Poemas da Juventude de Paulo Coelho

Cerca de 135364 frases e pensamentos: Poemas da Juventude de Paulo Coelho

Plante na juventude e colha na melhor idade os frutos que cultivou ao longo da sua vida.

Quando falo o que penso, não é atitude punk; não é resíduo de juventude transviada; não é revolta contra o sistema. Sou apenas eu e a minha liberdade de expressão sincera e aguçada.

A juventude ou velhice não fazem parte de um período de nossas vidas, e sim, de um estado de espírito.

Não consigo mais ver a vida com o brilho dos olhos de minha juventude, sinto que os tempos de vida tem me tirando até o prazer que eu tinha da absurdo da vida, realmente não tenho mais o vigor dos tempos passados, a vontade de novo, das descobertas. Sinto realmente apenas como uma engrenagem de uma grande máquina, que é mais uma entre outros que não tem muita utilidade e essa peça pode ser facilmente substituída desse aparelho social. Apenas tenho sentimentos que meus dias estão escorrendo debaixo das minhas mãos, e tenho todas as oportunidades pela liberdade de fazer esse ato de mudar, mas não consigo realmente mudar, sinto no meu fundo que essa liberdade que foi dada é apenas uma ilusão, sou apenas um observador da minha própria vida, da realidade, no fundo mesmo eu sou apenas um covarde que tem medo da mudança e um cansaço existencial que não permite mudar mesmo que no fundo no ser que eu desejo fazer isso. No final de tudo eu sou apenas um covarde reconhecido, que tem na mente a vontade e a vergonha de fazer e ser realmente humano.

A juventude é o instante em que o mundo ainda não nos moldou por completo — e é justamente aí que mora sua força. É quando a alma, ainda inquieta, decide se repetirá as vozes que herdou ou ousará inventar uma nova. É o fogo entre a ignorância e a criação, o tempo em que errar não é derrota, mas descoberta. Nesse espaço entre o não saber e o querer tudo, nasce o ser que, mesmo sem garantias, escolhe viver com intensidade. Porque na juventude, cada escolha é uma semente e cada dúvida, uma chance de florescer.

“A juventude não deve ser uma força de ruptura cega, mas de renovação enraizada.”
— Jeno Oliveira

No primeiro orgulho da juventude e beleza, nossa atenção está focada em como somos vistas. Mas quando isso começa a se dissipar um pouco, quando entra em jogo aquele tempo bárbaro que vinga a pobre mulher miserável de toda a aparência que ela usava contra o homem tolo, nossa ambição passa a ser, então, como seremos ouvidas.

⁠Enquanto tivermos uma juventude que defenda tudo o que é forte e másculo, nosso futuro estará garantido.

Ernst Jünger
Copse 125: A Chronicle from the Trench Warfare of 1918 (1930).

A juventude é um episódio surpreendente. É uma infelicidade quando este fato não se repete na velhice.

O melhor da maturidade é a troca da credulidade ingênua da juventude pelo ceticismo inteligente que traz segurança o bastante para separar joio do trigo de uma forma inusitada: ao mesmo tempo em que não deixa mais espaço para o misticismo pueril de outrora, descobrimos um cérebro aberto ao improvável e empático ao inacreditável para derrubar as fronteiras entre concreto e abstrato de forma a que tudo se mostre possível, e apenas a dúvida – antes de qualquer negação – faça a mediação entre o ser e o não ser. Alguns chamam isso de delírio, eu
o chamo de despertar!

Na impetuosidade da juventude podemos nos permitir aprender por erros e acertos. Mas na maturidade isso é incompreensível, pois que não faz mais sentido não refletir antes das ações para se arrepender em seguida. É quando o Homem Circunstancial precisa ceder lugar ao Homem de Consciência.

A infância, a adolescência e a juventude nos dão a falsa impressão de que temos todo o tempo do mundo. Mas, com o passar dos anos, a gente percebe que faltou tempo. E foi justamente nesse tempo que faltou que deixamos de fazer algo. Quando percebemos isso, já não temos mais tempo.

⁠A urgência da juventude e a impetuosidade da meia-idade muitas vezes não nos deixam enxergar que a paciência imposta na infância jamais retornará na velhice. Portanto, mude seu hoje para não se surpreender no amanhã.

Na presente dimensão, infância e juventude somos o futuro; na meia-idade somos o presente; e na velhice, ou melhor, na plena maturidade, somos o passado. Porém, inverte tudo na outra dimensão. Oba!

A juventude depende do idoso para ser um vencedor na vida até porque cada dia que passa surge inúmeros obstáculos que são superados com a colaboração dos idosos.

A juventude precisa do apoio dos idosos para conquistar o sucesso na vida, pois a cada dia aparecem novos desafios que podem ser vencidos com a ajuda e a experiência dos mais velhos.

Estudos bíblicos devem ser honrados durante a juventude, porque sãos os maiores ensinamentos para qualquer jovem enfrentar o mundo com sucesso, coragem e sabedoria.

Mais um ano se vai e, com ele, o que ainda restava de nossa linda e saudosa juventude.

A juventude está em ter sabedoria mas não envelhecer com a idade dos homens. Porque ser jovem é ser consciente de que a velhice não significa envelhecer e sim aproveitar a vida!

O egoismo da juventude hoje é determinante e nocivamente contagiante. Tudo para agora, de qualquer jeito, a qualquer preço e não satisfaz nunca.