Poema Velhice
Engana-se aquele que acredita que a queda de Salomão teve início no princípio de sua velhice. Na realidade, o problema começou a se manifestar no auge de seu governo, muito antes do surgimento dos primeiros fios de cabelo branco em sua cabeça.
Sim. Eu tive filhos... Mas, acho que exageramos na dose de chá do esquecimento que lhes servi, algum dia... em algum lugar. Sei lá! já não me lembro... Faz tanto tempo!
Os pais são grandemente responsáveis pelo comportamento da geração seguinte, pois o que se aprende na infância permanece até a velhice. Ver Provérbios 22.6.
Antiquado ou não, eu quero ser uma senhora idosa que se senta em uma varanda enquanto borda, e olha vez ou outra para o jardim.
A quem eu acho que engano ao pintar meus cabelos brancos para parecer mais nova? Qual é a vantagem de parecer mais nova? Não consigo entender porque este anseio de permanecer jovem para sempre. A Bíblia diz que assim como
A força é o adorno dos jovens, os cabelos brancos são a honra dos velhos. (Prov. 20:29)
Devemos ter pelo menos um motivo para admirar as pessoas idosas: a idade. Não sabemos se conseguiremos chegar até lá!
Espalhe flores e amor por onde passar, e um dia se precisar, não terá receio de voltar pelo mesmo caminho.
A vida não se resume em desejar a posse de coisas e bens, porque a conquista cria um novo desejo e uma nova angústia.
Muitos, na juventude querem ter as coisas que se conquistam ao longo do tempo, outros, na velhice, dariam tudo o que conquistaram, para ter a juventude de volta.
Eu não abri mão totalmente da minha infância, e na verdade nunca abrirei. Tem uma pureza e uma simplicidade na infância que eu espero manter para a vida toda. Belo é ver que mesmo beirando o fim da vida, algumas pessoas são capazes de sorrir e de valorizar pequenas coisas na vida.
Quando você achar que não há nada melhor do que o que você já conhece, você está oficialmente velho.
Há um pensamento incutido nos jovens de grande parte das culturas, de que a população com idade mais avançada é tão inútil e facilmente descartável quanto um saco de batatas.
Quando chegardes à minha idade, tereis sabido que não precisarás de pressa e sim, de Paciência e muita Fé!
Hoje, ao acordar e me olhar no espelho, me deparei com algo inusitado. Fiquei ali imóvel por alguns segundos e extasiado tentando digerir aquela sensação que perpassou a minha existência. Estive de frente com o meu primeiro fio de cabelo branco. Aquela imagem no espelho ficou cravada em minha memória. Comecei a imaginar o que este simples cabelo branco representou para mim naquele instante, dei voltas ao mundo só de pensar nessa mudança repentina. Esse fio de cabelo branco representou um marco para mim em tenra idade, ele conseguiu dividir a minha idade biológica. É como se tivesse dividido a minha vida em dois tempos: a.C. (antes do cabelo branco) e d.C. (depois do cabelo branco)! O cabelo preto que tanto me acompanhou, que tanto me deu a jovialidade de ser, que tanto me mostrou que o bom da vida era viver a juventude com aquela cabeleira de fios pretos, agora, ele se mostra repentinamente de outra forma: um branco platinado reluzente. Esse fio de cabelo branco também carrega a minha história, e veio para mostrar que não há mais tempo para brincar de viver, que é hora de encarar a vida como ela é, de ter atitude. Ele sussurra em meu couro cabeludo e diz que a maturidade chegou. Essa transformação marca um tempo em que o cabelo branco representa a sabedoria, a maturidade e a velhice de uma pessoa com grandes histórias para contar. Agora carrego as minhas belas madeixas com alguns fios de cabelo branco. Estou gostando deste novo estilo que a vida me proporcionou. Quem diria que eu seria contemplado com essa obra prima da natureza. O seu cabelo branco tem história, alguém já parou para ouvi-la?
O hábito desgasta nossa admiração, e uma novidade medíocre é capaz de derrotar a maior celebridade na velhice. Portanto, renasça em coragem, em intelecto, em felicidade, e em tudo o mais.
Até os desejos mais frenéticos, nos abandonam no decorrer da vida, mudam no passar dos anos e se tornam sem valor com o avanço da idade.
A grande maioria das pessoas só conhece dois momentos históricos em sua vida: o do narcisismo-infanto-juvenil e o da rabugice-avarenta da chamada terceira idade.
A fase sênior da vida no corpo físico depende de alegria interior para vencer os naturais obstáculos advindos pelo murchamento orgânico.
A idade de uma mulher deveria estar relacionada a sua capacidade de amar: nenhuma mulher deveria ser considerada velha enquanto seu coração pulsasse impulsionado pela chama do amor.
Se tomarmos o envelhecer apenas como uma etapa de vida a vencer, tenderemos a perder o foco nas ferramentas de melhorar nossa saúde e qualidade de vida.
Começamos a envelhecer nos olhos das pessoas, e então, lentamente, passamos a pensar como elas.
