Poemas da Juventude de Paulo Coelho
"A juventude erra por desperdiçar várias oportunidades acreditando que muitas virão. Mas o maior dos seus erros é acreditar que tudo é pra sempre".
Se pudéssemos ter alguma ideia na nossa juventude do quanto a nossa vida é passageira, talvez pensássemos com mais profundidade antes de cometermos injustiças com nossos interlocutores, agindo com mais humanidade e sensibilidade com todos.
As ilusões, na juventude, causam grande euforia. Quanto mais o tempo passa, menor o efeito. Acordamos do transe quando percebemos o que realmente importa.
Se por um lado a juventude é simples por outro é extremamente arrogante e perversa. Ela seduz os jovens de tal forma ao ponto deles acharem que nunca vão envelhecerem.
Que a vida leve minha juventude, a beleza, o frescor da pele, o brilho dos olhos, a agilidade, mas não a essência, a sensibilidade, a capacidade que tenho de enxergar a vida com esse olhar encantado.
Criticam a juventude por depressão, por serem fracos... só esquecem de que quem criou esses filhos são os filhos da geração anterior.
"...e quando a gente se acostumava á juventude, um dia verificamos que passamos mais tempo a envelhecer ! Trágico mas perfeitamente normal. Afinal, nem todas as maçãs amdurecem na árvore ...muitas delas caem empurradas pelo vento sem nunca amadurecerem.Assim que demos graças"
“O envelhecimento do corpo não impede a juventude da mente. Mas uma alma envelhecida pode obscurecer até os corações mais jovens.”
Nunca permita que o ardor da juventude se dissipe em teu interior, ainda que a velhice venha a te abraçar com o peso dos anos. Pois é na alma que reside a verdadeira mocidade.
Sócrates foi condenado à morte por incitar a juventude contra o sistema de pensamento predominante; Jesus foi crucificado por ter pregado a igualdade entres os seres humanos; Galileu Galilei foi obrigado a se retratar da “crença” de que a Terra se move ao redor do Sol; Einstein foi menosprezado por seus pares e levou nove anos para conseguir um cargo acadêmico; Martin Luther King foi intimidado e ameaçado durante sua luta pelos direitos civis; Madre Teresa não foi aceita pela congregação religiosa à qual pertencia; Gustavo foi manicomizado por reinventar os ensinamentos de Jesus, dizendo amais mais ao próximo do que a si mesmo.
O que separa a juventude da velhice é o entusiasmo pelo aprendizado. Quem não para de aprender não envelhece, amadurece.
Foi bom sentir o vento do litoral nos cabelos, a noite, o vinho, a juventude, as risadas se espalhando no ar e sorver a felicidade gota a gota. Foi ótimo soltar o controle. Foi revigorante. Então eu me lembrei de que eu tenho 25 anos e que tenho a vida toda pela frente. Eu amo a liberdade, a noite, os amigos, as festas e amo rodopiar na pista de dança com meu salto alto e brilhar com a intensidade de uma estrela. A gente se estressa tanto por tão pouca coisa! A gente quer dar conta de tudo o tempo todo e controlar até o que não está sob nosso controle, mas a vida é tão bela, tão linda, tão breve! A vida é um presente e devemos saboreá-la como uma boa taça de vinho. Abrace o dia, a noite, a música, os amigos, faça de sua vida uma jornada extraordinária! A vida é tão rara!
Enquanto a juventude estiver cantando e esbanjando energia criativa qualquer Nação que esteja passando por dificuldades irá ter salvação! Cortar a rebeldia produtiva da juventude é varrer o jardim da bondade.
É também aprendizado a prática duma juventude rebelde e torpe, onde paga-se com a alma todos os míseros centavos do sofrimento existencial. Ali, mascarado, o futuro parece negro e incerto, porém, sem que se perceba, brota das fráguas e das dores a fé que aos poucos é construída.
A juventude é somente a primavera da vida, e não as quatro estações. Portanto, não cultue a juventude. Aproveite-a com sabedoria.
Depois que a beleza da juventude é sobrepujada pelo tempo, a gratidão mútua os tornam ainda mais unidos por dividirem uma vida a dois.
há um sentimento que nos percorre o corpo e nos toca a alma, quando nos vem à lembrança a juventude...
Não quero me apegar à juventude. Assim como a flor que brota, cresce, floresce e depois seca, eu aceito o ciclo da vida. Prefiro ser como a semente que se entrega à terra, morre no escuro, para renascer mais forte a cada primavera.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp