e deixar partir a todos que assim quiseram, por não quererem ouvir, por me medirem segundo seus conceitos ou rasuras, ou simplesmente porque assim tinha que ser.
A poesia nasce do vácuo, do limbo, do deserto... do momento de oxigenação das experiências, e assim vou escrevendo.
Porque acredito! Acredito na eternidade da luz, no caminho do vento, na sinceridade da dor, na mentira da imaginação. Acredito no último suspiro.
Queria acreditar mais, todavia sou pequeno face ao que penso e vivo!
E isso me faz eterno e suavemente feliz.
Esse acreditar a mim pertence. É meu... sem financiamento alheio ou dependência. Sem hipocrisia!
E quando eu morrer... não duvide...
Vou acreditar que o jazigo ainda não é o fim.
Pois a crença do acreditar não morre na morte de quem vive sem a culpa de ter sido apenas o que nasceu pra ser: H.U.M.A.N.O.
Tantos padrões.
Tantos conceitos e convenções.
E mesmo assim, nada faz sentido se tua verdade não te faz feliz.
MAR DE EMOÇÕES – O medo
Tire as sandálias dos pés, ponha-os na areia e caminhe lentamente em direção as águas, atentando ao leve vento que toca tua pele e acaricia teus cabelos.
Respire o cheio do mar... o mar!
Sabe, o mar nunca vem só, ele é um conjunto de coisas!
O mar é a única coisa no mundo que reflete com exatidão o sorriso do céu e colhe com amplitude as lágrimas das nuvens.
O mar é o espelho de Deus! Mar é poesia!
... não te atenhas, segue andando...
Logo estarás à beira da praia e as ondas saudar-te-ão.
Então molharás teus pés... e o frescor da água do mar já não te será estranho.
... enfim...
Logo estarás nele envolvida, mergulhando, abraçando-o incansavelmente ... sereis um só!
Porque o mar é um conjunto de coisas...
E ele jamais será mar, se uma dessas coisas, não for VOCÊ!
Abrirei portas
Cruzarei fronteiras
Atravessarei desertos
Subirei montanhas.
Me perderei na ida
Me acharei na volta
Viajarei...
Mas se porventura não voltar
Onde quer que esteja
Ali será meu lugar.
O lugar onde jaz minha história
Meu caminho, meu livro, meu lar.
E tu serás convidado a entrar
Para se perder e se achar...
Lá nos encontraremos
E jamais haverá fim, pois
Somos os leitores da vida que alguém escreveu!
Me fiz de brinquedo
Me deixei brincar
Quebrado fui
E me deixei perder
Me deixei, deixar.
Me fiz de inteiro
Me deixei quebrar
Quebra-cabeças sou
Ninguém ousa jogar
Ninguém ousa, ousar
Me fiz de enigma
Me tentei decifrar
Brinquedo é coisa séria
Hoje o brinquedo sou eu
Sua vez vai chegar...
Quem seduz a todos perde o brilho, morre o encanto, prostra-se na escuridão!
Mas o segredo atiça a cobiça dos reis que dominam a terra!
Lapída tua vida em silêncio, dê brilho a tua alma e espera: O que é teu virá com a intensidade do sol e o acariciar da lua, e então serás por Ele exaltada!
Detento da vida, escravo do amor
Veredas percorridas em letras e cor!
Não há sentido em nada enfim,
Que fuja daquilo que reina em mim:
As palavras, o som e a cor que desenham
Esse eterno jardim!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
