Poemas da Juventude de Paulo Coelho
A eterna juventude é impossível. Ainda que não houvesse outros impedimentos, a introspecção a impossibilitaria.
O homem que não vê na mulher madura a juventude de sua alma, tão pouco verá dentro da jovem a mulher que existe.
O que era magreza em sua juventude tornou-se transparência, diafaneidade que deixava entrever um anjo. Era mais que uma virgem, era uma alma. Parecia feita de sombras: o mínimo de corpo para que ali houvesse um sexo; um pouco de matéria envolvendo uma luz; grandes olhos sempre modestos; um pretexto, enfim, para que uma alma permanecesse na terra.
Homens mais velhos declaram guerra. Mas é preciso lutar e jovens é que morrem. E é a juventude, que deve herdar a miséria, o sofrimento e os triunfos que são o rescaldo da guerra.
Todos os pais estragam seus filhos. Isso não pode ser evitado. A juventude, como um vidro intocado, absorve as impressões de quem toca nela. Alguns pais sujam, outros racham, alguns estilhaçam infâncias em pequenos pedaços irregulares, impossíveis de reparar.
O mundo queixa-se que a juventude está apática, mas porque é que os jovens se hão de preocupar com um mundo que só sabe dar exemplo de tratar o dinheiro como um Deus e as pessoas como coisas descartáveis?
Não ame por beleza. A beleza e juventude se vão. Ame pela alma, pois conteúdo da alma permanece. Valorize uma bela personalidade, pois a beleza exterior é como água exposta ao sol: Evapora
O intelectual é jovem até ao fim. Dir-se-ia que participa da eterna juventude da verdade. Amadurece geralmente muito cedo, mas conserva-se ainda na pujança de vida quando a eternidade o vem recolher. Esta esquisita perenidade, lote dos santos, faz suspeitar que a essência da santidade e da intelectualidade seja a mesma. Com efeito, a verdade é a santidade do espírito; conserva-o, do mesmo modo que a santidade é a verdade da vida e tende a fortificá-la para este mundo e para o outro.
A juventude não pode saber como um idoso pensa e se sente. Mas os idosos são culpados se eles se esquecerem como é ser jovem.
A indução e a manipulação de fatos, estatísticas e heróis no Brasil conduzem a nossa juventude a uma carência de verdades e realidades sem limites. Lamentável!
"A juventude de todo o mundo está a perder a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Os desejos não resistem às dificuldades da vida, os sonhos são projectos de vida, sobrevivem ao caos."
Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recrei-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas cousas Deus te pedirá contas.
Afasta, pois,do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.
Mas não recearei dizer que penso ter tido muita sorte por me ter encontrado, desde a juventude, em certos caminhos que me conduziram a considerações máximas com as quais formei um método que me parece fornecer um meio de aumentar gradualmente meu conhecimento e elevá-lo pouco a pouco ao ponto mais alto que a mediocridade de meu espírito. Pois dele já colhi frutos tais que, embora nos juízos que faço de mim mesmo, sempre procurei inclinar-me mais para o lado da desconfiança que para o lado da presunção, e embora considerando com os olhos de filósofo as diversas ações e empreendimentos de todos os homens não haja quase nenhum que não me pareça vão e inútil.
A medida que você entra em declínio sequencial, está desperdiçando a sua juventude e felicidade. Não há nada no mundo que possa incomodá-lo tanto quanto seus próprios pensamentos, portanto não fique em silêncio ou quieto(a) por modéstia, siga para a luz, essa luz, ah! essa luz, só você é capaz de acender.
